Executando verificação de segurança...
1

Trabalhar como PJ na área de tecnologia: Vantagens e desvantagens no início da carreira? Compartilhe sua opinião! Ps. Necessito!

Oi, pessoal! 😄👋
Preciso da ajuda de vocês! 🙏🤔
Quem aí trabalha com tecnologia ou tem experiência nessa área? Quero saber quais são as vantagens e desvantagens de ser um PJ (Pessoa Jurídica) no início da carreira.
Quais são as coisas boas de ser PJ na área de tecnologia? Tipo, a liberdade de escolher os projetos, a flexibilidade de horários e tudo mais.
Mas e as desvantagens? Já passou por alguma situação complicada? Quais desafios financeiros e administrativos vocês acham que podem aparecer?
Compartilhem suas experiências, histórias e ideias aqui nos comentários!
Agradeço demais a todos que puderem contribuir! 💪✨

Carregando publicação patrocinada...
2

Não indico para quem está começando

Para quem está começando existem diversos desafios de início de carreira, eu não recomendo adicionar a esses desafios a complexidade de ter uma empresa.

Cuidado com a PJotização

Embora muitos adotem o PJ como alternativa ao CLT, eu acho isso muito bizarro.
Uma Pessoa Jurídica É uma empresa, então deveria se comportar como tal e não como funcionário. Ou seja, você como PJ pega um projeto, define um prazo e entrega, isso você tem que poder fazer com diversos clientes ao mesmo tempo.

A partir do momento que você tem um chefe, horário fixo, o local de trabalho é a empresa, ou pode apenas se dedicar a um cliente isso é ser funcionário e não encaixa em ser empresa (PJ).

Na minha carreira eu já vi muitos casos disso, teve até uma empresa que os "funcionários PJ" usavam uniforme e batiam ponto. Isso é muito bizarro.

Tem que ter muita clareza sobre o que é ser PJ

Muita gente acredita que PJ é vantagem pq a pessoa ganha um terço a mais, na verdade tudo tem um preço e não é bem assim que as coisas funcionam.

Primeiro que você tem os custos e a responsabilidade do PJ em si (alguns tentam burlar usando MEI, e programador não está habilitado para MEI legalmente), e segundo tudo vai funcionar bem enquanto o "céu estiver azul". Já presenciei casos de amigos com PJ que por conta de acidentes ficaram impedidos de exercer as funções, outras foram porque engravidaram.

Essas pessoas perderam e/ou não renovaram os contratos com as empresas e passaram por apuros financeiros, justamente pq eram funcionários "PJotinhas", não tinham outros clientes, não tinham outros formatos de contrato, não sabiam como manter uma empresa de verdade. Afinal a pessoa jurídica era apenas fachada.

CLT vs PJ

Se você não encarar o PJ como empresa como disse acima (clientes, produtos, você decide o que e quando fazer...), ou seja, ser um "funcionário PJ" (chefe, horário fixo, escritório da empresa...) a única vantagem vai ser uma renda mensal de 30% a 40% maior.

Ao mesmo tempo suas despesas também aumentam, pois você vai ter que correr atrás de convênio de saúde, transporte, previdência, contador. E torcer que o "céu continue azul".