A diferença na disponibilidade de vagas júnior ou de estágio entre as tecnologias Java e .NET pode ser atribuída a vários fatores, incluindo a demanda do mercado, a natureza dos projetos típicos dessas tecnologias, e a formação acadêmica e profissional dos candidatos, capacidade de pagamento por parte das empresas e diversos outros.
Grandes empresas que utilizam Java (empresas maduras) podem ter políticas de contratação mais rigorosas, preferindo contratar desenvolvedores com mais experiência para manter a qualidade e a continuidade dos seus sistemas que muitas vezes são mais complexos e por vezes são sistemas legados em JavaEE por exemplo. Empresas menores ou startups, que podem estar mais abertas a usar .NET, podem estar dispostas a contratar desenvolvedores júnior para economizar custos e investir em formação interna.
Empresas que usam Java podem estar dispostas a pagar mais para desenvolvedores experientes, considerando a complexidade e a criticidade dos sistemas. Por outro lado, empresas que utilizam .NET podem ver um bom custo-benefício em contratar desenvolvedores júnior, já que o tempo de formação pode ser menor devido à curva de aprendizado mais suave.