Executando verificação de segurança...
2

[Dica]: Dar um passo maior que a perna pode ser bom para os estudos (entenda o contexto).


Muitas vezes não evoluímos por que isso custa caro. E dar o passo maior que a perna pode ser a solução (explicação ao final).

Você vai precisar gastar mais energia para sair da zona de conforto.
Talvez mais do que você imagine!

Por isso, preferimos enganar a nós mesmos e continuar estudando mais do mesmo, compramos cursos, aprendemos até um certo ponto e depois repetimos o ciclo em outro curso ou material. (Não importa a técnica, nosso cerebro é mt bom nisso).

Percebi isso em várias pessoas, geralmente são as pessoas que falam que não saem do lugar, que não evoluem com o tempo.

Obs: Não estou falando de quem tem alguma questão de saúde mental, nesse caso, apenas um profissional da saúde poderá falar. Estou falando daquela pessoa que está em boas condições de continuar, mas não continua por pura procrastinação mesmo.

Isso é massacrante, a pessoa sabe que precisa continuar, mas não tem forças para vencer essa barreira (cabo de guerra com o cerebro). Quase todas as vezes ela perde e na próxima vez, ela está mais fraca.

Fiquei assim por muito tempo, então sei como é a sensação de alguém nessa situação... Porém, esses dias, tomei uma atitude que me ajudou muito e vou deixar aqui o meu relato:

Se me ajudou, pode ser que te ajude também!

Eu estava tentando fazer um curso a muito tempo, mas não passava da parte que eu já tinha entendido. Fazia uma aula, meio que sentia que não tinha aprendido tudo, tinha que rever o conteúdo ou então ficava nos exercícios etc, isso demandou mt tempo parado no mesmo nível, (Culpa do perfecionismo).

Foi então, que um amigo com mais experiência me disse para "ignorar" a parte básica, pq eu já tinha entendido as partes principais e que deveria pular uns 3 módulos para frente, (ele me "avaliou" e me direcionou para o ponto onde achava bacana eu continuar). No início foi estranho, eu achei que não fazia sentido, mas decidi fazer o que ele me disse. Nesse momento, tudo é valido.

Pulei alguns módulos para frente...

Quando cheguei nos próximos módulos do curso, percebi que conseguia entender de certa forma, mas claro, com mais dificuldade. Afinal de contas, tinha deixado passar algumas coisas. Mesmo assim, continuei e segui estudando.

Então comecei a perceber que precisava voltar para entender alguns pontos, mas agora fazia sentido o porque eu precisava entendê-los. Ficou mais intuitivo de estudar!

Resumidamente, minha dica é:

(Dado o contexto)

Dê um passo maior que a perna.

No início, vai parecer ruim... Mas com o tempo você vai perceber que somente assim você será "destravado".

Você vai começar a perceber que precisa voltar para aprender alguns conceitos que ficaram para trás e então volte, aprenda e retorne de onde parou.


Se fizer sentido pelo menos para 1 pessoa, já valeu o meu tempo de escrever!

Obg por ler até aqui,
Valeuu!

Carregando publicação patrocinada...
2

Isso é interessante e é verdade. O problema sempre será qual o tamanho do passo. Precisa dar um passo maior porque alonga a perna, ou a quebra. Se for um passo curto não evolui, se for muito longo não aprende direito, erra, treina esse erro, e sempre o fará.

Sempre que a pessoa pila etapas e faz o que não está preparada corre o risco de ter uma formação do tipo queijo suíco. E isso está cada vez mais comum. A pessoa tem pressa e fica tudo capenga. Se forçar a ir mais para frente não pode ser deixar de lado algo importante. Se a pessoa não fechou bem algo e for para o mais avançado vai pagar um preço alto.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Maniero, td bem? Fico feliz quando você responde meus posts pq tenho ctza que a discussão vai para um ponto mt legal de discutir kkkk.

Concordo muito contigo, por esse motivo eu não queria pular alguns módulos de estudo. Na minha cabeça eu iria ignorar os fundamentos e avançar demais. Mas a questão aqui é outra, eu já tinha aprendido aquilo e o meu perfecionismo me mantinha no mesmo lugar. (por isso é muito particular e depende do caso).

Foi um artifício para me destravar a voltar a evoluir.

Agora eu fico voltando para ver 1 parte ou outra que antes não conseguia ver, porque estou precisando. Mas agora quando eu volto para estuda-la, tudo faz mt mais sentido, talvez pq vi sua aplicação.

Outro ponto que você ressaltou é que o passo precisa ter um tamanho ideal, não pode ser mt maior que a perna, e também concordo. Por isso, no meu caso foi ótimo ter um amigo com mais experiência para me falar o tamanho do passo.


Maniero, Aproveitando o espaço, vou te perguntar uma coisa que não tem relação com o post:

Sempre leio todos os seus posts a leitura é mt produtiva e fluida, já pensou em escrever algum livro que aborde algo da área ?

Seria mt bacana para a comunidade!

Não sei se já existe algum autor que aborde esses assuntos de decisão de carreira, inteligência emocional nessa área etc...

Desculpe se possui outros materiais e eu acabei não encontrando.

2

Já sim, mas não sei se teria sucesso. Várias pessoas me pediram, e quem sabe um dia saia. Não quero fazer curso, mas um livro. O problema é que estou virando uma chave na minha vida, e isso não será prioridade. Quem sabe um dia saia, se o portal que vou fazer tiver algum sucesso, apesar de nenhum interesse comercial, pode animar-me a fazer algo mais. Livro é muito sério, preciso de muito comprometimento, precisa ser melhor do que faço respondendo rapidamente para as pessoas (e não sou bom com textos) e precisaria de algum retorno financeiro pelo trabalho que dá, e é difícil conseguir isso. Mas vamos ver...

Obrigado pelas palavras. É sempre bom ver quando sou compreendido e vejo que ajudo. Se todo mundo fizer um pouco, nós todos vamos evoluindo, por isso valorizo postagens que trazem alguma coisa útil para o desenvolvimento das pessoas.

1

Com certeza seria um sucesso. Acredito que é uma área pouco publicada.

Sim, com certeza tem que ser algo sério e feito com muito cuidado, bem mais sério do que responder o pessoal nas comunidades. Mas se com o nível de foco que você coloca nas comunidades já fica muito bom, imagine num livro! kkkk Com ctza ficaria muito bom!

Abração!! e obg pelas respostas de sempre.

1

Bom dia brunoalecio,

Concordo com você que dar um maior passo ajuda a se desafiar mais, porém acho que essa informação tem que estar aliada com esta aqui Estude como um Jovem Milionario Europeu!: Uma explicação ciêntifica/psicologica para a sua dificuldade em programação..

O estudo tem que levar o seu potencial intelectual atual, se estiver além, existe uma grande probabilidade de frustração e perda de tempo, somente.

Por exemplo, se alguém vai estudar computação quântica, é legal entender o conceito de quântico (experimento imaginário do gato de schrodinger) antes de entender o que é um qubit.

1

Olá, GTEX. Td bem?

Muito bem pontuado. Com certeza os casos são bem particulares e exige muito cuidado. Como falei em outro comentário mais abaixo, acredito que o que me ajudou muito foi ter um amigo mais experiênte que pode me "avaliar" e me direcionar para o caminho certo e também me dizer qual o tamanho do passo que eu deveria dar. Sem dúvidas isso foi o diferencial para não acontecer o que você comentou, frustração e perda de tempo.

Obg por acrescentar!