O único problema nisso é que você disse que é um pouco abusado. É muito abusado. O resto está de parabéns.
A vantagem da fácil escalabilidade esconde a dificuldade da distribuição, que é imensa, e as pessoas não percebem isso ou aceitam vários problemas. Vi alguns casos que não dá problema, mas a pessoa nem estava usando a arquitetura, discursava sobre algo que ela conhecia tão pouco que fez outra coisa. Tem como escalar o monolito bem. Que o diga o Stack Overflow que chegou estar entre os 30 sites mais acessados do mundo e consegue atender tudo isso com muita folga no servidor.
As outras vantagens citadas também podem ser obtidas com arquitetura monolítica, e de forma geral, da mesma forma. Mesmo outras vantagens não citadas só mudam um pouco a forma.
Arquitetura monolítica não é o mesmo que executável monolítico. Assim como usar um microsserviço (que pode ser útil aqui e ali em muitas aplicações), não é o mesmo que arquitetura de microsserviços.
Tem gente dizendo que faz isso em desenvolvimento solo. Isso é insano. O problema é que todo mundo quer aprender porque está na moda. E dpois vai querer apllicar. E colocar no currículo que já fez, mesmo que seja um porcaria e só trouxe prejuízos. É uma moda como tantas outras, as pessoas fazem porque outras estão fazendo e falando sobre, não porque precisam, porque é a melhor escolha.
Se o Instagram ou a Wikipedia não precisam, por que você precisa?
Todos os relatos de sucesso de microsserviços são subjetivos e sem dados reais que mostrem que vale a pena. Até por ser difícil comprovar isso.
Não estou dizendo que nunca deva usar, mas são raros os projetos que são interessantes de fato. As pessoas deveriam gastar o tempo em coisas mais produtivas, até mesmo a aprender programar certo. Tem gente que precisa dessa arquitetura pela tragédia que faz. E vai sugando dinheiro. Eu já peguei um sistema que levava mais de 3 meses para fazer um processamento e eu reduzi para alguns poucos minutos. E demorei 2 dias para fazer isso, a maior parte do tempo para entender a bobagem. Tá cheio de sistema assim, e o cara quebra em vários para conseguir responder em horas, através de dezenas de máquinas, em vez de usar uma em minutos, sabendo programar.
As pessoas sempre vão achar uma desculpa para "justificar" porque o caso delas é especial e precisa de arquitetura de microsserviços. É disso que eu estou falando. Ela fz isso porque ouve os relatos da moda em vez de estudar a computação e tomar a decisão certa.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).