5 Dicas de UI Que Eu Gostaria de Saber Quando Comecei
Mas por que se preocupar com UI?
No ambito dos softweres com um produto, nunca podemos garantir que, ao terminar de rolar sua landing page, o cliente clicará no botão de compra.
Mas é possivel afirmar que 100% dos clientes verão sua landing page.
Uma boa interface de usuário transmite credibilidade, confiança e profissionalismo
– características decisivas na hora de o cliente decidir se vai ou não clicar no botão de compra.
Vou compartilhar algumas dicas que aprendi ao longo de meus projetos 😉
Estou utilizando Tailwind CSS, mas você também pode aplicar essas práticas no CSS puro.
Vamos usar o seguinte design como ponto de partida e aplicar melhorias:
1. O espaçamento correto
É importante que conteúdos relacionados estejam mais próximos uns dos outros. Gosto de utilizar um multiplicador para guiar os espaçamentos:
1x para conteudos relacionados
2x para nao relacionados.
Podemos aplicar:
mt-6
no parágrafo
mt-12
no botão
2. O tamanho do texto
É importante que a headline chame atençao.
Vamos usar:
text-6xl font-extrabold
3. O espaçamento entre as letras
Um espaçamento menor entre as letras transmite uma ideia mais refinada de branding.
Portanto:
tracking-tight
4. O tamanho do paragrafo
Aqui, temos uma lição essencial: evite textos longos no seu hero; as pessoas perdem o interesse rapidamente!
Se o parágrafo tiver mais de 4 linhas, prefira o alinhamento à esquerda para facilitar a leitura.
text-left
Sobre o comprimento das linhas, tente manter entre 50 a 75 caracteres por linha.
Usei max-w-2xl
na div do conteúdo.
No caso deste exemplo, mantive o texto centralizado e reduzi o conteúdo:
Dica bônus:
Evite misturar alinhamentos. Se optar pelo alinhamento centralizado, aplique-o
tanto ao header quanto ao parágrafo. O mesmo vale para o alinhamento à esquerda.
5. Torne responsivo
Você não quer que sua headline fique desorganizada em telas menores, certo?
A solução é torná-la responsiva:
text-4xl md:text-6xl
Antes e depois:
Espero que essas dicas ajudem! A interface de usuário pode ser decisiva para transmitir profissionalismo e conquistar a confiança dos seus clientes. 🚀