[Carreira] Você aceitaria essa proposta?
Olá, pessoal. Tudo bem?
Estou em um dilema de carreira. Explico: no momento trabalho como dev senior remotamente para o exterior (ainda moro no Brasil), para uma empresa de grande nome, e com um salário realmente muito bom (~10k USD/mês). Tenho 5 anos de experiência e já passei por outras empresas boas, como a PayPal. Apesar do meu emprego atual ser em uma grande empresa, já tive problemas com meu tech lead no passado (ele possui uma personalidade um pouco arrogante), o que quase fez eu sair da empresa na época. Também, tenho o sentimento que não quero ser funcionário pro resto da vida e eventualmente ter meu próprio negócio (seja software ou outra coisa), tanto que já estava com alguns planos para começar em paralelo ao meu trabalho.
Recentemente, recebi uma proposta para entrar no founding team de uma fintech brasileira que está em early stage. A startup possui grandes nomes atuando nela, inclusive o CEO de uma unicórnio brasileiro, além de um fundo de VC que já aportou na fase de pré-seed nela. Entrando nela, eu também ganharia 1% de participação na empresa. Essa oferta possui alguns contras: o salário é metade do que ganho agora (~5k USD/mês); o vesting do equity é de 4 anos (não me vejo ficando 4 anos na empresa); trabalho presencial em SP (precisaria me mudar, custo de vida maior também); todo o estresse/trabalho extra corriqueiro do mundo de startups; estatisticamente, tem grandes chances do negócio não ter tração.
Financeiramente, acredito que não faça sentido aceitar, principalmente que demoraria para conseguir voltar ao meu salário atual devido à baixa do mercado, mas estou tentando avaliar pelo lado da experiência que pode ser única - principalmente por ser uma experiência mais empreendedora, e poder dizer que sou/fui sócio desses caras, além do networking e outras oportunidades que podem se abrir pra mim.
Acredito que possam haver outros caminhos também, que não exijam um risco tão grande, como tentar entrar em uma startup em um nível mais avançado, que pague melhor e que seja remoto, mas muito possivelmente com o contra de não ter pessoas conhecidas por trás.
Como você avaliaria essa proposta se fosse feita para você? Se alguém aí tem experiência no mundo de startups e puder avaliar essa oportunidade, agradeço qualquer direção que puder dar.