Como se organizar para realizar um oceano de tarefas
Introdução
A idéia desse post aqui no tabnews é propor uma discussão sobre como realizam planejamentos, e ferramentas para isso, também expondo meu relato sobre como realizo meus planejamentos, já que geralmente todas as técnicas que ensinam me fazem planejar um dia com 72 horas ao invés de realmente com um tempo confortável para realizar minhas tarefasDesenvolvimento
Quando tenho diversas tarefas para realizar, costumo anotar e colocá-las em ordem de prioridade, assim fica fácil manusear e organizar elas onde ficam melhor encaixadas, fazendo isso em 4 prioridades:- Diárias
- Imediatas
- Curto-prazo
- Longo-prazo
Diária
Coloque nessa lista todas as tarefas que você precisa fazer todos os dias(ou quase todos), essa lista vai servir de lembrete para que não se esqueça delas e lembre no meio de outra tarefa, imagine isso como um remédio diário que você tem que lembrar de tomar uma vez ao dia e não pode ficar pensando outras vezes se já tomou para que não tome mais de uma vez ou tome no horário errado.Um adendo
Essa lista não pode ser feita em locais que abre pouco, como cadernos ou aplicativos sem foco para anotações, e precisa ser feita em lugares que você mexe muito, gosto de fazer no papel e colocar em lugares que vejo todo dia, como em frente a tela do computador, já que precisaria ver o papel antes de realizar qualquer tarefa, também sendo interessante colocar em algum lugar que você veja varias vezes, para tarefas que precise realizar em diferentes momentos do dia, ou lembretes para olhar a lista mais de uma vez, lembre de anotar ela separada mas também de anotar junto com todas as outras, para que sempre que for olhar as outras, também verificar se você não precisa fazer nada nos interludios entre tarefas.Imediatas
Anote essa lista diretamente na sua lista de tarefas, as coisas que você precisa fazer agora ~~ou que já deveria ter feito~~, defina da mais fácil para mais díficil, assim realizando a máximo delas o mais rápido possível(priorize as mais fáceis, as que já deveria ter feito e depoos as mais complexas).Curto prazo
Aquelas tarefas que você precisa de algumas horas para fazer, porém ainda tem um prazo de alguns dias e não exigem tanta atenção agora, porém não tem prazos longos para serem feitas e requerem atenção assim que possível, anote os prazos de cada uma delas, e as organize assim, marque as mais fáceis e comece as realizando, vão te dar pique para fazer as outras, depois de fazer as mais fáceis ou rápidas, comece as que tem um prazo mais curto, já que requerem mais atenção.Longo-Prazo
Assim como as de médio prazo, porém as que tem tempo de meses, e podem ser deixadas para outro momento(evitando deixar para ultima hora) separe-as em dificuldades e prazos, assim como nas de curto prazo, porém marque dias especificos para realizar, não precisa fazer todas no mesmo dia, mas é interessante já começar e criar assim um rítmo para fazer.Conclusão
Nenhuma das coisas ditas aqui são absolutas, é só um método que utilizo para organizar o que tenho para fazer, e aceito também dicas de como melhorar isso, é importante também ter em mente a necessidade de intervalos, não colocar tarefas a mais ou impossiveis aqui, já que isso te desmotivaria de ver uma lidta gigante de coisas para fazer.Apêndice
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Meu github está meio abandonado enquanto faço esse post mas minha meta de ano novo é organiza-lo, então da um pulo lá depois e se possível, da uma favoritada pra ver quando eu arrumar. =)
https://github.com/blaxprism