Executando verificação de segurança...
8

[😫] Dev. Documentação VS Dev. Prático

Olá devs, meu nome é Arthur Bertoluci,

Hoje vim falar sobre um acontecimento que aconteceu comigo durante o ano de 2023, por volta de abril ou maio comecei a programar, mas logo percebi que em 2 meses estava lendo e estudando muito, mas não estava colocando nada em prática e isso estava me atrapalhando para levar os conteúdos para frente.

Então comecei a praticar e resolver desafios, logo percebi que o que eu fazia antes era completamente cansativo e chato. Porque tudo que aprendi foi realmente colocar à prova, quando sentei na cadeira e fiquei horas praticando e resolvendo tudo que via na minha frente e logo percebi que programar não é só sobre conceitos, mas principalmente sobre prática.

Bom, fiz algo breve para incentivar algumas pessoas que estão presas nesse hábito de apenas ler documentação ou assistir aulas, pois eu estava com esse péssimo hábito e aí apertei um gatilho me fez girar a chave.

Carregando publicação patrocinada...
3

O maior incentivo que uma pessoa pode ter é criar desafios para resolver. Pelo menos eu vejo assim. Algumas pessoas podem não gostar de desafios, ou nem achá-los na sua frente. Essas pessoas proavelmente deveriam fazer algo diferente de desenvolvimento de software. Com os desafios você verá que tem que aprender muita cosia. Se nada disso estiver acontecendo, algo errado está acontecendo e precisa ser corrigido.

Também precisa tomar cuidado para não abrir mão de nada que possa ajudar a abrir portas, até para exercer a critiavidade.

Observou? Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

-4
3

A pratica se torna viciante quando voce realmente gosta do que esta fazendo.
Mesmo havendo erros, voce nao desiste e vai ate o fim.
Mesmo sabendo so o basico, o desejo de criar algo grande e extrair o maximo daquilo que voce aprendeu, pode te prender num exercício basico por dias (falo isso por experiência própria)...

Praticar é chato quando se esta estudando algo novo, onde voce quer aprender cada vez mais porque achou algo super interessante.
Mas estudar se torna chato quando voce foca em praticar e arrumar soluções complexas e gigantes pra um desafio, quando este pode ser feito, as vezes, com apenas uma linha de codigo (o que envolve mais estudo e conhecimento tecnico pratico).

Claro que, nesse escopo, o cara precisa praticar de acordo com seu nivel de conhecimento.

Mas esse exemplo que dei foi pra ilustrar que quando gostamos muito de uma coisa, mesmo sem o nivel de conhecimento adequado pra uma tarefa, conseguimos realizar ela usando o que sabemos.

E isso é muito prejudicial. Aquela frase "Tudo o que é demais faz mal" se enxaixa bem nesse contexto.

Estudar demais e abandonar a pratica nao vai te trazer conhecimento pratico, so teorico - o que pode deixar voce sem saber o que fazer quando for botar a mao na massa.

Praticar demais e abandonar os estudos nao vai te trazer mais conhecimento teorico, so prático - o que pode dificultar muito seu trabalho e bagunçar seu codigo quando voce tentar resolver um problema simples, que as vezes com uma linha ou duas de codigo se resolve, e voce faz 1, 2, 3 arquivos que se correlacionam pra isso.

Entao a minha dica que dou pra voce é: Estude, mas nao tanto a ponto de te desestimular a praticar.
Pratique, mas nao tanto a ponto de te desestimular a estudar.

Quando voce pratica o que estudou, esta vendo formas de implementar a sintaxe, a logica, a coordenação... Com o tempo, voce vai vendo que a sintaxe de exemplo do livro ou curso que voce faz não é unica, e pode ser adaptada pra performar algumas funçoes de forma mais eficiente.

Quando voce consolida o que estudou com a pratica e vai pra outros estudos, muitas vezes voce vai com o pensamento: "nossa, ficou muito verboso/confuso/complexo. Preciso estudar mais pra melhorar isso".

E assim se cria uma cadeia de aprimoramento pessoal, onde voce estuda, pratica, aprende e estuda de novo pra aprimorar aquilo que voce aprendeu, ou aprender novos conceitos pra adicionar coisas novas àquilo que voce desenvolveu (pode ser um jogo de adivinhaçao de numeros. É um exercicio muito basico. Mas se voce levar isso a serio e sempre aprimorar ele de acordo com novos conhecimentos, pode ser um jogo de peso. Um jogo online, com uma interface braba, sistemas de recompensa, etc.).

Entao tipo, sempre tente equilibrar os 2. E mais que isso, nao aprenda somente codigos ou isso ou aquilo. Treine sua logica pra ela incidir sobre seu conhecimento pra voce saber as limitações do que voce ta aprendendo.

Fazendo isso, voce vai ver que ate um for classico ou if-then-else tem seus limites maximos, e isso vai evitar voce dar murro em ponta de faca, construindo um programa de ifs e elses, podendo usar uma coisa muito mais simples e eficiente que pode te ajudar muito!

Espero que meu conselho tenha te ajudado e desculpe a falta de pontuações. TabNews nao permite que o corretor corrija automaticamemte uma frase.

Desejo a ti um prospero ano novo e um otimo 2024! 🤙

Um abraço.

1

Lembro que quando começei a estudar programação em 2016 eu estava aprendendo python. fiquei alguns meses estudando e até praticando, eu estava realmente aprendendo.

Mas para mim o que atrapalhou é que fiquei um pouco mais de 1 ano longe da programação e depois quando voltei percebi que eu não lembrava de muita coisa. Desde então criei o hábito de estar sempre programando algo de alguma forma, mesmo que não seja para estudar diretamente ou trabalhar. Um exemplo disso é que uso arch linux e sou quase que "forçado" a criar algumas automações no meu sistema de vez em quando, mesmo que seja em shell script ou até python, que não uso muito mais, faz eu manter o raciocínio de programação ativo no meu cérebro.

Hoje tenho muito mais experiência e acho mais difícil de perder essa "cabeça de programador", mas é bom estar se atualizando. No início isso é especialmente importante.

1

De fato, acho que a resolução de problemas vai se consolidando na nossa mente quando saímos um pouco da teoria, que é importante obviamente, mas praticar aquilo que aprendemos logo em seguida, é o que irá fazer com que a gente não fique estagnado quando estamos estudando.

Eu por exemplo passava mal quando ia mexer com CSS, mas com o tempo, praticando ali no dia a dia, mesmo sendo pouco, as coisas começavam a fazer mais sentido, e isso é uma coisa que nós temos que se atentar que não é somente para a área de desenvolvimento, muitas outras áreas a prática é tão importante quanto a teoria.