A corrupção é corrupção por uma coisa muito básica: lavagem de dinheiro. O propósito da lavagem é justamente ocultação de provas. A melhor forma do combate a corrupção é a partir de investigação jornalística. Traduzir isso em um sistema é extremamente complicado. O que é feito por jornalistas e afins, é uma triagem. Os dados públicos são explorados e incongruências sutís são percebidas nesse processo.
Por exemplo, uma nota fiscal X com a empresa Y que custou três vezes mais com a prefeitura. Mas para saber disso, há um processo enorme. Primeiro é necessário constatar os preços dos mesmos serviços na região, encontrar ligações da empresa contratada com a gestão na época, ver todas as licitações originais, ver as justificativas de contratação, validar a operação de custos da empresa, etc... é trabalho investigativo. É possível que uma ferramenta auxiliasse, mas longe de ser a solução. Talvez alguma IA ou algo assim. Mas prova concreta não é extraída daí, só se a gestão for muito burra.
Tem um influencer famoso no TikTok que fala sobre a prefeita da cidade dele. Ela ganha mais que o presidente da república e não faz nada pela cidade. Tudo isso é público. Mas como você prova corrupção em um caso desses?