É uma boa ideia! Estou aqui para contribuir com a visão legal sobre a aplicação prática em websites. Trabalho muito com LGPD e é imprescindível encher os usuários de informações do que deixar margem para interpretação equivocada.
Também há outro problema, você não pode simplesmente marcar o aceite a partir de um resumo. Você tem que deixar uma stamp (se for seguir a lei exatamente como foi idealizada) que prove que o usuário fez adesão as termos e que ele teve acesso pleno a estes na integra. Em alguns casos e tipos de negócios, você tem que apresentar os termos e forçar o scroll para aceite.
Mas, acredito que tenha potencial. Principalmente para o usuário que tem que aceitar os termos. Eu como plataforma, tenho a obrigação de ceder o termo na integra, porém o usuário poderia livremente resumir meus termos sobre própria responsabilidade.
Nesse contexto, você poderia simplemente indexar os termos dos sistemas mais famosos (Facebook, Amazon, Instagram, etc) na sua plataforma. Aí o usuário ia entrar, nem precisaria pegar o link, ele poderia só selecionar Facebook e teria um resumo dos termos atualizados. Indo além, você poderia ter uma extensão para navegador que detectaria a página e já mostraria o resumo dos termos atualizados.
Tentei utilizar a plataforma para ver o tipo de resumo, mas não consegui... então não sei se você já faz dessa forma ou não. Porém, uma vez, estava em um website que agrupava as informações em tópicos e mais abaixo exibia um link para os termos de uso completo e solicitava o aceite.
À exemplo, eles colocavam assim (era um e-commerce):
- Coletamos as suas informações pessoais para processar seus pedidos, enviar comunicações e receber suas solicitações;
- Tratamos os seus dados para fornecer uma excelente experiência on-line, promover a divulgação dos nossos produtos e evitar compras fraudulentas;
- Seus dados serão anonimamente compartilhados com o Facebook, Google e outras ferramentas. Saiba mais clicando aqui.
[X] Eu garanto que li todos os termos em sua versão completa e aceito que meus dados sejam tratatos e utilizados da forma que foram relatados.
Acho que uma construção assim ficaria bem interessante, pois esses pontos-chaves declaram explicitamente a intenção dos termos sem ter que detalhar eles, tornam acessíveis e mais palatáveis, além de fazer o link com os termos completos. Na extensão, por exemplo, para os sites já indexados, você ainda poderia pontuar esses termos sobre o quanto eles são invasivos ou não.
Muitas possibilidades! Boa sorte.