Executando verificação de segurança...
Em resposta a Vagas Java e .NET
4

A diferença na disponibilidade de vagas júnior ou de estágio entre as tecnologias Java e .NET pode ser atribuída a vários fatores, incluindo a demanda do mercado, a natureza dos projetos típicos dessas tecnologias, e a formação acadêmica e profissional dos candidatos, capacidade de pagamento por parte das empresas e diversos outros.

Grandes empresas que utilizam Java (empresas maduras) podem ter políticas de contratação mais rigorosas, preferindo contratar desenvolvedores com mais experiência para manter a qualidade e a continuidade dos seus sistemas que muitas vezes são mais complexos e por vezes são sistemas legados em JavaEE por exemplo. Empresas menores ou startups, que podem estar mais abertas a usar .NET, podem estar dispostas a contratar desenvolvedores júnior para economizar custos e investir em formação interna.

Empresas que usam Java podem estar dispostas a pagar mais para desenvolvedores experientes, considerando a complexidade e a criticidade dos sistemas. Por outro lado, empresas que utilizam .NET podem ver um bom custo-benefício em contratar desenvolvedores júnior, já que o tempo de formação pode ser menor devido à curva de aprendizado mais suave.

Carregando publicação patrocinada...
1

Qual o objetivo de um desenvolvedor júnior em uma empresa de tecnologia? Obvio que não vejo muita diferença em candidato ter como java em seu currículo e ser contratado para .NET, mas ao inverso isso é possível?

2

Qual o objetivo de um desenvolvedor júnior em uma empresa de tecnologia?

No fim das contas a função do júnior é dar conta das demandas de cotidiano enquanto os plenos e sêniors devem focar em ações que gerem maior valor para a empresa. É claro que eu estou falando de empresas de médio ou grande porte, para empresas pequenas é mais do que normal encontrar júniors fazendo tudo o que tiver que fazer.

Obvio que não vejo muita diferença em candidato ter como java em seu currículo e ser contratado para .NET, mas ao inverso isso é possível?

Depende do que a empresa precisa mais para a posição, por exemplo, se é necessário alguém com habilidades técnicas para um projeto complexo, colocar alguém vindo de uma stack diferente pode ser um tiro no pé.

No entanto, se a posição for em algum tipo de liderança de time, em que as habilidades técnicas podem ser desenvolvidas com o tempo, então a pessoa já pode chegar somando ao time tanto em organização das tarefas quanto cuidar do produto em si, enquanto desenvolve as habilidades na nova stack. Afinal um dos elementos mais simples de um projeto grande e sério de software é a linguagem de programação, uma pena que iniciantes ficam com essa "neura" de ter uma "linguagem de programação" para a vida profissional toda.

0

Entendi! Pior que não tenho uma linguagem para a vida profissional toda, apenas para entrar no mercado iniciante de forma simples, pois existe PHP e C# como linguagem de estágio.