Executando verificação de segurança...
6

Ideias de produtos de MicroSaaS em cima de API's

APIs (ou Interfaces de Programação de Aplicativos) não são novidade, contudo, o que há de novo é o trabalho com um conjunto de APIs e a permissão para que os usuários utilizem esse conjunto em uma única conta.

Alguns players:

NoCodeAPI: A forma mais fácil de se conectar com APIs. Economize tempo e dinheiro na configuração de Google Sheet, Airtable, Google Analytics, Twitter, Telegram, Open Graphi API, MailChimp, e mais de 50 APIs de aplicativos, sem qualquer back-end.

APIStacks: Automatize o seu negócio com APIs rápidas, escaláveis e confiáveis.

AbstractAPI: Automatize o trabalho do dia-a-dia de desenvolvimento com o conjunto de APIs do Abstract. Atende bilhões de solicitações para mais de 1.000.000 de desenvolvedores e usuários no mundo todo.

Indo mais adiante

API Bundles, API Packs, API Combos, API Stacks - A maioria dessas expressões refere-se a mesma coisa, ou seja, junte vários APIs em uma simples solução Micro-Saas, e deixe que os usuários utilizem qualquer API que quiserem, em um único plano.

Qual é a sacada aqui e por que alguém preferiria algo como isso? As pessoas amam combos e pacotes. Ainda que um usuário queira somente um API para utilizar, lhe dê a chance de conhecer uma plataforma que oferece tanto APIs isoladas quanto combos de APIs. O usuário prefere combos, e a razão é simples: as necessidades das pessoas podem mudar a qualquer momento, e se alguém está oferecendo uma combinação de APIs praticamente pelo mesmo preço de uma API isolada, por que não optar pelo combo?

Para entendermos melhor, vamos dividir os tipos de APIs em duas categorias:

  1. APIs universais: Essas APIs são universais. Por exemplo: conversão de moeda, captura de tela da página da web, localização de endereço de IP, etc.

  2. APIs de plataforma: Essas APIs são específicas para algumas plataformas, como Google Sheets, Telegram, Facebook, Twitter, etc.

Então, o que os desenvolvedores estão fazendo aqui? Podem ser duas coisas:

  1. Criar uma API para funcionalidades gerais.

  2. Oferecer uma API de fácil acesso com base nas melhores APIs de plataformas que já existem. Também chamamos isso de criar um wrapper para APIs existentes.

Artigo completo: https://microsaas.substack.com/p/criei-produtos-de-ate-r-10k-de-mrr

Carregando publicação patrocinada...