Executando verificação de segurança...
1

Bem resumidamente, o Laravel acabou sendo o responsável por uma série de mudanças que hoje vemos em grandes projetos e tecnologias e isso impactou inicialmente a comunidade PHP, passando pelo Javascript (que foi ele que introduziu o Vue em seu core quando o Vue ainda era um pequeno projeto) e sua popularidade se estendeu para a comunidade PHP criando uma stack de trabalho PHP + Laravel + Vue. Pelo menos, foi assim que eu realmente me apaixonei por programação e consegui evoluir na carreira.

Dá para perceber que sou muito apaixonado e grato por tudo o que aprendi nesta stack, mas percebo que a cultura de boas documentações, vídeos e tutorias motivada pela comunidade Laravel foi abraçada por várias outras stacks e o que antes era um diferencial do Laravel + Vue, agora temos excelentes conteúdos em outras tecnologias, que já eram muito consolidadas, mas faltava um cuidado com a forma como era ensinado o seu uso. Em outras palavras, agora as documentações são mais "inclusivas" mesmo fora do mundo PHP e Vue.

Ou seja, o que era um diferencial do Laravel e Vue, agora se torna algo comum em todas as grandes tecnologias. E quando se igualam tecnologias emergentes com as que já são maduras, é claro que as emergentes perdem preferência.

Um exemplo é o que aconteceu na empresa onde trabalho. Durante 10 anos a empresa seguiu a stack do PHP. Com o a chegada do Vue, as maiores soluções da empresa foram desenvolvidas em Vue. Mas no ano passado, a diretoria de tecnologia preferiu migrar tudo para React. E por que mudaram pra React? Confiança, credibilidade e pelas razões que foram citadas acima como comunidade mais ativa, fácil documentação, liberdade e estabilidade entre as versões.

Inclusive, o que matou o Angular (embora ele não esteja tão morto assim) foram justamente essas incompatibiliaddes entre versões e nesse quesito o React dá de 10x0 nos outros frameworks.

Portanto, eu ainda prefiro o VueJS para estudo, eu consigo aprender melhor conceitos de frontend (minha atuação principal é backend), então eu acho mais prático estudar em cima do Vue. Mas perceba que eu não atuo ativamente no front, então não faz muita diferença para mim qual o framework escolhido para tocar os projetos front que atuo.

No entanto, se eu quisesse seguir uma carreira no front e ter melhores oportunidades de emprego e talvez, melhor salário, principalmente aqui no Brasil onde a comunidade React é super aquecida (blame it on Rocketseat), para quem quer começar no mercado, eu acredito que vagas junior dão mais oportunidade para React. Se for para Vue, ou vai pegar pequenas startups, fábricas de software ou vai precisar já começar como nivel maior (pleno no mínimo), ou seja, para ser contratado para atuar na stack com Vue tem que tocar alguns projetos por conta, fazer freela para se desenvolver nele para, depois, poder atuar no mercado que não dá muito espaço para estágio ou júnior.

Reforço que esta é apenas a visão do que eu tenho ao meu redor. Essa pode ser uma realidade muito diferente para outras pessoas, mas quis compartilhar um pouco do que acontece comigo. Espero ter acrescentado algo na discussão.

Carregando publicação patrocinada...