Consistência é a chave
Também estou começando na programação, ainda não trabalho na área, mas tenho um objetivo de 6 meses conseguir uma primeira vaga, mas depois de pesquisar bastante sobre o assunto na internet, "como começar na área de programação?", "qual a melhor linguagem para começar a programar?", "quanto tempo leva para conseguir o primeiro emprego?" e coisas do tipo, eu conseguir ter uma noção das coisas, irei passar algumas dicas que acredito que pode te ajudar.
1- Escolha uma área
Você precisa saber qual área você deseja seguir dentro desse mundo da programação, afinal de contas, acredito eu, você está estudando programação para atuar no mercado profissionalmente, então é bom escolher uma área que deseja seguir antes de começar a estudar
Quais as áreas de programação que existem?
Há diversas áreas, irei apresentar algumas como:
- Programação Mobile
- Programação Front-End
- Programação Back-End
- Programação Full Stack Web (Back e Front-End)
- Programação de Games
- Programação voltada para Dados e Inteligência Artificial
Então como escolher uma área de programação?
Bem, acredito que para escolher uma área você deve ter um autoconhecimento e levar em consideração 2 parâmetros:
- Gosto pessoal
- Vagas no mercado
1- Gosto pessoal vai de cada pessoa, você tem que pesquisar, assistir vídeos no YouTube e práticar você mesmo sobre as áreas e decidir qual você gostou mais.
Dedica 1, 2 dias para experimentar um pouco de cada área para você "sentir o gostinho" e depois escolhe a área que mais gostou.
2- Vagas no mercado porque quanto maior as vagas para aquela área, maior as chances de você conseguir uma oportunidade de trabalho e é no trabalho mesmo que você aprende e se desenvolve mais, chegando nesse ponto (experiência profissional) ai, acredito eu, fica mais fácil de realizar transição para outras áreas que você queira, por 2 motivos:
- 1- Você já vai ter uma boa experiência e as empresas vão disputar por você, te dando uma certa segurança de conseguir trabalho
- 2- Você já vai ter uma boa base de programação e assim fica mais fácil explorar outras áreas
Enfim, escolha uma área
2- Escolha uma linguagem usada na área que você vai seguir
Fez a escolha? Agora pesquisa quais são as principais linguagens usadas nessa área que você escolheu e escolha uma, por exemplo:
- Front-End = HTML, CSS e JavaScrip
HTML e CSS não são linguagens de programação, mas se for para o Front-End vai precisar dessa tríade
- Back-End = Python ou PHP ou Ruby ou Java
Escolha uma linguagem de programação
3- Estude a base de programação e a linguagem escolhida
O que seria a base?
É "a base" usada na programação independente da linguagem, que seria:
- Lógica de Programação
- Algoritmo
- Abstração
- Estrutura de dados
Esse vídeo do Código Fonte TV explica mais sobre "a base"
Depois de aprender isso, vai aprender sobre a linguagem escolhida, aprender sobre:
-- Programação Estruturada:
- Variáveis
- String
- Condições (if)
- Laço de repetição (for, while)
- Listas, Dicionário
- Funções
-- Programação Orientada a Objeto (POO)
Obs: "A base" muitas das vezes já é ensinada junto com a Programação Estruturada utilizando a linguagem escolhida e algumas vezes é ensinada usando uma pseudo-linguagem de programação. Eu recomendo aprender já com a linguagem que você escolheu, mas vai de cada pessoa.
Estude "A Base" e a Linguagem escolhida
4- Aprenda uma ou as principais Frameworks da sua linguagem voltada para a área que você escolheu
Primeiro, o que é Framework?
"Framework é um conjunto de códigos prontos que podem ser usados no desenvolvimento de aplicativos e sites. O objetivo dessa ferramenta é aplicar funcionalidades, comandos e estruturas já prontas para garantir qualidade no desenvolvimento de um projeto"
Uma definição que eu encontrei no Google, mas utilizando uma metáfora, pense que a parte que você estudou de Programação Estruturada é como um Bloco Único de Lego e você deseja construir um Prédio todo feito em Lego.
Você pode pegar um Bloco de cada vez e construir o prédio? Claro que pode, mas você também pode usar as Frameworks, que seriam "conjuntos de blocos já prontos".
Então ao invés de pegar Bloco por Bloco e construir uma parede, você pode já pegar a "Framework Parede" (conjunto de blocos) e juntar com outras 3 e terminar uma sala. Depois com mais outros conjuntos de blocos terminar o primeiro andar e depois o segundo andar e assim por diante.
Espero que eu tenha sido claro na metáfora
Veja quais são as Frameworks mais requisitadas no mercado (na sua área e linguagem) e estude elas
Alguns exemplos de Frameworks:
- Front-End: Bootstrap, React, Angular.js, Vue.js, jQuery
- Back-End: Django, Flask, ASP.Net, etc
5- Algumas coisas a mais para estudar
Alguns assuntos que você vai precisar estudar a mais durante essa sua jornada
Enquanto estiver estudando Programação Estruturada, você pode estudar também:
- GIT - Versionamento de código
- GITHUB - Repositórios Remotos, Fork, Branch, Pull Requests, etc
- Ambientes Virtuais e Gestão de Dependências
Esses conteúdos você vai ter que aprender de qualquer forma, então estude sobre eles durante a Programação Estruturada ou depois dessa parte.
OBS: A depender da área que você escolheu seguir, você pode precisar aprender mais conteúdos extras, como não sei qual área você escolheu, você vai precisar pesquisar sobre o que mais você precisa aprender além da Linguagem e Frameworks.
6- Crie Projetos e Teste o Mercado
Você sabe a área que quer seguir, aprendeu a linguagem principal da área e sabe as principais frameworks. Agora para consolidar mesmo tudo que aprendeu, comece a criar projetos!
Quanto mais você aprender sobre programação mais você aumenta a sua habilidade de "Criação", e para provar para o mercado que você tem essa habilidade e domínio da linguagem e/ou framework você precisa criar Projetos que utilize essa Linguagem e/ou Framework.
Tente resolver algum problema real, pesquise projetos que você pode fazer que seja da sua área, vai anotando essas ideias e depois desenvolve ela e deixa registrado no GitHub.
Obs: esses projetos podem ser feitos na etapa de estudos de Programação Estruturada, Programação Orientada a Objeto (POO) e estudos de Frameworks. Na verdade, você vai perceber que você só aprende mesmo, quando tenta criar um projeto, quando tenta criar algo, é nesse momento que o conhecimento é consolidado. Então uma dica importante: não assista só aulas, pratique, crie pequenos projetos para praticar o que está estudando.
Feito isso, teste o mercado!
Depois de tudo isso, foi mal pelo artigo gigante kkkkk, teste o mercado, vai para as entrevistas, realiza processo seletivo e se joga!
Uma dica que um professor meu fala: "Não realize o trabalho do RH"
Ou seja, não fica pensando "eu não sou bom para essa vaga", "eu não sei tudo que eles estão pedindo", isso é realizar o trabalho do RH.
O RH que vai decidir se entre todos os candidatos você é o melhor ou não, se você sabe 2 das 10 coisas que eles estão pedindo, não liga para isso, se joga e dá o seu melhor!
Você só vai ganhar um "sim" se você se expor a ganhar um "não"
DICA VALIOSA
Consistência é a chave
Muitos vão olhar para isso que eu escrevi e se assustar e desistir, outros vão gostar, se organizar e seguir em frente, e desses que se organizaram, de 10 apenas 2 vão até o final e conseguem um trabalho. (Dado não oficial)
É triste, mas é assim para a maior parte das coisas na vida que exige esforço e consistência.
Por isso eu digo, consistência é a chave, alguns demoram 4 ou 6 meses para estudar e conseguir uma vaga, outros 1 ano ou 2 anos, mas eles conseguem porque tem consistência.
Existe muitas variáveis que pode influência em quanto tempo vai demorar para conseguir o primeiro emprego, como:
- Tempo livre para estudar
- Facilidade de aprender sobre o tema
- Ambiente adequado para estudar
- Condição Financeira
- Por onde está estudando (curso pago ou sozinho)
Enfim, não se compare com os outros, são muitas variáveis, isso não é justo consigo mesmo, então apenas tenha consistência e siga em frente e saiba o que você tem que fazer hoje e amanhã. Consistência é a chave.
Observações finais
Como eu disse, eu também estou começando na área, já tenho um certo conhecimento, mas ainda não trabalho na área, então caso tenha algum erro no que eu escrevi, POR FAVOR ME CORRIJAM, principalmente os programadores mais experientes.
Enfim, esse é o "passo a passo" que estou seguindo e espero que possa ajudar alguém a se organizar e começar na área de programação.
E obrigado por ler esse TCC até aqui kkkkkk