Executando verificação de segurança...
22

O que eu faria se começasse do zero em programação

Esse é um tema muito interessante, hoje eu tenho 6 anos de experiência, já trabalhei para duas empresas do exterior e já fundei 2 startups, então vou deixar um relato do que eu faria se começasse do zero.

Estudando os fundamentos

Se eu tivesse condições com certeza faria uma faculdade novamente. A faculdade não vai te deixar preparado para o mercado de trabalho, mas vai te ajudar a fazer networking, aprender a se relacionar, aprender a falar em público e te impulsionar para conseguir o primeiro estágio.

Lembre-se: É MUITO mais fácil entrar no mercado de trabalho através de um estágio do que tentar conseguir o primeiro emprego de cara.

Caso eu não tivesse condições para fazer uma faculdade, usaria o roadmap de Ciência da Computação para me guiar nos estudos e faria o curso de introdução a Ciência da Computação de Harvard para blindar a parte educacional do meu currículo.

Desenvolvimento web

Sim, se eu começasse do zero, estudaria desenvolvimento web novamente. Acho que esse mercado é o mais aquecido em qualquer lugar do mundo, e, como qualquer mercado aquecido, também tem bastante concorrência. Mas nesse post meu aqui eu já dei dicas em como se destacar e usar técnicas de venda para conseguir o primeiro emprego.

Se eu soubesse inglês faria o curso da Angela Yu de Desenvolvimento Web na Udemy.

Angela Yu

Se eu não soubesse inglês provavelmente faria o do Leonardo Leitão da Cod3r (pago) ou do Gustavo Guanabara no youtube (gratuito).

Portfolio de destaque

Agora que tenho o conhecimento básico de Ciência da Computação e de desenvolvimento web, eu começaria a criar projetos para o meu currículo.

Então eu comeria com farinha todos os cursos full-stack e gratuitos do Code With Antonio no youtube.

Code With Antonio

Com 1 projeto desse hospedado numa Vercel da vida, você estará a frente de 99% dos concorrentes.

Considerações finais

O meu sonho é um dia conseguir consolidar todos esses ensinamentos de forma gratuita, em português e com qualidade excepcional como os cursos e materiais citados anteriormente.

Por esse motivo eu fundei a menthor.io que é uma plataforma gratuita e open-source de ensino de programação.

Infelizmente eu não consigo recomendar a menthor ainda pois só temos 2 cursos disponíveis. Se você tem bastante experiência com programação e gostaria de ensinar para mais de 2500 alunos, sugiro que olhe nossa página de creators.

Carregando publicação patrocinada...
3

Adicionaria mais uma dica:

Participar de projetos open-source

Participar de projetos de código aberto é uma ótima maneira de aprender a programar e construir uma rede profissional.

Excelente post!

2
2

muito fera, faria o mesmo !!!
Recomendo o canal do marcobrunodev tbm pra quem quer começar mais voltado ao front, tem varios cursos gratuitos com comunidade no discord para tirar duvidas 100% free

1

Ciência da computação não pode ser estudado junto com a a prática de desenvolvimento web? Sei lá. A jornada é longa e não praticar pode desmotivar um pouco.

1

Eu acho doido como esse assunto de :"como começar do zero" sempre está em evidência. Tem tanto material por aí desse assunto que já, já sai:"Como escolher o começar do zero". é doido.

1

Sabe, eu trabalhei por um tempo numa empresa que enfrentava alguns desafios. Primeiro, não tinham uma intranet para organizar documentos e guias de trabalho. Segundo, questões financeiras dificultavam o acesso de todos ao sistema de estoque. Era uma loucura, às vezes pediam materiais em papéis improvisados e depois alguém do estoque tinha que inserir tudo no sistema – bem criativo, mas nada prático!

Eu vi aí uma oportunidade. Decidi modernizar esse processo e, de quebra, cortar os gastos com licenças no estoque. Foi aí que entrei em ação e criei uma aplicação bem simples, mas super eficiente. Basicamente, recebia informações de um formulário na web, validava tudo nos bastidores e guardava numa fila virtual. Depois, o pessoal do estoque acessava esses pedidos através de um botãozinho que adicionei ao sistema deles. Funcionou que foi uma beleza!

Claro, tivemos alguns perrengues no começo, quedas de performance, uns bugs chatos, mas com ajustes e melhorias, o sistema se estabilizou. Foi incrível ver como algo que comecei por curiosidade acabou sendo tão útil. O pessoal do estoque ficou super grato, mas, acredite, eu era só um técnico de informática na época, não tinha obrigação de criar nada.

Várias pessoas me questionaram sobre isso, mas sabe, eu fiz porque queria aprender. No fim, foi uma experiência incrível. Ver as pessoas usando o sistema que eu criei foi uma recompensa enorme. Se tem algo que posso dizer é: se quer começar, comece! Faça algo que esteja próximo a você, aprenda por conta própria. Esse conhecimento pode te levar longe no futuro. Vale muito a pena!

1

Chega me deu uma tristeza porque eu não consegui estágio, e to no final da minha graduação. Até penso em fazer uma pós, ja que minha facul a graduação é Tecnologo, pra ver se ainda me mantenho no ambito academico pra conseguir um estágio, fazer um bom networking.

1

Poh cara é tenso mesmo, sei o quanto está sendo difícil e desanimador, mas não desiste!
Estou estudando há um ano, acabei criando uma comunidade no discord para poder interagir e se ajudar. Se quiser fazer parte vou deixar o link:https://discord.gg/n58kn3AvzZ
Vamos bater um papo por lá, estamos com a ideia de um projeto bacana.

1

Um outro ponto importante que vale ressaltar, que está sendo essencial no meu início é participar de algum grupo/comunidade, as pessoas com os mesmos objetivos que a gente, acaba nos motivando e incentivando á continuar. Ainda mais no momento de baixa no mercado.

1

Na sua visão o desenvolvimento mobile também seria interessante para quem está começando do zero ou a porta de entrada é bem mais estreita para possíveis júniors nesse cenário?

0
0

Que post incrivel! Já salvei todos os links para visualizar com calma.
Adorei a iniciativa, muito bom mesmo, estarei compartilhando com amigas.