Muito bom texto. Exatamente isso que foi dito. Tenho 37 com 17 anos de programação e acontece exatamente isso que o professor falou. Umas dores vão aparecendo a medida que os amigos vão sumindo pois vão abandonando a causa >.<
As modinhas vão mesmo ficando chatas e vc começa a escutar constantemente coisas como monstro da programação.. máquina de codar.. sendo que tudo isso no fundo é básico do básico da programação.. sabendo isso vai longe em todas elas.. pois no fundo é sempre uma camada a mais com uma sacada legal em cima do básico.
Uma XP q compartilho depois de 17 anos programando.. ter virado lider técnico é que.. ajudar os mais jovens a abrir os olhos e focar no básico é a chave.. ajuda muito eles a crescerem e aumenta a sua sensação de prazer.. ensinar e compartilhar XP é massa de mais!
E qdo não fizer mais sentido troque de lugar.. procure sempre o que revigora.. não são todas as empresas que são ruins.. ou projetos não são todos só chatice.. aprenda sim novas linguagens.. pois pra cada problema com sua XP vc tem o leque de como resolver mais rapido! mas barato! mais efetivo! menos trabalhoso! afinal todo bom programador é preguiçoso hahaha
Recentemente eu migrei pra projetos internacionais.. em inglês.. e é tão legal vc se desafiar não só nas linguagens de programação.. mas nas da vida mesmo hahaha.. já tô pensando em aprender mandarim.. alemão.. pois sei q lá tão os cobra criada pra seguir evoluindo!
Parabéns professor pelo post.. dahora d+ ^.-