Executando verificação de segurança...
1

Porque você deveria dar uma chance ao navegador edge?

Eu sou louco? Não, eu não sou louco, estou sendo pago? Queria estar sendo pago (Alô Microsoft). O título do artigo é uma frase que eu nunca imaginei dizer, nunca antes imaginei que eu pudesse verbalizar tais palavras, mas eu vou repetir: O edge é maravilhoso.
Enquanto explico esse aparente surto, eu vou contar pra vocês como eu cheguei nesta conclusão, e espero que seja o suficiente para que deem uma chance a essa ferramenta.
Tudo começou a uns meses atras, durante uma live quando alguns conhecidos começaram a comentar sobre 145 abas que eu possuía abertas em meu navegador, uma dessas pessoas me indicou um recurso do chrome chamado lista de leitura, o recurso me empolgou inicialmente, porém não resolveu meu problema com as abas, agora eu tinha 140 abas abertas, e 140 links salvos para leitura posterior. A falta de tempo me fazia acumular cada vez mais abas, e o alto número de abas abertas, tornava desmotivante o uso da lista de leituras, em uma bela segunda feira, meu hd morreu.
Meu celular havia morrido na semana anterior, meu grande amigo e companheiro "pendrive bootavel" estava em Curitiba, 213km de mim, me vi em uma longa batalha, onde eu tentava acessar meu hd morto por tempo o suficiente para iniciar o processo de boot no ssd que eu usava de cache, a instabilidade daquele hardware me fez ter uma longa semana, extremamente improdutiva, e ali aprendi a lição de não me precipitar ao impossível!
Minha companheira comprou para mim um SSD com o Windows previamente instalado pela internet, isso trouxe alguns conflitos nas assinaturas de drivers, o que tornou meu computador estável por alguns dias, perdurando até que eu identificasse onde estava o problema, sem saber quando iria formatar novamente meu computador, não instalei o Chrome, e comecei a usar o edge para pesquisar formas de resolver o meu problema na internet, e foi ali que o amor surgiu.
Pesquisando em diversas fontes sobre soluções para o problema que meu computador enfrentava, rapidamente comecei a acumular guias novamente, e passei a pesquisar no google por uma extensão que integrasse uma lista de leituras ao navegador, e então de maneira inesperada eu encontrei um botão, o botão que mudaria a minha forma de enxergar o edge, o botão coleções!
lista de links do edge
A princípio me parecia a lista de leitura do google, porém com um foco um pouco maior na estética, podia dividir meus links em seções, e descobri um recurso interessante que me permitia adicionar notas no meio da lista, um tempo depois disso, resolvi o problema de meu computador limpando assinaturas de drivers anteriores, e utilizei um recurso do edge para criar um documento contendo a minha lista de links, instalei o chrome na minha máquina, e quando fui trocar o navegador padrão, estava lá aquela famigerada mensagem que todos nós já vimos:
"A Microsoft recomenda usar o Microsoft Edge para uma experiência na Web rápida, segura e moderna que pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro."
Confesso que algo atingiu meu coração, a função coleção? talvez, as abas deixadas em segundo plano? provavelmente, meu computador parou de gritar mesmo tendo mais de 100 abas abertas? é isso foi um fator decisivo, com nada disso em mente, tomei uma decisão puramente emocional: Vou testar o edge por uma semana e explorar o navegador para descobrir suas vantagens!
E estou surpreso, uma pesquisa extremamente fluida entre minhas abas, a possibilidade de criar uma lista vertical com minhas guias, o amável botão de adicionar todas as guias em minhas coleções, foi tudo que eu precisava para me apaixonar, no último mês a minha navegação se tornou extremamente organizada, diversas coleções de links, divididos em categorias, repletos de anotações com os dados que antes eu simplesmente esqueceria, o alt+tab incluindo as abas que eu estou mantendo o foco, as abas não utilizadas postas em hibernação para economizar memoria ram, auimentou a minha organização e produtividade, e me fez finalmente ter a coragem de voltar atras e verbalizar aquilo que eu nunca imaginei dizer, o edge é maravilhoso!

Carregando publicação patrocinada...
2

É meu padrão a tempos. Tem se mostrado a frente do chrome no gerenciamento de memória e nos recursos implementados que foram inovadores e bem eficiente com leitura de PDF, transformar páginas em app, screenShot, translate, rede segura, e os grupos de abas.

1

Eu concordo com você felipefarinha,

Eu ficava sempre emperrado com o chrome e a imensa quantidade de RAM que consumia.

Quando usava o Chrome, nunca achava que ia usar o iexplorer, mas depois que lançaram o edge, minha mente mudou bastante.

1

Qual seu pensamento sobre privacidade nesse caso? Eu usava Chrome inicialmente (há alguns anos haha), migrei para o Firefox e posteriormente para o Brave. Acredito que é um dos navegadores que mais permitem configurações personalizadas e privacidade. Sem contar que foi uma integração muito fácil e rápida com meus dados antigos.

Sobre acumulação de links, costumo abrir várias abas e na hora de desligar o PC salvo os links mais importantes em uma página do Notion que sei que vou abrir no dia seguinte, e depois de ler, apago.

1
1