Desbravando Desafios: Por Que Há Tantos Relatos de Desistência na Área de Tecnologia, Profissão e Faculdade?
Olá pessoas,vida longa e próspera 🖖🏻.
Primeiramente, compartilho minha opinião sobre alguns depoimentos que vi em diversos grupos que participo. Vocês realmente acreditam que basta fazer um cursinho para garantir emprego e um salário de 5 mil por mês? Olhem para a realidade e percebam quantas pessoas estão competindo por uma única vaga. Mesmo dentro da empresa em que trabalho, só há vagas para profissionais sênior.
Eu entendo que alguns não queiram cursar faculdade, considerando-a uma perda de tempo. No entanto, a faculdade serve como uma bússola, não como uma ferramenta milagrosa que proporciona tudo de imediato. Não se aprende em lugar nenhum sem esforço.
Outro ponto é a idealização da área, pensando que basta codar duas linhas e tomar café para tudo ser perfeito. Sejamos sinceros, não é assim e nunca será. Para conseguir meu emprego atual, passei por quatro semestres correndo atrás incansavelmente.
Enfrentei rejeições por não ter feito faculdade X ou por não conhecer tecnologia Y. Em entrevistas, me deparei com situações como funciona o entrevistador perguntando sobre o Elementor (plugin do WordPress), ao qual respondi honestamente. Outra vez, a vaga mencionada durante a entrevista não correspondia à realidade, mas com persistência, conquistei minha sonhada oportunidade.
Se você chegou até aqui, sugiro considerar iniciação científica na faculdade, mesmo que não seja uma grande remuneração, 700 reais em média, pode ajudar nos primeiros semestres. Procure uma Fatec, algumas têm parcerias com empresas de TI. Existem projetos do MCTI e bolsas de estudo que podem auxiliar. No entanto, a realidade é que sem um networking sólido, será difícil entrar nessa área milagrosamente. Antecipo que enfrentará decepções, mas se persistir, sua hora chegará, construindo uma carreira sólida na área.