Executando verificação de segurança...
2
biel
4 min de leitura ·

💈 Como me barbear fez eu desbloquear rotinas na minha vida.

“Não faz sentido!”

Sim. eu entendo. Eu também pensaria o mesmo se estivesse lendo o título do artigo pela primeira vez. Mas a verdade é que faz sim todo sentido. Mas calma, vou explicar tudo.

Basicamente isso é algo que aconteceu comigo recentemente e me fez refletir em como eu poderia de uma vez por todas desbloquear a habilidade de desenvolver rotinas saudáveis em todas as áreas da minha vida.

A coceira infernal

Eu sou uma pessoa que particularmente não gosto muito de barba, e sempre me esforcei muito para deixar ela sempre feita, principalmente pelo fato de sempre estar presente em reuniões importantes pra mim. Meu problema maior é que eu nunca conseguia criar o hábito de me barbear e fazer disso uma rotina do minha semana. Então eu sempre me pegava comparecendo a uma reunião com a barba por fazer chateado por que não lembrei de fazer, e claro, depois de me olhar no espelho 5 minutos antes de começar a reunião que eu lembrava dela.

Mas o problema maior não era esse. Eu sentia uma coceira infernal durante mais ou menos umas 48 horas após me barbear. O meu cérebro até então nunca tinha conectado uma coisa com a outra. Pelo menos isso é o que parece.

No final das contas o meu subconsciente já havia processado tudo e, conscientemente eu que não havia entendido: sempre que eu me barbeava eu sentia a coceira infernal na pele, isso me incomodava tanto que meu cérebro registrava em meu subconsciente a memória ruim. Agora sempre que eu pensasse em me barbear, automaticamente meu subconsciente iria acionar a memória ruim, sem perceber eu mesmo acabava me desviando de executar essa tarefa, e, voilá! Eis a raiz da minha procrastinação pra fazer a barba.

Como transformei minha memória

Depois de cansar das coceiras eu resolvi me preparar melhor para o momento de me barbear, eu simplesmente, fui até uma loja de cosméticos, comprei um barbeador de qualidade para reduzir a agonia na hora de raspar a barba, um creme de barbear e um creme pós barba.

A partir desse momento eu seguia sempre o mesmo processo: creme de barbear > lâminas de qualidade (trocadas com bastante frequência) > creme pós barba (sempre após os banhos durante as 48 horas depois de fazer a barba).

Com isso eu reduzi em 85% a sensação ruim que eu sentia antes. A partir desse momento meu cérebro começou a reverter aquela memória ruim em algo agradável, eu simplesmente comecei a lembrar de me barbear todos os dias e eu não deixo mais de fazer. E tudo porque agora meu subconsciente entende que essa rotina está ligada a uma memória agradável.

O que tem á ver o c# com as calças

Nosso subconsciente não consegue nos deixar criar rotinas ou hábitos, mesmo que bons, se uma memória ruim estiver ligada a tarefa. (Uma memória ruim pode ser sensações também). Por exemplo: imagine que você queira criar uma rotina de estudos pra alavancar seu conhecimento em uma determinada área específica. Então você sempre tenta fazer isso após um expediente de trabalho. O seu cérebro já está cansado mas mesmo com sono vc se força a executar a tarefa de estudar. O resultado é que em menos de uma semana você simplesmente sai da rotina e não consegue continuar.

Você até está tentando fazer uma coisa boa, mas seu cérebro está sendo condicionado á uma sensação ruim que com certeza vai deixar registrado na memória do subconsciente, e agora toda vez que você pensar em estudar, seu subconsciente vai lutar contra a memória daquela tarefa e vai fazer você procrastinar ela.

Agora você entende como as condições em que você executa uma determinada tarefa podem afetar diretamente se você vai, ou não, conseguir criar uma rotina ou hábito com essa tarefa.

Crie hábitos e rotinas saudáveis

Esse tópico é totalmente dedicado aos comentários! Ao invés de colocar aqui um parágrafo do que fazer daqui pra frente, eu tenho total certeza de que nessa comunidade as pessoas que vão comentar esse post tem total capacidade de complementar esse conteúdo e contribuir pra esse desbloqueio. Conta pra nós aí! o que você faria agora depois de saber dessas informações?
Vou deixar algumas perguntas abaixo pra poder direcionar as ideias.

E AGORA? SERÁ QUE ESSE MÉTODO PODE TE FAZER TER MAIS PRODUTIVIDADE?

O que você quer fazer em sua vida?

O que você quer mudar?

Que hábitos e rotinas você gostaria de ter?

Quais condições podem fazer com que você sinta sensações agradáveis durante suas tarefas?

sua alimentação pode contribuir? (A hora que vc come e o que vc come)

Será que um sono de qualidade pode afetar suas memórias?

O que mais você diria que pode contribuir pra gravar memórias agradáveis de rotinas incríveis?

Carregando publicação patrocinada...