São pontos importantes @brunohhomem que você traz, e é uma duvida recorrente de alguns candidatos. Vamos lá:
1 Adaptar o curriculo vai servir para qualquer situação, mas principalmente para quando você subir ele em um ATS. Atualmente os ATS usam sistemas automatizados de ranqueamento, alguns com IA, e se você faz essa adaptação nas suas experiências usando palavras chave que fazem sentido com suas experiencias e com a vaga aumenta seu ranque e a possibilidade de novas entrevistas.
2 Não tenho certeza, mas acredito que de para subir um PDF atualizado na gupy, mas ainda assim em outras plataformas como a recrutei, a greenhouse e acho que no glassdoor da pra subir atualizado seu CV então fica sempre mais aderente a vagas.
3 Algumas aplicações permitem você enviar um CV apenas para a vaga, outras plataformas permitem você fazer o uso de uma apresentação personalizada para a vaga, então, nessa hora você usa seu resumo profissional do cv, personalizado para esta vaga.
4 Junto da resposta anterior, tem uma sessão do curriculo chamada resumo profissional, que é o que o pessoal chama de comercial de 30 segundos ou um mini curriculo seu apresentando para o recrutador, este é o local para brilhar na sua apresentação, usando sempre palavras chave da vaga relativas a sua experiência.
5 Em breve terá mais conteudos sobre. Estou trabalhando em colaboração de uma colega de Marketing e Experiência de usuário para gerar um e-book de dicas, sugiro me seguir no linkedin para saber disso em primeira mão, pois vai sair oficialmente lá, se ja não saiu. Vai ter dicas de prompts de IA para ajudar a analisar seu curriculo e extrair as palavras chave, mas isso já é spoiler.