Linguagem R, nuances dessa maravilha
O que é?
A linguagem R é versátil, Open Source e foi desenvolvida por dois pesquisadores do departamento de Estatística da Universidade Auckland, na Nova Zelândia. Ela surgiu a partir da necessidade de um programa que auxiliasse na manipulação, análise e visualização de dados.1
A linguagem está entre as 10 mais usadas, segundo a PYPL PopularitY of Programming – Dezembro de 20222, ou seja, está em 7º, com 3,98% de uso, com variação de -0,1%. Está afrente de outras linguagens até mais populares, tais como: Typescript (2,79%; +1,1%), Swift (2,23%; +0,6%), GO (2,02%; +0,1%).
Essa linguagem originalmente criada para analise estatística, teve sua popularidade ampliada ao longo dos anos. Tem sua base na linguagem S (da antiga AT&T).
R é um ambiente e uma linguagem de programação similar ao S, contudo, é uma implementação distinta do S. Muitos códigos escritos para o S podem ser executados inalterados no R e vice-versa. A implementação comercial de S é S-PLUS.3
Aplicabilidade e Uso
Além amplo uso por Estatísticos o R, vem sendo utilizados por cientistas de dados, uma pequena concorrência ao Python (segundo a PYPL2, 28,34%; -1,0%), mas nada que assole ou ameace a campeã.
A Microsoft inclusive incorporou o R no Visual Studio4 e também no Visual Studio Code5, o que permite maior usabilidade e flexibilidade para quem usas estas ferramentas para desenvolvimento na área de estatística ou análise de dados.
Sintaxe da Linguagem
Segundo o Eco R.6, o software R é uma linguagem interativa, permitindo ao usuário executar um comando por vez e receber o resultado. Para isso, usamos a linha de comando, que tem o sinal “>” quando o R está pronto para receber um comando*.7
A sintaxe é simples e rapidamente o novo usuário aprenderá a lidar com ela. Essa é uma das vantagens do R. A facilidade e o escalonamento de aprendizagem, permite a quem desejar, aprender a linguagem. Outra vantagem é a vasta documentação disponível na rede mundial de computadores. O projeto mantém uma área de Documentação.8
Exemplo de um Script R
dados =c(1,6,3,3,9,3.5,5.2,2.5)
mean(dados)
var(dados)
desvio=sqrt(var(dados))
#Saída de dados no console do R
desvio
Onde consigo o R gratuitamente?
O projeto R Development Core Team Project, mantém um site, onde além da IDE você poderá baixar livremente os pacotes CRAN (pacotes padrão do R).
Gráficos e Mapas
Além do poder para realizar cálculos estatísticos e matemáticos, o R ainda nos brinda com maravilhosos gráficos e mapas. Na minha área de formação, vejo muitos gráficos sendo criados no R e publicados em diversas revistas científicas, aliás está se tornando um padrão ou uma exigência em muitas das revistas científicas, mundo a fora. Aaixo trago alguns poucos exemplos do poder gráfico do R.
Gráfico gerado pelo pacote ggplot(), como tema theme_solarized() e scale_colour_brewer()7.
Legal esse gráfico, muito simples, mas diferente, agora imagine a possibilidade de gerar mapas, dos mais diversos possíveis
IDHM 2013 (ano base 2010) dos Municípios de MS.9
Fonte: Produção de Mapas10
Considerações Finais
O R é realmente uma das linguagens mais fantásticas e interessantes, para se trabalhar dada a escalabilidade de aprendizado e a sua sintaxe bem simples, aliada a ser uma linguagem de interpretação de script, mas nem por isso deixa de ser poderosa.
Enfim, uma linguagem poderosa, que permite ao Estatístico, Ecólogo ou mesmo cientista de dados, realizar cálculos complexos e muito além que se pode imaginar em uma linguagem baseada em script.
Referências
1 Danikelle Saraiva - Linguagem R: o que é, para que usar e por que aprender?.
2 PYPL PopularitY of Programming – Dezembro de 2022.
3 R linguagem de programação.
4 Introducing R Tools for Visual Studio
5 R in Visual Studio Code.
6 Eco R – Using R.
7 Rodrigues, William Costa, 2016. Usando R: Introdução. Estatística na Mão
8 The R Manuals
9 FIGUEIREDO, Adriano Marcos Rodrigues. Mapas em R com geobr. Campo Grande-MS,Brasil: RStudio/Rpubs, 2020
10 Smolski, Felipe Micail da Silva. Capítulo 9. Produção de Mapas.