php.ini não funciona! - SOLUÇÃO
Passei uns perrengues muito grande esses dias pelo seguinte motivo:
Eu alterava o meu php.ini em relação às extensions e ele simplesmente parecia não funcionar! Não importa que alteração eu fizesse, não adicionava extensão nenhuma, nem as próprias extensões do PHP que vinham nele por padrão, como o MySQLi ou a biblioteca GD.
Tentei de TUDO TUDO mesmo, e já havia até desistido, mas apareceu um projeto de extrema importância em que eu realmente precisava resolver isto para continuar meu trabalho. DEPOIS DE MUITA LUTA, eu me lembrei de uma coisa:
Eu tinha esquecido que quando a gente setava as variáveis de ambiente Path para o PHP, do caminho do nosso servidor web (no meu caso, o XAMPP, que não estava instalado no local padrão), a gente tinha acesso ao arquivo executável do php (php.exe) por meio do prompt de comando.
Então me veio o glympse! O que eu fiz para verificar se tinha algum problema com meu PHP, foi simplesmente digitar
php -v
A tela então exibiu-se cheia de erros, coisa que eu não vi em NENHUM lugar sobre isso. Então eu venho aqui falar: se você está tendo problemas com seu php.ini, adicione as variáveis de ambiente correspondentes ao caminho que você instalou o seu servidor app de servidor (no meu caso o XAMPP), e execute o comando supracitado.
Caso você execute o comando, e apareça várias mensagens, alguma coisa está errada, é só seguir as mensagens que tudo dará certo. Sua tela após o comando, se estiver tudo okay, tem que se parecer com esta:
C:\Users\breni>php -v
PHP 8.2.0 (cli) (built: Dec 6 2022 15:31:23) (ZTS Visual C++ 2019 x64)
Copyright (c) The PHP Group
Zend Engine v4.2.0, Copyright (c) Zend Technologies
Infelizmente não lembro de como resolvi o problema especificamente, e só tive a ideia de postar aqui no Tabnews algum tempo depois, para ajudar outras pessoas. Mas basicamente, tudo que eu precisei para resolver o problema, e não achava em lugar nenhum, foi isso.
Novamente:
1. Adicione as variáveis de ambiente ao caminho do PHP de onde você instalou seu app de servidor
2. execute o comando php -v
3. Se aparecer uma mensagem acima, está tudo okay. Caso contrário, procure resolver de acordo com o que está escrito nas mensagens de erro.
Espero ajudar vocês, Tamo junto ^^