Eu dei PODER ao ChatGPT
Consumir a API do chatGPT com código nao é novidade para nenhum programador. Assim estão fazendo empresas para chatbots e até jogos, comos o Lucas Montano. Eu também me aventurei e tentei encaixar eles nos meus projetos. Eu descobri talvez uma nova abordagem.
Muito se fala sobre a inteligencia do chatGPT, mas a incapacidade dele de agir por contra própria. Ele por conta própria não quer nada. Nao deseja nada e obviamente não faz nada sozinho. Mas e se ele fosse capaz? Estariamos vivendo então o domínio das IAS?
Eu tenho uma aplicação rodando e de vez em quando eu preciso executar algumas funções quando nao estou no PC. Por exemplo, gerar uma mensagem para alguns usuários. Com o GPT conectado ao meu código, bastava eu mandar uma mensagem no telegram para o bot conectado a aplicação e o chat executava os comandos correspondentes. Eu comecei fazendo isso para uma funçãozinha ou outra, até que eu notei que o chat estava com muita responsabilidade sobre a minha aplicação. ignorei.
Ele basicamente respomde uma mensagem do tipo:
#executarComandoX#. Eu capturo o valor por regex e executo a função que ele quer. Claro, tive que ensinar e dar todo o contexto do que ele pode fazer.
Até aí, eu tomava as decisões. Então eu pensei:
E se ele tomasse as decisões?
Minha aplicação recebe alguns dados periodicamente e precisa-se tomar decisão sobre esses dados gerados. Eu fiz ele tomar as decisões, executar os comandos, colher os resultados e tomar decisões sobre esses resultados. O chatGPT tomou o controle da minha aplicação e esta agindo por conta própria..
Eu fico me perguntando e se minha aplicação tivesse maiores poderes? E se alguém dar poderes, assim como eu fiz, para meios ilegais?
Quanto tempo demorá para as IAS terem as condições físicas e intelectuais iguais ou até maiores que as dos humanos?