Acho que nao, a Europa se preocupa com coisas que sao abusivas. Veja o caso da Apple e Microsoft que levaram multas milhionarias por terem colocado artimanhas nos produtos a os tornarem ineficientes com o passar do tempos, ou seja torna-los com vida muito mais curta do que deveria. Veja se em outros paises, Brasil inclusive, isto aconteceu? O problema maior está em até que ponto os governos/entidades devem intervir pois se for intervir demais pode criar uma especie de sensura, e ai também nao seria nada bom...
Exatamente por isso que eu acho que a indústria Tech vai fugir da Europa. Apple e Microsoft levaram multas milionárias, e seus produtos agora tem regulamentações no mínimo estranhas vindas do mesmo continente como por exemplo:
-
forçar o uso de USB-C (parece bom, mas caso surja um novo tipo de conector que entregue mais velocidade ou deixe mais seguro o plug do mesmo não poderia ser adotado até que uma intensa burocracia ocorra nos lugarem onde essa regulamentação exista)
-
Cameras fotograficas que capturam mais de 30 min de vídeo passam a ser da categoria filmadoras (Por causa deste regulamento as empresas de fotografia bloqueiam o firmware das câmeras para gravar apenas 30 min de vídeo e eles precisem pagar menos imposto).
Pior que isso, com esse decreto da Europa, a Google vai ter que equipar sua search engine com ferramentas mais custosas que levam em conta indentificar onde existe informações imprecisas e remover do motor de busca.
A partir disso vai ficar dificilimo um novo site conseguir ser indexado pois o mesmo precisaria passar por uma enorme burocracia.