Executando verificação de segurança...
1

Troca de CLT em ambiente (go horse) por cooperado em ambiente promissor

Fala pessoal! Espero que esta mensagem encontre todos bem.

Gostaria de expor esta situação que estou passando agora e poder aprender um pouco sobre quem tem mais experiência com o mercado e as tratativas do meio empresarial.

Atualmente estou alocado como CLT em uma pequena fábrica de software, cujo carro chefe é um ERP para operadoras de saúde suplementar. A única coisa a falar sobre o desenvolvimento aqui: SUPER EXTREME GO HORSE escrito em Delphi, PHP e Angular, com bancos de dado Firebird 2.5 e SQL server. Fui contratado como suporte e atualmente recebo demandas mais avançadas de suporte, além de algumas pequenas demandas de "desenvolvimento" (que basicamente se resume a queries SQL e correções pequenas no código já implementado). Recebo um pouco menos de 3,5k nesta função, sendo contratação CLT. Minha intenção é sair do suporte e atuar com desenvolvimento, mas a sensação que fica é que aqui é impossível, sendo um ambiente "legal" de se trabalhar, mas basicamente amarrado (de acordo com o humor do dono - principal desenvolvedor). A atuação é presencial.

Recebi uma proposta para atuar como analista de desenvolvimento, onde a entrevista com o pessoal da empresa transpareceu ser um ambiente legal, e com a possibilidade de migrar definiticamente para o desenvolvimento no futuro. O problema: a proposta é cooperado, ganhando 3,5k inicialmente (se tornando 4k ao final de 6 meses) e trabalho híbrido, indo 2x na semana no escritório.

Fica aqui a dúvida de um iniciante: se valeria a pena a troca de um ambiente relativamente "seguro" porém com trabalho entediante e que não é o que desejo, por uma vaga cooperado que parece interessante e promissora, sem nenhum tipo de benefícios e que no final das contas ganharia menos.

Gostaria da opinião dos senhores principalmente quanto ao trabalho de cooperado, haja vista que as subjetividades da situação são muitas, então prefiro ser o mais objetivo possível.

Carregando publicação patrocinada...
2

Ficar parado a longo prazo te prejudicara, se onde você está não tem perspectiva de crescimento, procure outro lugar que seja bom como esse, mas é claro sempre tenha um plano B e a reserva de emergência, estou quase que no mesmo caso que o seu apesar do ambiente ser muito bom não vejo mais perpectiva de crescimento então atualmente estou procurando um posição melhor que me faça crescer profissionalmente.

Boa sorte para nós, a oportunidade virá.

2

Obrigado pela resposta, Danilo. Realmente, penso muito na questão do plano B. No meu caso, como ficaria "a deriva" caso algo dê errado nesta oportunidade cooperado (ainda mais sem uma reserva de emergência estabilizada), dou muito valor aos benefícios da CLT. De fato, eu estou estagnado e de saco cheio do trabalho, mas tenho ciência de que não posso me dar o luxo de tomar este risco assim.

Sucesso!

1

O risco em ir para uma nova oportunidade, seja CLT, PJ, cooperado, freelancer e etc. É quase sempre não dar certo e perder a fonte de renda.

Se você consegue enfrentar esse risco, eu diria para você ir em frente e sair dessa empresa atual. Pois ficar em uma inércia, preso em uma situação ruim vai te prejudicar como pessoa e como profissional.

Mas tenha em mente que cooperado reúne o que há de pior no CLT com o que há de pior do PJ. Se você ranquear com prós e contras cada modalidade, cooperado sempre ficará por último, mas não deixa de ser uma alternativa válida caso você tenha ciência dos problemas e se organize para que não seja por muito tempo.