Você tem que achar a melhor forma para você. Se não conseguir descobrir isso bem, sozinho, precisa procurar ajuda profissional (alguém experiente e capacitado em pedagogia).
O que funciona para mim, pode não funcionar bem para você. Muitas vezes o que funciona é a união de coisas.
E entenda que nem sempre a pessoa consegue se avaliar bem. Ela pode não estar aproveitando tanto quanto poderia. Ainda mais em assuntos que ela não entende bem, que obviamente não entendendo fica mais complicado avaliar a evolução. E as pessoas tendem a achar que estão indo melhor do que estão. Alguns passam por uma fazem ao contrário.
Alguns materiais costumam ter menos qualidade. Por exemplo vídeos. Mas se é o que te faz aprender, paciência. O costume é diferente de sempre. Para tudo tem exceção. Por isso os livros podem ser bons, mas muitos são ruins também, só não é o costume.
Um bom curso pode ser importante para ter alguém avaliando a pessoa. Mas muito curso hoje não é curso, nem avaliação real tem. Ou tem avaliação fantasiosa, porque o curso precisa deixar a pessoa animada, terminar achando que aprendeu algo. "O curso é bom se disserem que ele foi bem".
Eu acho que anotar as partes mais importantes, escrever sobre e exercitar, não é bom, é fundamental.
Curiosidade ajuda muito. Curiosidade real, do tipo criança espertinha, ou repórter de primeira linha, que pergunta tudo o que pode, não se contenta com pouco, que segue a informação onde ela levar. Eu acho que isso pode ser um dos fatores que mais fazem a pessoa evoluir no aprendizado. Claro, precisa fazer do jeito correto, focar bem, saber fazer escolhas, mas é uma característica aliada dos melhores aprendizes.
Já viu isso? Ajuda você a fazer de tudo um pouco.
Isso é falso, tá? Não tem comprovação alguma que aprende desse jeito, embora divulguem muito como se fosse. A pirâmide não está muito errada, mas não é tão linear, não tem essas porcentagens. Estou postando para você ficar animado a tentar fazer todo o processo, porque fazendo dá resultado, independente das porcentagens.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).