Posso estar errado, mas acredito que o seu perfil seja mais voltado ao backend. Eu tenho quase três anos em uma mesma empresa e entrei com um conhecimento que ainda não tinha sido aplicado na vida real, porém, fui fazendo e aprendendo de acordo com a necessidade.
Podemos confundir arquitetura com padrões, mas meu achismo diz que eles estão bem ligados. Eu já tinha ouvido falar de vários termos, e um deles era "padrão de projeto". Eu mal sabia o que era até começar a implementar um, e ainda digo mais, com ajuda de quem sabia muito mais que eu.
Padrões de projeto servem pra poder resolver problemas conhecidos, por isso se tornam "padrões". Você pode, até sem perceber, estar usando um padrão agora mesmo ou talvez desenvolver o seu padrão pessoal.
Sua preocupação é válida:
- Padrões eu sua maioria não são fáceis de implementar
- Às vezes um padrão não é 100% implementado como está nos livros/tutoriais. Há variações e adaptações
- Padrões exigem um cuidado na sua implementação, pois eles também podem acrescentar uma carga cognitiva ao ler o código
Eu tenho o livro "Padrões de Projeto" e essa versão que possui, pelo menos pelo que contei, são 23 padrões. Eles estão divididos em três categorias
- Creational Patterns (5 padrões)
- Structural Patterns (7 padrões)
- Behavioral Patterns (11 padrões)
Bom... já deu pra entender que o que mais tem nesse mundo de dev são padrões de projeto, né?
Gostaria de deixar aqui o próprio livro como citei e também o site Refactoring Guru que apresenta vários patterns e suas complexidades e implementação.
Novamente, sua preocupação é válida e você vai aprender muita coisa na prática.