Às vezes pensar pode ser um pouco mais eficiente do que jogar no GPT
Hoje quero compartilhar com vocês como a IA pode nos deixar preguiçosos como programadores.
Era sábado de tarde, e cá estava eu, codando meu projeto da faculdade, quando em algum momento percebo que o fluxo da minha função estava fora de ordem. Não estava retornando nenhum bug no terminal, apenas não rodando a função corretamente. Daquele jeitão, todo garoto e com preguiça de pensar num final de semana, dei ctrl+c ctrl+v, lancei no ChatGPT e usei a resposta que ele me forneceu. Ordem de fluxo corrigida, dou meu commit, e saio do pc pra dar uma volta fora de casa.
Quando eu volto, mais tarde, ao código, sigo com o resto do projeto. Codando aqui e ali algumas features, de repente, mais um bug. Ok, é de se esperar. Novamente eu, não muito empenhado em pensar, jogo o código no Chat e uso a resposta que ele me dá. Ainda bugado. O ChatGPT erra às vezes, afinal ele não é perfeito. Então, mando de novo pra ele, uso a resposta que ele me deu, e nada ainda.
É nessas horas que a gente pensa "hora de procurar em outro lugar". Resumidamente, eu passei a noite toda com aquele mesmíssimo bug na tela. E nada resolvia. Eu não entendia o que tinha de errado, a ordem do fluxo estava certa, os parâmetros e variáveis certinhos, a estruturação dos dados... Bom, deixei pra lá e fui fazer outra coisa, afinal era sábado.
Hoje, segunda-feira, vim duelar contra este bug, e dessa vez eu vim pra resolver de uma vez, custe o que custar. Quando rodo o código, o bug aparece, e comecei a pensar. "TypeError: 'in ' requires string as left operand, not tuple". Foi quando eu percebi. Eu estava iterando sobre uma string, e não sobre um array. Minha variável não estava tratada para ser lida como um array. Sim, é um erro ridículo, facilmente resolvido, mas não foi causado por falta de conhecimento ou de habilidade, e sim por pura preguiça de pensar.
Enfim. Só um relato mesmo. Às vezes pensar pode ser um pouco mais eficiente do que jogar no GPT. :)