Executando verificação de segurança...
Em resposta a Arquitetura Limpa
2

Artigo muito interessante BreninCD, obrigado por compartilhar!

Clean Architecture é um caso bem interessante de uma frase que minha esposa fala com uma certa frequencia: "Não é porque você pode, que você deve" - Souza, Camila

Não nego que é um tipo de arquitetura muito interessante e que realmente ajuda a tornar as coisas mais testáveis, mas ficar preso a ela pode gerar um problema muito grande de negócio.

Veja só, muitas vezes no dia a dia de uma empresa você precisa lançar algo extremamente rápido para validar com seu cliente e ver se aquele produto tem market fit, e implementar tudo numa abordagem clean architecture, pode fazer você perder o timing.

Já trabalhei como Tech Lead numa startup onde os devs eram malucos pela Clean Architeture, e era um sofrimento pra lançar qualquer coisa.

Tem um vídeo do canal Dev Eficiente que aborda mais profundamente os motivos do porque em 99% dos casos você NÃO DEVE USAR clean architecture.

Clean Architecture: Provavelmente você não quer isso
https://www.youtube.com/watch?v=SQfpiDlYd0g

No mais, é excelente que devs iniciantes aprendam. Ela abre a mente para muitas formas de desacoplamento, mas usar em TUDO que você tem que programar é um tiro no pé.

Carregando publicação patrocinada...
1

Obrigado pelo comentário bgabraga!

E muito obrigado tbm por disponibilizar um outro ponto de vista acerca do assunto!

Após ler seu comentário e assistir o vídeo do Dev Eficiente consegui levantar alguns pontos, vou deixar minha opinão sobre os mesmos:

1 - Eficiência:

De fato, quando estamos falando de lançar um produto num curto espaço de tempo para validação, a arquitetura limpa pode ir contra a maré, mas acredito tbm que essa eficiência se pague ao longo do desenvolvimento, depois de um tempo codando conseguimos reutilizar muitas coisas que já foram feitas de uma forma segura.

2 - Microsserviços:

Devo admitir que sei pouco sobre esse assunto, então optei por deixar um vídeo que aborda o assunto e as experiências de grandes de empresas com a atilização de clean arch e microsserviços em conjunto:

188 - Arquitetura Limpa num mundo de MICROSSERVIÇOS? | theWiseDev Clean Architecture

3 - Estabilidade:

Como o próprio Alberto Sousa (Dev Eficiente) falou em seu vídeo:
"... E eu so passei na minha vida inteira, pelos projetos que trablhei e coisa do gênero, e provavelmente eu trabalhei em menos projetos talvez do que você está me vendo aqui no vídeo, mas a minha experiência é, eu passei por 1 projeto que a tecnologia ficou obsoleta e gente teve que trocar, esse projeto foi o projeto da alura..."

Trecho citado: Clean architecture: Provavelmente você não quer isso - 4:52

Eu acredito que se proteger em relação ao tempo e tecnologias obsoletas é uma medida que vale a pena ser tomada, tendo em vista que as evoluções e atualizações tecnológicas estão acontecendo em uma velocidade cada vez maior, por mais que seja pequena a probabilidade, se uma determinada tecnológia se tornar incoerente a necessidade da nossa aplicação devemos ser capazes de substituir a mesma, com a maior agilidade e segurança possível

Agradeço mais uma vez por compartilhar sua opinião e experiência, me fez pensar, refletir e enxergar o outro lado da moeda "Arquitetura Limpa", muito obrigado!