Por experiência própria devo dizer que esse método de aprendizado faz diferença sim. Pra ser sincero eu não lembro bem como eu fazia quando estava começando há alguns anos, mas lembro de ficar preso no "tutorial hell" até enjoar de querer ver tutorial e começar a querer codar coisas bem simples que eu achava que sabia fazer. Comecei por aí, e aí quando encontrava uma coisa que eu não sabia fazer abria o google e pesquisava exatamente aquela dúvida, igual ao teu "como fazer um site com múltiplas páginas". A pergunta pode ser ampla e ter várias maneiras de resolver, e isso no começo é um pouco "overwhelming", mas com o tempo peguei a prática:
- busco a dúvida no google
- abro vários sites (3, 4 ou às vezes até mais dependendo do tempo que tenho) explicando essa uma coisa
- depois de ler um pouco sobre, se eu ainda não entendi, às vezes abro mais sites e às vezes pergunto pro chatgpt me explicar.
- Nem sempre o chatgpt sabe, e aí preciso continuar pesquisando, abrindo mais e mais links pra entender aquele conceito.
Por exemplo, eu estava estudando Spring Security, um módulo do framework Spring do Java, usado pra fazer autenticação e autorização na aplicação. Ok, comecei a pesquisar, abri um, dois, três links. Li o primeiro e parecia ok, parecia que ia resolver meu problema. Fui tentar codar e... depreciado. Várias coisas que o guia usava estavam depreciados. Tentei ver no outro guia, e usava a mesma classe depreciada. E assim fui indo num buraco de minhoca até entender que o Spring Security teve uma atualização grande no início desse ano e depreciou algumas funcionalidades, e agora a maioria dos guias estavam depreciados.
Como eu resolvi? Abri o google e pesquisei literalmente "como atualizar a classe WebSecurityFulano que está depreciada?"... tentei fazer as mudanças que estavam sendo explicadas e outras partes do código começaram a dar pau. E assim fui, problema por problema, até conseguir fazer a autenticação funcionar sem usar nenhuma classe depreciada.