Executando verificação de segurança...
3

O que está acontecendo com as vagas para desenvolvedor?

Tenho sentido bastante pessimismo na área de programação nas últimas semanas. Não é de hoje que tem rolado os lay-offs, e agora me deparei com isso: https://imgur.com/a/PNPWBcX

Entendo que além dos lay-offs, isso talvez seja um efeito da quantidade de cursos online prometendo milagres pela internet. Enfim, qual a opinião de vocês? Qual será o futuro da programação no Brasil?

Carregando publicação patrocinada...
2

Só os fortes sobreviverão.

Ajustes ao tamanho adequado, desistências de projetos sem sentido, um monte de gente entrando no mercado em busca só de dinheiro, IA, e vários outros fatores farão todo mundo que não tem vocação, comprometimento e capacidade para exercer a profissão adequadamente, ter muito mais dificuldade para conseguir vagas.

Muitos ainda conseguirão, afinal se vender é parte da equação, e quem sabe fazer isso tão bem pode até não ter outras opções em ordem.

Será mais difícil enganar, e a exigência de entregar resultado real que não seja só seguir receita de bolo aumentará.

Em algum momento voltará à maravilha que estava sendo, mas aquilo era distorção, então voltará a ocorrer, mas logo passa, e a seleção será mais rígida.

Eu lamento por não poder atender a vontade e necessidade de todo mundo, mas que isso sirva de alerta para investir na formação mais concreta e em cima de fundamentos em vez de só se adestrar em cima de algumas tecnologias populares. O mercado sempre quis e vai continuar querendo solucionar o problema. Seja um, ou fique se lamentando.

O alerta está sendo dado, atire no mensageiro ou absorva o golpe e começa fazer oque precisa. Eu já falei com mais detalhes em várias postagens aqui e vou falar mais.

Claro que às vezes eu faço hipérboles, mas o núcleo do que eu digo é o mais importante. Não caia em ilusões.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Olhando essas imagens e outras no LinkedIn, só tenho uma coisa a falar bizarro 🤣
Eu tenho uma teoria sobre isso, além de que, eu acredito que logo na entrevista, uns 25-30% serão eliminados. Enfim, acredito que a maioria desse pessoal, depois da expansão das IAs, pensam que no teste prático irão mandar um copy/past no chat da IA e ja que era, se souberem explorar ate que dá certo, ainda sim terão que saber um tanto relativo, sobre a tecnologia em questão, para explorar isso das IAs.

É bizarro, mas veremos se esse pessoal estão ai por gostar ou por ter a ilusão do dinheiro, que dizem que é muito 🤣🤣🤣

1

Se o seu susto foi pela quantidade de candidatos para uma vaga, já vi vaga de React Junior no linkedin com papo de 2k em menos de 3 dias de anúncio. Vou deixar uma vaga de estágio que foi a mais assustadora que achei: https://www.linkedin.com/jobs/view/3623743760, 3 dias mais de 8k de candidatos.
Maaas, pelo o que vi de processos seletivos que foram feitos na empresa que trabalho, muitos aprenderam o básico de html, css e js e algum framework e tão se jogando no mercado, principalmente no front, a maioria que paticipou aqui mal entregou o "teste de código" e mal sabiam o básico sobre o ciclo de vida da aplicação ou das tecnologias que estavam utilizando, isso para os que entregaram.

Pro futuro, acho que o mercado vai dar uma limpada daqui alguns anos, o pessoal q veio pela grana vai achar outra área que da mais dinheiro ou a próxima moda do momento, ou até se cansar e ver que não era fácil. As empresas vão continuar cortando quem não está dando resultado, infelizmente é o mal do negócio, é assim que o mercado funciona, e vamos ter muitos desesperados saindo correndo com medo das IA´s dominarem seus empregos.

Trago apensa opiniões aqui, nada de fatos ou verdades.

1

Estou em busca da primeira oportunidade na área, e esta extremamente dificil, muitos candidatos, gosto muito de programação.

1

Em relação aos lay-offs, é algo simples em relação a situação do mercado como um todo.

Até pouco tempo atrás, era muito fácil conseguir dinheiro de investidores, então as empresas contratavam a rodo para tentar demonstrar crescimento.

Porém essa fase de dinheiro fácil chegou ao fim, aumento de taxa de juros no mundo todo e diversos outros fatores específicos em cada setor fizeram com que as empresas precisassem "enxugar" os custos.

Mas junto com essa tendência menor de contratação (e demissões em massas em alguns casos, nada fora do normal de projetos que não rentabilizaram sendo cancelados) tivemos o pessoal que começou a estudar no momento de alta do mercado e agora estariam prontos para entrar no mercado de trabalho.

No final das contas, temos uma demanda que diminuiu bastante e uma oferta que cresceu muito (mais candidatos). Olhar para trás hoje e pensar que era óbvio esse movimento é meio complicado, mas a tendência é que as duas métricas se nivelem com o tempo, até lá talvez os salários diminuam para um nível mais "normal", seja mais complicado para pessoas novas entrarem no mercado sem diploma, entre outras coisas que conseguimos enxergar em outras áreas (como direito e engenharia).

Tudo isso faz parte do jogo, para quem deseja entrar na área talvez demore um pouco mais ou começe recebendo menos. Mas o caminho permanece o mesmo, estudar bastante e criar um portfólio bacana.