Executando verificação de segurança...
1

Não cometa o mesmo erro que eu cometi se você quer se tornar um programador

Eu cursei 2 anos de Engenharia de Computação na USP e odiei o curso, pois tem muitas matérias de Cálculo, Engenharia Elétrica e Física, que não tem nada a ver com TI. Só recomendo se você tem interesse em seguir na área de sistemas embarcados (programar para hardware).

Como eu não queria prestar vestibular de novo e tinha boas notas, acabei optando por transferência interna dentro da USP, e fiquei com 2 opções:

  1. Sistemas de Informação: é como se fosse um híbrido entre programação e administração voltada a TI.
  2. Ciência da Computação: foco maior em programação.

Acabei escolhendo Sistemas de Informação e estou me formando esse semestre. O curso me atendeu muito bem, pois tenho conhecimentos para seguir tanto para a área de programação, quanto para a área mais administrativa, que seria Gerente de Produto, Product Owner e Scrum Master.

Quanto a particular vs pública. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas uma coisa é certa para os dois tipos: você não vai conseguir aprender nada aprofundado se não for atrás por conta própria, a faculdade vai te dar apenas uma base e muitas vezes vai ser altamente teórica e nada prática.

A vantagem da pública é que você não paga e dependendo de onde você estudar vai acrescentar muito para o seu currículo. Ainda hoje muitos recrutadores acabam sendo enviesados pela instituição de ensino do candidato, porque em teoria se a pessoa passou em uma faculdade pública, ela já passou por um grande funil de seleção, que é o vestibular. Entretanto, a carga teórica da faculdade pública costuma ser bem maior do que a da particular e provavelmente você vai ter que ir atrás de aprender linguagens e ferramentas sozinho com uma maior frequência. Se você quer seguir carreira acadêmica, esse realmente é o melhor caminho.

Já a particular, dependendo de onde você estudar, pode ser que seja muito mais voltada para o mercado de trabalho e aí a teoria fica um pouco mais de lado, o que vai te auxiliar a ganhar conhecimentos práticos mais rápido sem ter que ir tanto atrás por conta própria.

Independente da sua escolha, não esqueça de ir atrás de conhecimento prático por conta própria!

Carregando publicação patrocinada...