Concordo: você precisa de uma linguagem de programação mais rápida!
oops, deixa eu explicar! Você pode fazer em C ou Rust e, na hora de rodar seu código, ele vai voar! Porém vc vai levar muito mais tempo pra programar qualquer coisa nessa linguagem e esse é o pulo do gato:
Vc não precisa de uma linguagem que rode mais rápido, mas precisa de uma linguagem que seja rápido de vc programar as coisas.
Eu iniciei na programação com C e C++ e queria otimizar tudo, deixar pra rodar o mais rápido. Mas conseguia fazer pouca coisa. Depois que descobri Python e, posteriormente Ruby, vi que realmente são meio lerdas pra rodar algumas coisas, porém a minha PRODUTIVIDADE aumentou drasticamente.
No mundo web, não faz muita diferença pro usuário uma página que leve 1ms pra carregar e uma que leve 100ms (note: 100x mais rápida). Porém faz muita diferença, pra uma empresa, que a produtividade seja 100x (e até muito menos que isso) melhor por se usar uma linguagem mais produtiva.
Além disso, como vc disse: o gargalo quase nunca é a linguagem, mas sim a qualidade do código, o acesso banco de dados, uso de caching etc