Como se recupera o amor pela área?
Oi gente!
Darei um contexto, mas minha intenção aqui é fomentar o tema e encontrar pontos de vista/experiências de quem está passando ou já passou por isso. Vamos lá!
Contexto pessoal:
Estou na TI há 15 anos. Já passei em manutenção de hardware, consultoria em redes/servidores até desenvolvimento de software, e atualmente atuo como SRE, com uma excelente remuneração apesar do nível júnior. São 2 anos como SRE, e perdi meu amor no trabalho/TI.
Associo o meu nível júnior (simbolizando minha falta de evolução) com o tema dessa publicação: para evoluir é necessária a dedicação plena, dedicação plena exige vontade/amor, disposição para prioziar e despriorizar coisas importantes como tempo e família.
No primeiro ano como SRE, fiz das tripas coração, estudei, fiz projetos paralelos, dei a cara na empresa, apresentava tudo que é ritual, apresentações de resultados, me envolvia com a gerencia, ajudava todo mundo da equipe ao ponto de, com muito orgulho, ver os 'meus aprendizes' superando o meu conhecimento. Também aprendi muito, entreguei muito.. fazia mentoria particular, 1:1 infinitos, sempre com feedbacks positivos. Porém, nada mudou na minha carreira. Meus mentores ou subiram de cargo a ponto de distanciarmos ou foram desligados.
Sei que o caminho é voltar a estudar, tirar mais certificações, participar mais, abraçar os projetos que trabalho atualmente com mais afinco, porém cada vez mais me sinto sem o amor nas atividades que desenvolvo. Ligar o notebook todo dia, fazer login, tenho me sentido um robô.
Junto a isso, passei a cuidar mais da minha saúde e priorizar a família, pois havia deixado isso de lado quando comecei como SRE, e esse foco fora da carreira me fez bem, o que me motivou mais ainda a colocar a carreira em segundo plano. Não tenho estímulo para sacrificar minhas horas com a família em prol de desenvolver algo que não me da mais vontade.
As vezes penso em recomeçar do 0 em outra área, mas a remuneração e os anos investidos inviabilizam qualquer aventura mais radical.
Eu sei que já tive o 'amor' na área, que eu ainda gosto da TI, não passei a desgostar de TI, mas perdi aquele brilho nos olhos.
A Grande dúvida:
Como recuperar o 'amor' na área?