O que eu faria se começasse do zero em programação
Esse é um tema muito interessante, hoje eu tenho 6 anos de experiência, já trabalhei para duas empresas do exterior e já fundei 2 startups, então vou deixar um relato do que eu faria se começasse do zero.
Estudando os fundamentos
Se eu tivesse condições com certeza faria uma faculdade novamente. A faculdade não vai te deixar preparado para o mercado de trabalho, mas vai te ajudar a fazer networking, aprender a se relacionar, aprender a falar em público e te impulsionar para conseguir o primeiro estágio.
Lembre-se: É MUITO mais fácil entrar no mercado de trabalho através de um estágio do que tentar conseguir o primeiro emprego de cara.
Caso eu não tivesse condições para fazer uma faculdade, usaria o roadmap de Ciência da Computação para me guiar nos estudos e faria o curso de introdução a Ciência da Computação de Harvard para blindar a parte educacional do meu currículo.
Desenvolvimento web
Sim, se eu começasse do zero, estudaria desenvolvimento web novamente. Acho que esse mercado é o mais aquecido em qualquer lugar do mundo, e, como qualquer mercado aquecido, também tem bastante concorrência. Mas nesse post meu aqui eu já dei dicas em como se destacar e usar técnicas de venda para conseguir o primeiro emprego.
Se eu soubesse inglês faria o curso da Angela Yu de Desenvolvimento Web na Udemy.
Se eu não soubesse inglês provavelmente faria o do Leonardo Leitão da Cod3r (pago) ou do Gustavo Guanabara no youtube (gratuito).
Portfolio de destaque
Agora que tenho o conhecimento básico de Ciência da Computação e de desenvolvimento web, eu começaria a criar projetos para o meu currículo.
Então eu comeria com farinha todos os cursos full-stack e gratuitos do Code With Antonio no youtube.
Com 1 projeto desse hospedado numa Vercel da vida, você estará a frente de 99% dos concorrentes.
Considerações finais
O meu sonho é um dia conseguir consolidar todos esses ensinamentos de forma gratuita, em português e com qualidade excepcional como os cursos e materiais citados anteriormente.
Por esse motivo eu fundei a menthor.io que é uma plataforma gratuita e open-source de ensino de programação.
Infelizmente eu não consigo recomendar a menthor ainda pois só temos 2 cursos disponíveis. Se você tem bastante experiência com programação e gostaria de ensinar para mais de 2500 alunos, sugiro que olhe nossa página de creators.
Fonte: https://menthor.io/