Executando verificação de segurança...
5

Desbravando Desafios: Por Que Há Tantos Relatos de Desistência na Área de Tecnologia, Profissão e Faculdade?

Olá pessoas,vida longa e próspera 🖖🏻.

Primeiramente, compartilho minha opinião sobre alguns depoimentos que vi em diversos grupos que participo. Vocês realmente acreditam que basta fazer um cursinho para garantir emprego e um salário de 5 mil por mês? Olhem para a realidade e percebam quantas pessoas estão competindo por uma única vaga. Mesmo dentro da empresa em que trabalho, só há vagas para profissionais sênior.

Eu entendo que alguns não queiram cursar faculdade, considerando-a uma perda de tempo. No entanto, a faculdade serve como uma bússola, não como uma ferramenta milagrosa que proporciona tudo de imediato. Não se aprende em lugar nenhum sem esforço.

Outro ponto é a idealização da área, pensando que basta codar duas linhas e tomar café para tudo ser perfeito. Sejamos sinceros, não é assim e nunca será. Para conseguir meu emprego atual, passei por quatro semestres correndo atrás incansavelmente.

Enfrentei rejeições por não ter feito faculdade X ou por não conhecer tecnologia Y. Em entrevistas, me deparei com situações como funciona o entrevistador perguntando sobre o Elementor (plugin do WordPress), ao qual respondi honestamente. Outra vez, a vaga mencionada durante a entrevista não correspondia à realidade, mas com persistência, conquistei minha sonhada oportunidade.

Se você chegou até aqui, sugiro considerar iniciação científica na faculdade, mesmo que não seja uma grande remuneração, 700 reais em média, pode ajudar nos primeiros semestres. Procure uma Fatec, algumas têm parcerias com empresas de TI. Existem projetos do MCTI e bolsas de estudo que podem auxiliar. No entanto, a realidade é que sem um networking sólido, será difícil entrar nessa área milagrosamente. Antecipo que enfrentará decepções, mas se persistir, sua hora chegará, construindo uma carreira sólida na área.

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá a todos!
A área de tecnologia, especialmente a de sesenvolvimento de software, não é fácil! É "uma pedreira e meia"!

E não só para quem está iniciando e tem pouca experiência! Eu mesmo, com 55 anos de idade e 36 anos de experiência, me encontro em uma situação crítica! Como venho da "velha escola" eu estagnei em uma ou duas linguagens de programação, que apesar de não serem obsoletas, não são o Boom do mercado de desenvolvimento!

Depois de uma graduação e duas pós graduações, consegui finalmente ser contratado por uma empresa de ponta no mercado, porém com status de júnior e com salário de júnior! Ou seja, tenho que me superar para aprender novas tecnologias para me manter no mercado! É claro que a empresa está tendo uma tolerância (que não é comum nas empresas de tecnologia) para que eu aprenda e me engaje ao time, haja visto que com a minha experiência, tenho certa facilidade de aprender novas tecnologias!

O ponto onde quero chegar é: Não importa se você é recem formado ou tenha décadas de experiência. A área de tecnologia muda do dia para a noite. Novas formas de fazer as coisas, novas terminologias, novos termos, novos serviços, são criados e aprimorados dioturnamente. Então o estudo, o empenho e a dedicação, tem que ser também incessante!

Se realmente quer permanecer nesta área, não desanime! Sempre faça o seu melhor! Sempre aproveite as oportunidades! Em breve as recompensas virão!

Forte abroço!
Força e Luz!

1

Eu sou um Fatecando e é mais pura realidade , curso desenvolvimento de sistemas web e a faculdade esta sendo um grande norte para mim e eu encaro como isso , grande parte do que eu aprendi e me aprofundei foi fora da faculdade, apesar das fatec terem cursos de rapida inserção no mercado elas com toda ctz nao abordam tudo e nao preparam voce pro que vai vir.

É engraçado porque é como se ela me mostra-se o caminho (+,-) e falasse : 'Agora vooe passarinho', e é importante ter consiencia disso que ,a faculdade não faz de voce desenvolvedor.

obs : eu nao tenho nenhuma experiencia profissional ainda , mas é o que eu vejo lendo vagas e ouvindo de amigos ja desenvolvedores

1

Em relação ao networking na área, você falou tudo! Infelizmente no meu caso ainda não tive o prazer de conhecer muitas pessoas da área pessoalmente pois sempre estudei muito sozinho, isso também devido a minha faculdade ser EAD.

Tenho um amigo mais voltado pro mercado mobile, e o outro que tenho vai embora do país no final deste mês, confesso que realmente chega a ser uma coisa bem chata as vezes, mas seguimos estudando.

Uma coisa que me deixa relativamente tranquilo é a questão de eu não ter tantos problemas para me relacionar com outras pessoas, e hoje eu entendo a importância de desenvolver a nossa SoftSkill, porque de fato, pessoas vem e vão na nossa vida, então pra mim vale muita a pena você se apegar nisso.

Claro, não é no sentido de você sempre olhar para pessoas de dentro das empresas com segundas intenções, mas digo por experiência própria que todas as oportunidades que tive, até mesmo em trampos fora da área foi por indicação por pessoas que tinham gostado da minha personalidade, nem olhando se eu realmente dominaria aquele setor em específico, e isso vale demais pra nossa área, você tendo isso e estando estudando constantemente é uma das grandes chaves para se destacar no mercado.