Minha experiência tendo ideias e tentando criar as coisas é muito parecida com a sua.
Sempre vejo aplicativos LINDOS.
Sempre vejo aplicativos para QUALQUER PROBLEMA existente.
Sempre penso que a tecnologia é incrível e posso fazer qualquer coisa.
O que está me destravando é: a motivação por trás desse fazer...
Lidar com esse bloqueio não é fácil, mas, pensemos em: inspiração e motivação.
Por que você quer fazer aplicativos? O que te inspira a fazer os aplicativos?
Essa é a resposta para os seus bloqueios. Seja para portfólio, ajudar os outros... Com toda certeza você tem um por quê, nem que seja ganhar dinheiro, mas pense na inspiração e motivação por trás dessa vontade.
Depois de ler tantas coisas e estudar muitos conteúdos sobre processo criativo e criatividade, eu te digo:
a criatividade NÃO É dom, ela é uma ""habilidade"" que você pode aprender, além disso, a criatividade é REPERTÓRIO, quanto mais coisas você conhece e tem ideias, mais "referências" você pode buscar para criar algo novo
Você não precisa inventar a roda. Apenas faça diferente, do seu jeito.
Voltando ao seu aplicativo de gestão financeira, se pergunte, por que você quis começar a fazer ele? Ele realmente é um problema pessoal?
Uma grande dificuldade do mercado, não é só encontrar um problema - isso QUASE qualquer um faz. A grande dificuldade é criar uma solução que as pessoas "precisem" e queiram usar - além de obviamente resolver um problema.
Pode ver, existem realmente todos os tipos de produtos para todos os tipos de problema, mas por que alguns são usados e outros não se muitos deles resolvem problemas?
A resposta é simples: porque nem sempre o público alvo daquele problema se interessa por resolver aquele problema daquela forma, ou até mesmo não se importa em resolver aquele problema, não é uma "dor latente", é só mais um problema do dia a dia que ficou por ali.
Veja bem, eu também já pensei em fazer/usar aplicativos de gestão financeira, é realmente um problema que eu tenho, mas eu me contento com a planilha do Excel que eu uso 1x por mês, é o suficiente para mim, nada de complexidade adicional.
Mas então como fazer para criar coisas?
Motivação, é o que eu te disse. Coloquei na minha cabeça que preciso fazer isso seja para portfolio, aprender coisas novas... Isso tem um motivo, é o motivo que me faz chegar lá e finalizar.
Pense em tudo a sua volta, o que você pode fazer para melhorar.
UM exemplo é uma dor que eu percebi ao passar dos últimos meses, sempre que vou no mercado com minha mãe, ela não sabe calcular direito o preço das coisas com a calculadora comum do celular e tem dificuldade em acompanhar valores, principalmente produtos em quantidade, então seria algo que está ao meu alcance desenvolver, só para poder ajudar minha veia. Minha motivação seria facilitar as idas dela ao mercado, para as compras não ultrapassarem seu dinheiro contadinho.
Mas...
Não é só porque eu faria o aplicativo, que ela usaria o aplicativo, isso são outros quinhentos...
No mais, abraços,
Fer