Executando verificação de segurança...
1
brdneo
2 min de leitura ·

Questionando minha paixão

Não sei muito bem como externar isso que se passa na minha mente, mas vou tentar ser o mais direto e reto nesse meu pensamento.

Eu sou apaixonado por tecnologia, robôs, sistemas e o mundo da programação no geral. Eu realmente sinto que tudo isso é o que quero para minha vida e, desde pequeno, sempre saí fuçando tudo na internet para descobrir mais e mais. Recentemente, comecei a estudar programação pra valer, entrando na área de front-end e um pouco de back-end. Até entrei na faculdade de ADS, e não vou negar que tenho esse sentimento de que comecei meio tarde a levar para a vida profissional esse mundo que sempre me encantou.

Estou estudando os fundamentos de programação, lógica, algoritmos e, principalmente, a parte front-end. Tudo isso agregado à graduação que estou fazendo. No entanto, é aí que chega no ponto em que minha mente parece estar meio dispersa demais disso. Em vários momentos, estou estudando JavaScript ou outra linguagem, e do nada, minha mente meio que perde total o foco nisso, e eu simplesmente paro os estudos para fazer alguma coisa totalmente diferente, como ver um vídeo sobre análises de futebol ou ler algo sobre astronomia. Qualquer coisa que não esteja relacionada à programação porque sinto um esgotamento muito grande estudando isso. Eu não sei como explicar. Eu amo programação e realmente estou disposto a aprender e querer codar, mas quando acontece isso, eu fico meio frustrado. Logo depois, volto a estudar normalmente, mas está ficando muito comum isso.

Eu estudo bastante durante o dia, e isso não acontece depois de alguns minutos, mas está sempre acontecendo. E aí que me vieram esses "questionamentos" sobre se é realmente isso que quero. Eu até comecei a ler sobre outras áreas para ver como eu me sinto sobre isso, como QA, UI design, segurança cibernética.

Será que codar não é para mim? Será que eu me daria bem fazendo mais a parte visual como design? Será que eu seria melhor testando? Sei que é um problema que muitas pessoas têm e que, com o tempo, eu vou achando, mas chegar no ponto de questionar algo que amo me fez ter essa reflexão. Eu queria ouvir mais opiniões sobre isso, como outras pessoas lidam com isso, quais métodos podem ajudar nesses momentos, se é normal amar algo, mas mesmo assim, acontecer coisas assim.

Ouvir a comunidade dev tem me ajudado muito em diversas coisas, e acredito que nisso que estou passando não seria diferente. Obrigado a todos.

Carregando publicação patrocinada...
1

Procure ajuda médica.
No seu caso é faculdade, já no meu foi trabalho.

Sempre cansado

Eu estava assim também, as 16:00 hs da tarde, já estava insuportável trabalhar, quando dava 18:00 hs eu largava tudo para ir descansar, mas com uma sensação horrível, enquanto meus colegas de trabalho rendiam muito, trabalhavam com afinco, 18:00 hs ainda estavam alertas, continuavam o trabalho até tarde da noite.

Malditos workholics

Eu achava que todos eram malucos e doentes, pessoas do tipo workholics.
Andava ansioso, com medo de ser demitido a qualquer momento, quando me chamavam, meu coração disparava, muitas dúvidas na minha cabeça, "é agora?", "vão reclamar?", "vão me demitir?"...

Solução - cursos?

Eu me cobrava constantemente, ficava fazendo um curso para me equiparar, nem era presencial, era online, fazia a qualquer momento, todo dia era 1 ou 2 aulas, quando perdia uma aula, me sentia culpado, mais ansioso, no dia seguinte tinha que fazer o dobro de aulas porque perdi aulas ontem. No meio do curso já não lembrava o que aprendi no início do curso...
Mais perguntas na minha cabeça, "e se me perguntarem algo?", "preciso estudar", "preciso saber tudo"

Solução - ajuda médica

Eles são realmentes workholics, ou há um problema comigo?
Como pago uma grana preta em convênio médico, foi então que resolvi passar na psiquiatria.
Agora tomo sertralina e ritalina.
Minha vida mudou, sem ansiedade, sem dúvidas na minha cabeça, trabalho até as 18:00 hs de boa, se precisar ficar até tarde sem problemas.

1

Já pesquisou na internet ou aqui mesmo sobre isso? Porque é recorrente.

Eu mesmo já respondi inúmeras vezes, que até cansei.

Se a pessoa não conseguir obter a resposta por conta própria é grave o suficiente para procurar ajuda profissional invidualizada, não conselhos de pessoas aleatórias na internet.

Lamento sempre quando alguém está perdida. Raro encontrar alguém que não esteve em algum momento. Mas precisa achar um rumo e não piorar as coisas com ideias sem sentido que pode obter de leigos.

Existem problemas mentais que atrapalham. Exite o fato que muita gente hoje está tão infectada pela vida moderna, por informação a galope, redes sociais e outras coisas, que não conseguem mais ter atividades produtivas.

Não dou dianóstico de nada, até quando não envolve saúde, que seria crime de charlatanismo, mas eu já vi muita gente dizendo amar e agindo como se não amassasse, maltratando, desprezando, desrespeitando, não fazendo contribuições positivas, não se dedicando, etc. Isso não parece ser amor. Pode ser algo passageiro, tem que investigar.

Ninguém sabe o que é bom para você. Esse tipo de postagem é só sinal de desespero. E por isso o único conselho que posso dar está nos primeiros parágrafos.

Se está ouvindo conselhos de pessoas aleatórias e ainda não resolveu, novamente, precisa fazer algo mais seletivo porque não é algo simples.

Espero que ache o caminho. Ou quem sabe recba um conselho que realmente mude algo, mas não costumo ver por aí.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Acho que isso é algo muito recorrente na vida de quem começa a estudar programação. E sim, também já passei por algo parecido.

O que eu percebi depois de um tempo, é que eu estava me cobrando muito. Eu começava a estudar em uma noite ai qualquer, e já achava no outro dia de manhã que seria o melhor naquilo.

Além disso, outra coisa que eu percebi é que como hoje em dia temos acesso há muita coisa na palma das nossas mãos, acumulados muita informação em pouco tempo e isso acaba causando um tipo de burnout. Por exemplo, o que acontecia comigo, eu queria estudar um assunto X, começava a ver vídeos sobre X e quando percebia já estava "aprendendo" sobre o resto do alfabeto (e aquele assunto X que eu queria, tinha ficado mais difícil e mais distante pela quantidade de informação).

O que me ajudou foi dar um passo de cada vez, não querer aprender tudo em um dia só, até porque não tem como. Você pode usar esses apps para programar seus estudos como notion, trello etc. Tenha calma, tudo vai chegar no seu tempo.

1

Isso é absolutamente normal na nossa área (e em muitas outras também), porém, não deveria ser assim.

Ansiedade, perda de foco, procastinação, depressão, sensação de incopetência, estresse, sobrecarga mental, são todos sentimentos que temos vez ou outra, por diversos motivos, no mundo profissional. Algumas vezes isso persiste por mais tempo, outras por menos, as vezes conseguimos lidar sozinhos, as vezes não.

O ideal é buscar ajuda profissional o quanto antes, pois assim você tem mais chances de resolver o problema na sua raiz. Meu conselho é buscar uma psicóloga, fazer uma avaliação, a profissional saberá te direcionar melhor do que qualquer um de nós aqui.