Executando verificação de segurança...
Em resposta a To com medo.
2

Eu vou dar aqui os meus dois centavos de contribuição.

Eu trabalho com IA, mais voltado para processamento de imagem. Utilizamos no nosso dia-a-dia o ChatGPT e derivados. A gente incentiva os estagiários a utilizarem também, principalmente quando os gerentes não conseguem fazer uma call para destravá-los. Acredito que ela deva ser encarada como uma ferramenta de produtividade (embora tem que saber dosar o uso rsrsrs).

Já vimos alguns clientes que queriam pagar menos pelo nosso serviço porque: "o ChatGPT faz o seu trabalho hoje em dia". E a resposta que eu dei é uma bela risada e se ele quisesse fazer isso, vá em frente.

Uma pessoa não técnica consegue ir até certo ponto. Para ir além, precisa de estudo. E você, para se destacar, tem que estudar. É suar pra entender os conceitos, horas de aprendizado no YouTube, cursos, livros, projetos pessoais e afins.

Acredito que quem é desenvolvedor é porque gosta de solucionar problemas. Aprenda a ser um solucionar de problemas e muitas portas irão se abrir para você. O mercado está cheio de desenvolvedores, mas poucos solucionadores de problemas. Isso é o que mais destaca a pessoa. A pessoa pode nem saber a stack XPTO, mas ela sabe pegar um problema, quebrar em problemas menores e, de pouco em pouco, ligar os pontos e resolvê-lo.

Além disso, eu quero ressaltar uma coisa que essa galera de: "IA vai substituir os programadores no futuro", eu duvido que alguém sem conhecimento técnico vai querer ficar horas e horas tentando debugar um problema pra resolver. Um cara de uma empresa pequena, que tem dois ou três funcionários, demite um deles, e aí ele usa o ChatGPT pra resolver os problemas que o funcionário que ele demitiu deveria estar fazendo. Basicamente ele está perdendo dinheiro, pois as horas que ele está investindo conversando com o ChatGPTECO deveriam estar sendo utilizadas para outros fins.

O mundo, gradualmente e eventualmente, irá se adaptar a essa realidade (já está na verdade). E claro que alguns empregos vão sumir conforme a tecnologia avança (já aconteceu no passado e continua acontecer e sempre irá).

Quero, também, dizer que a frase: "O CEO da NVIDIA disse que não existirá mais programadores no ano de 20XX". Cara, minha opinião, é que se o cara fala A, as ações dele sobem. Se ele fala B, as ações dele sobem. Se ele falar "NÃO VAI MAIS EXISTIR PROGRAMADORES" as ações dele continuirão a subir. Isso é uma forma de atrair a atenção das pessoas, investidores principalmente, pra ele poder vender mais GPU. Ponto final. Novamente, essa é a minha humilde opinião.

Com o tempo isso vai ficar mais claro pra você. Dê tempo ao tempo.

Um caso da minha vida: eu aprendi a programar quando tinha 12 anos, aprendi C++ e era muito interessante porque eu sempre caçava um problema novo pra tentar implementar. Quando fiz 18 anos prestei o vestibular para Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Fiz 6 meses e tranquei porque eu disse: "não quero programar, não curti". Dois anos depois, aos 20, passei em Engenharia Elétrica em uma estadual, fiz a graduação e conheci a área de robótica e visão computacional. Eis que trabalho com desenvolvimento de software desde 2020, to com 28 anos e adoro o que eu faço. Percebi que o tempo e as experiências me mostraram o valor das coisas. Há 16 anos atrás aprendi o que hoje eu faço com T.

"Simples assim". Hoje, inclusive, apresentei meu TCC, que fiquei enrolando desde 2020 xD

Carregando publicação patrocinada...