Concordo, em partes.
A pandemia e a bolha DEV criou uma falsa ilusão que a tecnologia é a área que tem que ser mais valorizada em comparação as outras. Criou também a ilusão que é fácil ganhar salários incomuns tendo pouca experiência de mercado.
A consequência disso foi exatamente o que você está falando.
Porém, existe uma linha tênue entre defender o nosso valor e acreditar que estamos em 2021.
Cara, se você é um profissional que está em constante evolução, que busca soluções nos problemas internos da empresa, cria seus projetos pessoais e ainda estuda novas tecnologias. Não vejo problema nenhum, você se valorizar como profissional e conseguir negociar melhor com o seu contratante.
De fato, existem milhares de desenvolvedores melhores que nós, entretanto também existe toda uma cultura dentro das empresas, que geralmente não vai se encaixa no perfil dessas pessoas. A comunicação e a noção do produto brasileiro é o diferencial nós temos, caso contrário, o mais lógico era contratar sempre a mão de obra barata.
Quando você, está na empresa, conhece todos os processos de desenvolvimento, todas as dores do produto e dos processos interna dessa empresa. Trabalha todos os dias para mudar a realidade daquela empresa. Não vejo o porquê de você não querer uma troca mais justa em relação à remuneração e ao benefício, já que você traz algum valor para empresa. Caso, contrário, acho pura mimagem dos novos devs.
Tudo isso para falar, que talvez a forma que você escreveu, para um empresário, pode servir de âncora para a desvalorização da área na totalidade.
De forma nenhuma quero que minha área seja melhor que as outras, porém sempre que possível vou defendê-la até o fim.
É isso, espero que te traga uma nova perspectiva.