Executando verificação de segurança...
Respondendo a [Não disponível] dentro da publicação 65 coisas que aprendi sendo um bom desenvolvedor.
1

Obrigado por todo esse feedback, vamos lá:

Na verdade, se isso acontecer tem duas coisas que podem realmente estar acontecendo, uma é que o assunto é sobre algo que você domina e as outras pessoas não, é impossível alguém ser mais inteligente que as outras em tudo, então tente mudar o foco do assunto para algo que você não saiba e aprenda algo novo e o mais provável: você não é o mais inteligente, apenas seu ego é grande demais pra admitir que não sabe alguma coisa

Confesso que essa frase é bem vaga e coloquei ela crua assim pois tinha lido deste modo em algum lugar, Shymarrai mandou uma resposta bem interessante que descreve o que eu penso.


Pelo contrário, conheça, assim vai perceber que não deveria por seres humanos em pedestais

Isso varia de herói para herói, já tive os 2 casos, no caso que escrevi é algo que aconteceu comigo e não nescessariamente uma regra, como dito no inicio do post. No meu caso, eu sempre tinha um hype de programar pensando: "Nossa, se ele consegue ser assim/fazer isso, eu também consigo e por isso vou me dedicar muito". Acontece que todo esse ópium morreu quando descobri que a vida dele não era como eu imaginava. As vezes um pouco de fé ajuda, e eu acho que se eu tivesse continuado com essa crença, teria ido mais vezes no meu limite.


Veja se não tem algo de errado com você antes de simplesmente pivotar sua vida, um emprego não é brincadeira e saúde mental muito menos, se o problema estiver em você trate antes de tomar qualquer decisão

Concordo totalmente, mas acho inválido justificar esse ponto pois literalmente tudo se encaixa no seu argumento. Eu tive mais experiencias em trocar de empregos antes da pandemia, onde tenho que concordar que era mais fácil fazer esse job hop.


Para iniciantes a linguagem mais lucrativa é a que vai te dar o primeiro emprego

Eu acho que me equivoquei ao falar iniciantes, o ponto que eu queria provar é iniciante de carreira em qualquer área da tecnologia. Tenho certeza que você conhece muito mais casos de pessoas que entram na área de TI sem ser a programação. E em praticamente todas elas, saber SQL (Ou uma relativa que se aplica a outros tipos de dados) efetivamente aumenta suas capacidades, e assim seu salário.


Se renovando, mudar de empresa sem realmente ter evoluído é essencialmente endar em círculos, nenhum empregador gosta de empregado saci que sai pulando de empresa em empresa.

Concordo, porém o gráfico e o ponto que eu queria abordar é sobre quando você já domina o ambiente em volta de você na sua empresa, assim a única renovação que trará impacto na sua carreira é em um cargo maior/mais específico. Mas ainda acho mais fácil trocar de empresa para conseguir um cargo novo do que ter que passar pelos processos de conseguir uma promoção. E, claro, não estou dizendo que é dificil conseguir uma promoção de júnior para pleno, este ponto se aplica com cargos mais específicos.


E foi assim que milhões de projetos conseguiram enormes falhas de segurança

Em nenhum momento eu falei que não ter medo significa usar os pacotes, aliás, o ponto que queria abordar é você se permitir se sentir mais familiarizado com uma linguagem específica. Isso se refletiu comigo no inicio de carreira, quando uma grande barreira de me sentir confortável com uma linguagem era de achar que todo o ecosistema em minha volta era híper complexo e que nunca conseguiria me integrar com eles. Assim que esse "medo" sumiu, meu aprendizado subiu muuuuito.


Disse alguém que apenas copia e cola comandos sem entender direito o que fazem

Talvez não tenha expressado o ponto que queria chegar: Várias vezes já encontrei pessoas que sabiam exatamente o que estavam fazendo no terminal e tinham anos de experiencia, já. Porém, eles demoravam mais tempo para realizar uma mesma tarefa do que um junior usando o GUI do vscode. Isso não nescessariamente é problema da CLI, e sim, na maioria das vezes, do programador que não para um dia da vida para aprendar novos atalhos e tecnicas para se agilizar na digitação (exemplo não exclusivo), por apenas acharem que qualquer CLI é mais rápida e eficiente do que qualquer GUI já existente.


Porque farmacêuticos precisam validar seu conhecimento anualmente, se a carteirinha tá ok ele entra se não, não entra... desenvolvedor tem essa carteirinha?

Meu exemplo não foi dos melhores e posso falar que não tenho conhecimento suficiente de farmácia para argumentar, porém acho que o programador teria uma melhor "carteirinha" caso essas entrevistas focassem mais em casos reais, como frameworks, webservers, BI ou qualquer outro assunto que realmente seja usado no dia a dia. A "carteirinha" do programador ser conhecer algorítimos não prova nada de como ele será útil na empresa.

Ainda assim não é uma reclamação, e sim apenas uma premissa errada. É literalmente você chegar para alguém querendo um emprego qualquer e falar: "Se você souber de X,Y e Z" você vai passar na entrevista, essa pessoa aprende X,Y e Z e depois ela vai conseguir passar. As grandes empresas de tech hoje literalmente tem uma lista do que eles exatamente querem e isso é muuuito melhor do que em muitas outras indústrias.


Ou você teve um insight só pela pauta, não é impossível, nem raro

Ainda assim volta para o ponto de não conseguir se comunicar bem, mas não quis focar no tópico de saber ou não a resposta, e sim de chegar na reunião com a mentalidade de você já sabe a resposta certa e todas as outras irão ser pior/atrapalhar em algo.

Obviamente um sênior entrando em uma reunião de discutir os padrões de como fazer uma rota do backend que aceita envio de arquivos, ele vai saber a melhor resposta e não quero provar o contrário disso. Apenas tenha uma mente aberta.


CRUD são operações, não conseguir evoluir com CRUD é um problema seu, não do CRUD

Com toda certeza, o ponto que queria demonstrar é se a unica coisa que você consegue resumir seus antigos trabalhos serem apenas CRUDs, você não está prestando atenção/dedicando o suficiente.


Se o culpado é você, nunca, sob hipótese alguma deixe alguém levar a culpa por você isso é fofinho quando se tem dois anos de idade mas a partir dos 5 anos indica que a pessoa se tornou uma criança mimada

Não advoco em pegar a culpa e nada ser repassado para o culpado. Porém não acho certo o CEO de um projeto ter que entrar na call 1:1 com o júnior por ele ter errado. Isso é apenas um feeling, de quando o lider do time percebe que deixou passar algo, o esporro de cima tem que ir para ele e depois ele tem que dar o esporro em quem precisar, e isso é algo bastante importante de ir quebrando em degraus os problemas. Se um júnior completamente sozinho conseguiu fazer um problema grande suficiente para o alto escalão da empresa reclamar, óbviamente vários outros cargos deixaram isso acontecer subjetivamente.

Carregando publicação patrocinada...