Executando verificação de segurança...
2

Primeiramente, parabéns! Com 19 anos você recebe um salário muito bom. (se entendi bem, você ganha mais de R$ 5.6k por mês). Saiba que você ganha mais do que 90% das famílias brasileiras.

Para contextualizar o que vou te dizer a seguir, aqui vai um pouquinho da minha história:

  • Dos 19 aos 21 trabalhei como professor de informática.
  • Dos 21 aos 24 trabalhei para uma empresa de outsourcing de TI e foi onde aprendi muito sobre manutenção de computadores, redes e segurança.
  • Dos 24 aos 30 empreendi e vivi todos os desafios do empreendedorismo no Brasil. Aprendi bastante e carrego comigo a experiência adquirida neste período.
  • Dos 30 aos 37 tenho trabalhado como engenheiro de software, focado no frontend. Desde 2022 trabalho para empresas no exterior.

Obs: Não fiz faculdade.

Hoje me pergunto se vale realmente a pena toda essa responsabilidade, mesmo sem saber se vou consegui entregar um projeto ou não, com a mente que nunca para mesmo em casa porque temos que pensar na logica perfeita para fazer aquilo funcionar.
Eu deveria tentar a área militar que vai me dar salários básicos porém vou ter estabilidade, ou eu arrisco minha sanidade mental e continuo abdicando da minha juventude pra talvez eu seguir o sonho de criar uma Empresa ou um Saas e aos 30 eu conseguir finalmente relaxar.

Você tem apenas 19 anos! Agora não é hora de buscar estabilidade. A não ser que você more sozinho e tenha pessoas dependendo de você, agora é justamente o momento para arriscar, experimentar, testar e errar.

Só alinhe um pouco as expectativas pois esse sonho de aposentar aos 30 através de uma empresa/SaaS é a exceção. Quantas pessoas você conhece que está vivendo o que seria o seu sonho? Cuidado para não nivelar pela exceção.

Eu estou na duvida se a área de tecnologia realmente é meu lugar.
Eu nunca me vi fazendo outra coisa e pra mim escolher isso foi algo que aconteceu naturalmente, tecnologia sempre foi presente em minha vida e dês de criança o interesse em coisas da área me chamava atenção e fui aprendendo naturalmente o processo das coisas com um pensamento Lógico.

Você diz estar na dúvida da área que quer seguir e em seguida escreve um parágrafo inteiro respondendo a própria dúvida rs

Tecnologia é uma área muito boa e ampla. Você vai ficar bem. A não ser que tenha um forte motivo para não seguir na área, continue nela. E se você não sabe qual seria um forte motivo é porque provavelmente você não tem um.

Eu trabalho em uma empresa que basicamente sou responsável por tudo relacionado a tecnologia;
Sistema de segurança, Rede, Automação de Maquinários, Desenvolvimento de Software e as vezes Responsável por gerenciar o pessoal.

Aqui é uma empresa nova, tem no máximo uns 4 anos, e eu cheguei tem uns 10 meses no meio de um processo de reformulação da empresa.
Temos quase 30 funcionários locais e quase uns 10 no escritório. Então, é uma empresa "Grande" e com potencial de crescimento.

Sobre essa questão de trabalhar muito e ter muitos papéis na empresa, o que posso te dizer é que você está tendo uma pequena amostra do que seria empreender. Empreendi dos 24 aos 30 anos e o que posso te dizer é que é bem menos glamuroso do que espalham por aí. Por isso te disse o que disse há alguns parágrafos acima.

Não ficou claro se você tem um CNPJ e está prestando um serviço ou se as coisas estão mais informais. Mas é bom ficar atento a essas coisas pois empresas que estão acostumadas a lidar com as coisas na informalidade geralmente irão te sugar o máximo e te dispensar quando for conveniente.

O que te aconselharia neste momento é aprender o máximo possível. É muito mais fácil aprender quando o risco é totalmente do outro. Se você estivesse empreendendo, você não estaria ganhando dinheiro ou ganharia muito pouco. Principalmente no início. Além de trabalhar bastante e ter que lidar com diversos desafios que fogem da área que você gosta. Vendas, contabilidade e suporte ao cliente são apenas alguns deles. Além das contas para pagar todo mês.

Documente o que tem feito de bom na empresa. Talvez alguma implementação que reduziu custos, ou alguma ferramenta que melhorou a produtividade dos colaboradores, alguma configuração que melhorou o desempenho da aplicação, etc. Isso é bom para as próximas empresas que você for trabalhar e também para pedir um aumento para o seu chefe. Você já está na empresa há 10 meses. Se o seu trabalho tem impactado positivamente o negócio e você tem se dedicado o suficiente, é mais do que justo um aumento salarial.

Dica de como conduzir a reunião para pedir aumento: https://youtu.be/SgopuHw3zQo?si=0RBeioaeMajhBenD&t=2238

Com a sua cabeça de hoje, o que você faria no meu lugar ?

Siga no caminho correto, que é o que você já está fazendo. Fugindo de distracões desnecessárias, coisas ilícitas, etc.

Aprenda inglês. Mesmo que você esteja muito ocupado, não veja onde aplicar o idioma agora, etc. Isso irá te abrir portas e talvez você só irá entender mais tarde. Mas desde estudos a oportunidades profissionais, o inglês basicamente te dará super poderes e você terá acesso a conteúdos que a maioria das pessoas no Brasil não tem. Isso te colocará muito a frente.

Geralmente na área de tecnologia, costumamos a negligenciar soft skills e focar muito na parte técnica. Ligue esse alerta desde já e comece a melhorar nesta área.

Se possível, procure eventos de tecnologia na sua região, vá a estes eventos. Existem alguns meetups que possuem light talks. São basicamente pequenas palestras de aproximadamente 15 min. Escolha um tópico do seu gosto e envie sua sugestão para o evento. Isso vai te dar uma ótima experiência para lidar com pressão, se preparar e falar em público.

Na empresa onde trabalha, tente entender melhor como as coisas funcionam, como as áreas se interligam, como são os processos, etc. Converse com pessoas de outras áreas. Se realmente está liderando pessoas, procure material sobre isso. Existem bons materiais gratuitos na internet. Também existem ótimos livros sobre o assunto. Não tenho no momento mas se tiver interesse posso buscar e te enviar as indicações.

Recomendo tentar entender qual das coisas que você está fazendo, é algo que você tem maior inclinação, facilidade e gosto pelo assunto. Comece a aprofundar neste assunto. Estude sobre boas práticas, quais ferramentas, às vezes certificações, se for o caso de redes, e da área de segurança por exemplo. Se conseguir ir a eventos de tecnologia, comece a nichar e ir a eventos específicos destes assuntos e converse com outras pessoas, veja como é feito nas outras empresas.

Sei que colocou "grande" entre aspas mas realmente não é uma empresa grande e talvez o que você esteja fazendo nela seja um recorte que não representa a realidade da maioria das empresas. Por isso é importante se conectar com outras pessoas, e pesquisar o que tem sido usado como padrão no mercado. Isso evita de se especializar em metodologia, tecnologia e ferramentas que não são utilizadas em outros lugares.

Faculdade é importante. É algo que eu faria mas acabei indo por outros caminhos e apesar disso, tenho um bom emprego e tenho conseguido evoluir na carreira. Mas é algo que pode te ajudar a trabalhar algumas habilidades que poderá usar no futuro. Se deseja mudar para fora do país e trabalhar na área de tecnologia, a faculdade será práticamente indispensável.

Por mais que talvez não faça sentido agora, e não consiga enxergar o valor do que esteja fazendo no momento, toda experiência é válida e será útil no futuro.

Te desejo boa sorte e desde que faça a sua parte, se dedicando e se propondo a melhorar, é difícil as coisas não darem certo.

Carregando publicação patrocinada...