Executando verificação de segurança...
1

APIs nativas com o Bun

Fala pessoal, tudo bom!?

Recentemente a comunidade dev vem falando muito sobre o tal do #Bun.

Um novo runtime que veio com força total pra competir com o Node.js.

Eu fiz uma aplicação nativa muito legal implementando custom handlers pra vocês terem uma ideia de como evoluir com esse novo runtime.

O código fica semelhante a imagem abaixo e pode ser escalável conforme necessidade.

A ideia por trás desse código, é criar um servidor semelhante ao Node.js nos seus primórdios, onde a gente fazia o mapeamento manual das rotas e métodos. Pra quem já mexeu com AWS CDK, sabe muito bem do que eu tô falando.

Inclusive, esse projeto eu me baseei em um outro projeto meu, só que em Node.js:
https://lnkd.in/dGqPzpbd

Link para o native-bun:
https://lnkd.in/dKVQkpTZ

alt text

Ps.: Isso não é um framework, muito menos algo que se coloque em produção. A ideia é entender como podemos começar a trabalhar com o #bun. 😁

#bun #nodejs #backend #api

Carregando publicação patrocinada...
1

É mais facil o node implementar todas as melhorias que o bun tem do que ser substituido. Runtime do hype que logo logo é esquecido

1

Não é tão fácil assim não, para o Node funcionar igual o Bun ele precisa de umas 5 libs diferentes. O grande acerto do Bun foi exatamente o grande erro do Deno, que fez ele cair no esquecimento. você não precisa aprender nada totalmente novo para usar o Bun, a compatibilidade com o Node é ótima e só tende a aumentar com o decorrer das versões.

O fato de ter um runtime com bcrypt, suíte de testes, sqlite, suporte a typescript e jsx, websockets e bundler de forma nativa é muito vantajoso. Só de não ter que se preocupar com algumas dessas libs deixarem de ser mantidas já é algo muito bom e principalmente: com pouquíssimas configurações adicionais.

Eu não acho que o Node vai morrer ou algo do tipo, mas o Bun vai dar uma boa revolucionada no mundo Javascript, dessa vez para melhor.