Questionando minha paixão
Não sei muito bem como externar isso que se passa na minha mente, mas vou tentar ser o mais direto e reto nesse meu pensamento.
Eu sou apaixonado por tecnologia, robôs, sistemas e o mundo da programação no geral. Eu realmente sinto que tudo isso é o que quero para minha vida e, desde pequeno, sempre saí fuçando tudo na internet para descobrir mais e mais. Recentemente, comecei a estudar programação pra valer, entrando na área de front-end e um pouco de back-end. Até entrei na faculdade de ADS, e não vou negar que tenho esse sentimento de que comecei meio tarde a levar para a vida profissional esse mundo que sempre me encantou.
Estou estudando os fundamentos de programação, lógica, algoritmos e, principalmente, a parte front-end. Tudo isso agregado à graduação que estou fazendo. No entanto, é aí que chega no ponto em que minha mente parece estar meio dispersa demais disso. Em vários momentos, estou estudando JavaScript ou outra linguagem, e do nada, minha mente meio que perde total o foco nisso, e eu simplesmente paro os estudos para fazer alguma coisa totalmente diferente, como ver um vídeo sobre análises de futebol ou ler algo sobre astronomia. Qualquer coisa que não esteja relacionada à programação porque sinto um esgotamento muito grande estudando isso. Eu não sei como explicar. Eu amo programação e realmente estou disposto a aprender e querer codar, mas quando acontece isso, eu fico meio frustrado. Logo depois, volto a estudar normalmente, mas está ficando muito comum isso.
Eu estudo bastante durante o dia, e isso não acontece depois de alguns minutos, mas está sempre acontecendo. E aí que me vieram esses "questionamentos" sobre se é realmente isso que quero. Eu até comecei a ler sobre outras áreas para ver como eu me sinto sobre isso, como QA, UI design, segurança cibernética.
Será que codar não é para mim? Será que eu me daria bem fazendo mais a parte visual como design? Será que eu seria melhor testando? Sei que é um problema que muitas pessoas têm e que, com o tempo, eu vou achando, mas chegar no ponto de questionar algo que amo me fez ter essa reflexão. Eu queria ouvir mais opiniões sobre isso, como outras pessoas lidam com isso, quais métodos podem ajudar nesses momentos, se é normal amar algo, mas mesmo assim, acontecer coisas assim.
Ouvir a comunidade dev tem me ajudado muito em diversas coisas, e acredito que nisso que estou passando não seria diferente. Obrigado a todos.