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Atualizações do ecossistema de MicroSaaS brasileiro

Resolvi fazer um artigo tirando uma fotografia do que os desenvolvedores e empreendedores de MicroSaaS estão fazendo atualmente.

Veja o artigo completo aqui: https://microsaas.substack.com/p/atualizacoes-e-metricas-do-mercado

Nasce para ser pequeno, por natureza.

Quando digo pequeno, não me refiro à faturamento, mas, me refiro a tamanho de equipe e empresa, principalmente porque o produto é simples e resolve muito bem um problema ou dois.

Atua em um mercado de nicho, e o tamanho do mercado não é tão relevante.

O mercado sempre estará atrelado ao crescimento e às oportunidades. É claro que um nicho muito específico vai ter um teto de crescimento e os canais tendem a saturar mais rapidamente, mas, o objetivo do empreendedor é resolver um problema muito específico, longe das massas.

Tende a ser um produto mais “self-service” - em que os clientes compram a assinatura sem a dependência de um vendedor ou do fundador. Produtos PLG (Product Led Growth) estão ficando mais comuns

(saiba mais sobre PLG na news do nosso parceiro Builders 2 Builders).

Os produtos não podem depender do fundador ou de um time para ser vendido. É natural que, às vezes, seja necessário responder dúvidas dos clientes (o que é bastante comum no suporte pós-venda,) porém, o objetivo do Micro-SaaS é operar, independentemente da disponibilidade do fundador.

Tem custos sempre enxutos, e margem alta (75%+)
Por padrão, os Micro-SaaS tendem a ter um custo muito baixo de manutenção e infraestrutura. Em teoria, o maior custo costuma ser o gateway de pagamento (e os impostos) e, às vezes, API’s de terceiros.

Seu crescimento é atrelado a canais pagos, no curto prazo, e orgânicos, no médio/longo prazo, mas, raramente ao processo de outbound.

Os desafios do Micro-SaaS que vendem para B2B Mid market ou enterprise acabam sendo o ciclo de venda longo, os faturamentos longos, a burocracia na homologação do cliente, a dependência de pessoas para escalar as vendas, e assim por diante.

Uso frequente de serviços compartilhados (freelancers).

Por fim, o maior desafio dos Micro-SaaS, depois que estabelecidos público alvo + fit do produto + modelo de precificação, é a expansão (verticalização ou horizontalização), junto a diferentes estruturas comerciais e canais. Suporte não é um problema muito grande e, normalmente, os fundadores fazem isso dentro de casa, com uma pessoa de confiança (seja um sócio, familiar ou funcionário).
Por padrão, os Micro-SaaS tendem a ter um custo muito baixo de manutenção e infraestrutura. Em teoria, o maior custo costuma ser o gateway de pagamento (e os impostos) e, às vezes, API’s de terceiros.

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