Executando verificação de segurança...
1

Atualmente eu trabalho como gerente de projetos em uma empresa de P&D, com foco em IA. Muitas das coisas que a gente desenvolve são jogadas fora porque são puro experimentos e validação de mercado, que a gente chama de product market fit.

Dado que você tem a parte técnica, o que eu sugiro você fazer, e ai sozinho vai ser um grande desafio ^^, é você começar a coletar feedbacks dos seus clientes. Por qual motivo? Porque quem usa são eles, não você.

A gente trabalha muito em MVPs, hoje a gente tem vários componentes implementados em React.js que são basicamente building blocks que a gente usa para criar validação dos produtos que a gente tem em mente. Basicamente a gente usa React.js para o Front e Python para o back-end por 100% da empresa é fluente em Python, usando FastAPI que é uma biblioteca 100sacional.

Um exemplo: possuímos alguns parceiros que não posso citar, mas são empresas de hardware grandes, que encontram possíveis clientes para as nossas aplicações. Um exemplo: recentemente lançamos um sistema de segurança usando IA. A princípio me parecia uma questão bem resolvida, dado que existem câmeras hoje já embarcadas para detectar movimentos nas imagens (quando as câmeras são estáticas). E ai a gente fez uma aposta, desenvolvemos o sistema em 2 semanas. Fizemos o deployment da solução, foi um sucesso parcial porque a gente teve diversos problemas com o hardware desse nosso "parceiro" (que pra mim é mais dor de cabeça do que vantagem). Mas, no fim das contas, a gente acreditava que esse mercado já era dominado por outras empresas, contudo, percebemos que a solução customizada e escalável não existe. Então hoje a gente está desenvolvendo novos módulos para esse sistema que vai abranger em breve 1000 locais.

Para as suas próximas ideias, uma sugestão seria você conversar direto com o seu cliente final. Exemplo: vou construir um sistema de gerenciamento para escolas 100% em cloud. As pessoas vão ter diferentes níveis de acesso, os professores podem baixar a lista de chamada, o financeiro pode emitir boletos fiscais, gerar QR Codes de pagamento, o coordenador pedagógico pode ver a escala dos professores e remanejar eles conforme alguns pegam férias ou tem que se ausentar por problemas X.

Quem é o seu usuário? O dono de uma escola? Na grande maioria das vezes não. É o professor, é o financeiro, é o RH e etc... Por isso você pode tentar chegar nessas pessoas "menores" que vão te mostrar alguns dos problemas que elas enfrentam no dia-a-dia.

Fazendo um paralelo com o que você fez, uma sugestão seria entrar em contato com algumas agências de marketing, agências de Social Media, ou até pessoas que trabalham sozinhas.

O motivo de eu estar falando isso é que há muito tempo atrás meu chefe queria que a gente fizesse o famoso "sisteminha" end-to-end, impecavelmente, sem termos noção de UI/UX. Eis que um dia eu falei: "é você que vai usar?", ele disse: "não". Eu respondi: "então a gente tem que dar na mão de quem vai usar. O nosso feedback é válido até certo ponto, dai pra frente não importa nossa opinião."

E ai a gente começou a realizar os testes dos produtos de forma mais ágil. A gente joga muita, mas muita coisa mesmo, fora. Contudo, a velocidade com que a gente cria aplicações é bem grande, comparado com o passado.

Parabéns pela sua conquista!

Carregando publicação patrocinada...
1

mano mt obg msm por contar isso td p mim, foi um baita dum feedback!

dps do easy ai eu aprendi q devo ir direto no cliente final e ver oq ele necessita, isso me deu ideia p outro projeto q estou desenvolvendo c esse cliente!

mt obg msm pelo seu feedback!