Executando verificação de segurança...
1

Já se sentiu meio perdido na carreira?

Estou enfrentando um dilema em relação à minha carreira como desenvolvedor de software. Atualmente, estou trabalhando com Elixir, mas estou desapontado com algumas limitações dessa linguagem, especialmente em relação à velocidade de processamento e às oportunidades de mercado no Brasil (e fora também).

Recentemente, comecei a considerar a possibilidade de aprender Go. Minha motivação vem do fato de que Go é uma linguagem relativamente nova, eficiente em termos de processamento e adequada para concorrência. No entanto, estou preocupado com a mudança de foco em minha carreira. Quando terminei a faculdade, comecei como desenvolvedor frontend, passei para o backend com Node.js e, em seguida, mudei para Elixir. Agora, penso em aprender Go.

Minha preocupação é: essa mudança para Go me faria parecer alguém sem foco? Seria melhor continuar com Elixir e me especializar nessa linguagem? Qual é o futuro da programação, e onde devo apostar, Elixir ou Go? Gostaria de ouvir opiniões para tomar a melhor decisão para minha carreira.

Carregando publicação patrocinada...
2

Go certamente tem mais mercado que Elixir. E mais concorrência. É assim com todas as tecnologias. Não espere algo muito melhor em Go. Ambas são boas linguagens.

Faça o que te deixa feliz, isso é muito importante para conseguir sucesso. Se nada te faz feliz então não serve para isso. Não se preocupe muito com coisas externas.

Alguma dor sempre é necessária.

Ninguém que disser qualquer coisa aqui terá as consequências que você terá então ninguém tem o compromisso necessário para responder o que deseja.

De qualquer forma, o seu problema não é falta de foco, é falta de capacidade de tomar uma decisão por conta própria. Algo muito necessário para desenvolvedores. É isso que precisa resolver na sua vida. Comece agora. Decida e assuma as responsabilidades. Não fuja, não terceirize, não busque validação. Seja uma pessoa forte. Isso importa.

Vá desenvolvendo isso até ser um profissional totalmente capacitado. Não fazer isso é extremamente prejudicial para a carreira e as pessoas nem imaginam quanto. É o que eu sempre falo, a atitude conta muito, em alguns pontos até mais que o conhecimento.

Aprender, pesquisar, adquirir conhecimento, se virar sem depender dos outros é mais importante do que decidir qual linguagem vai trabalhar. Ninguém quer alguém que dependa dos outros. Ou até querem, mas ganhará menos que um lixeiro, que é um trabalho digno, mas sem qualificação e grandes exigências.

</modo coach>

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

O que você diz faz total sentido e de vez em quando eu preciso de um lembrete sobre isso. Ninguém que me aconselhe vai tomar as consequências por mim.

Porém, apesar de ter dado isso à entender no post, eu realmente não espero que ninguém dê uma resposta concreta. O que quero são relatos que me deem ferramentas para tomar uma decisão mais assertiva. É possível aprender bastante com os erros e acertos de gente mais experiênte do que você.

Eu já decidi (até mesmo antes do post, se eu for sincero) que vou estudar Go. Não vou abandonar Elixir, mas vou criar coisas com Go simplesmente porque a linguagem me parece boa e alinhada com o que eu quero para meu futuro profissional. Obrigado pelo lembrete sobre não terceirizar minhas decisões. Sempre importante.

1

Ola, espero e desejo q vc esteja bem.
Nao sou um dev nem de Elixir tao pouco de Go, mas me identifiquei com o fato de estar perdido.
Na minha opinião quem nao esta ou ja esteve perdido em meio a esse multiverso de TI ainda tá mais perdido que todos.
Sempre terão multiplis caminhos, multiplas linguagens, tecnologias, framewaorks e metodologias que vc nunca será capaz de dominar todoas.
Mas entendo que manter um leque de possibilidades é sempre interessante.
Sou um cada de dados que sempre fiquei submerso no mundo Microsoft e OnPrimisse, recentemente me vi em um desafio novo e fui "incentivado" a nao usar as ferramentas que sempre utilizei (no meu caso é a politica da empresa para uso de dados para analises). Passei a usar Google e Python.
Naquele momento me vi perdido. Sera que estou no lugar certo? Conseguirei galgar os resultados esperados? Nao to velho demais pra começar a realmente estudar programação?
Eu peguei todas essas inseguranças e incertezas e fui com elas mesmo.
Ainda to muito longe de ser alguem em Python ou entender de GCP, mas to muito longe de onde comecei.
Entao porque não estudar Go? O que vai acontecer ali na frente é incerto, mas se houver possibilidades e portas se abrirem não estar preparado para elas pode ser catastrófico.
Espero ter de alguma forma ajudado.
Obrigado por existir.

1

Ajudou pra caramba. Até porque minha pretensão não é jogar fora Elixir e estudar Go 8h por dia. Eu ainda gosto muito de Elixir, só estou meio triste com as oportunidades. Então acho que o que vou fazer é dedicar algum tempo na minha semana para ir construindo algo em Go pra "sentir a água". Eu também fico me sentindo meio velho, por ter 31 anos e ainda estar pensando nesse tipo de coisa, mas é melhor fazer alguma coisa tarde do que não fazer nunca, não é?

1

todo santo dia kkkkk sem brincadeira, as vezes eu acho que deveria ter entrado em algum trabalho administrativo no setor público e ficado lá até o fim da vida.

1

certa vez vi um cara dizendo q todo programdor q se preze deve aprender 1 linguagem por ano

não precisa necessariamente trabalhar com ela, mas conhecer minimamente

1

Acho uma boa. Mas é que eu tenho procurado oportunidades que me paguem melhor. Acho que a linguagem na qual tenho que focar agora é o inglês mesmo.