Iniciante? Saiba disso antes de por a mão na massa!
Se você é iniciante em programação (assim como eu), provavelmente está aprendendo alguma linguagem de programação e praticando seus primeiros desafios de lógica e algoritimos. Esse momento é crucial para entender o que é o trabalho "mão na massa" de um programador e ver se realmente é isso que você almeja exercer profissionalmente.
Porém, nesse começo fica omitido algumas informações a respeito da atuação do desenvolvedor em si, principalmente se você está aprendendo por um curso de programação pela internet (foi o meu caso). Então nessa publicação tentarei passar alguns tópicos a partir da MINHA VISÃO do que todos os iniciantes deveriam começar sabendo.
Um software não é isolado
No começo é comum a fazer coisas pequenas de programação para apendermos os conceitos básicos, mas em um determinado momento de prática atrás de prática pode surgir duvidas a respeito daquilo que você que você está programando: "Pra que isso serve?", "Aonde vou usar isso?".
Então aqui retomo o subtitulo, "Um software não é isolado", talvez tenha ficado meio vago essa frase mas você vai entender. Um software não surge do nada, ele sobrevem a partir de uma necessidade do mundo real, ou seja, programas não são feitos para computadores, são feitos para atender as necessidades humanas, desde as mais primitivas como lembrete de tomar água (aproveita já toma o seu golinho também) a programas que analisam o Tempo (previsão de chuvas, temperatura, etc).
Entendendo isso, passe a dar olhos para como criar/entender um projeto que gera valor para pessoas ou empresas, antes mesmo de começar a escrever códigos. Ao olhar para um problema real, analise quais são as necessidades dele, como você consegue resolver através de um software (não se preocupe em ser algo grandioso). Tomando esse passo antes de práticar ou aprender alguma tecnologia pode gerar em você o pensamento mais crítico, além de que não apenas irá escrever linhas de comando esperando que algo caia do céu e você construa o próximo Amazon.
Aqui deixo um vídeo que acredito que possa deixar esse ponto mais lúcido, e também por ser de alguém que tem mais propriedade sobre o assunto. (Não se assuste com o título).
Pare de Aprender e Comece a FAZER
Linguagem de programação é ferramenta
Entenda que a liguagem é uma ferramenta que o desenvolvedor utiliza para resolver problemas. Com isso, não se prenda muito a uma, ou melhor, não se case com uma. Saiba que o mundo da tecnologia é volátil, então a qualquer momento sua linguagem do coração pode se tornar defasada ou a empresa que você trabalha pode mudar a linguagem que desenvolvem um produto da noite para o dia, isso pode acabar lhe deixando frustrado.
Tendo essa percepção, se apegue aos conceitos que podem ser aplicados para resolver algoritmos de forma geral. Se você for mais afundo, de certa forma, "todas" as linguagens podem resolver os mesmos problemas, a diferença é que uma ou outra tem funcionalidades que servem melhor para determinados cenários, mas isso é analisado de acordo com a necessidade do projeto. A medida que se ganha maturidade você irá saber qual pode se aplicar melhor.
Traçar um objetivo
Um dos problemas mais comuns a qual acredito que as pessoas enfrentam atualmente é a falta de um objetivo claro, em especial aos jovens (tenho 18). Com a inundação de contéudos e conhecimento que adquirimos na internet podemos nos sentir perdidos em qual rumo seguir, muitas vezes por enxegar possibilidades que nos convém e eventualmente possamos realizar, porém são tantas opções que nem metade conseguimos fazer, gerando frustração até problemas psicológicos.
Aonde quero chegar com esse papo de aluno da federal. Bom, se você encontra problemas com a falta de um objetivo, pesquise de antemão sobre 👉você👈, tire um tempo para fazer uma reflexão, entenda seus gostos, o que te motiva a fazer algo, de onde surgiu seus desejos, que caminho você fez para chegar aqui.
Agora sim, entendendo quem é o seu ser, pesquise que áreas (aqui em especial com a TI) compactuam com a sua personalidade, gostos e coloque esse objetivo. Tente botar um prazo para essa realização (seja flexível).
Um pedido de desculpas ao leitor
Aqui nessa parte vou falar um pouco dessa gambiarra textual que eu fiz. Desde já peço desculpas ao leitor que achou essa leitura um tanto confusa, sem nexo, pouco embasada, erros grotescos de português, enfim, me deu essa grande vontade de escrever algo a respeito desses assuntos logo quando acordei de manhã. Essa foi minha primeira tentativa de escrever algo que possa ser útil para alguém, nesse caso em especial para os iniciantes como eu. Ainda falta bastante coisa que essa publicação poderia ter, mas como aqui no TabNews é aberto para todos interagirem, fica o incentivo para você que acredita que possa complementar essa publicação.
Outro ponto é que ainda não tive experiência na área do desenvolvimento, então essas são minhas colocações a respeito do que estudei e assisti até o momento e que acredito que possam ser validas para galera iniciante.