Meu primeiro ano na Realidade Virtual - VR
Introdução
Para eliminar essa ideia completamente equivocada logo de início, é importante destacar que o Metaverso e a Realidade Virtual são coisas distintas. Enquanto o Metaverso pode falhar completamente, a Realidade Virtual pode continuar firme e forte. Meu objetivo aqui é falar especificamente sobre Realidade Virtual.
A Realidade Virtual é a forma mais envolvente de se jogar videogame. Ao longo de mais de 20 anos, eu joguei todos os tipos de jogos em todos os tipos de consoles e computadores possíveis, mas, no final do dia, eu só estava olhando para uma tela de longe. Nunca me senti dentro do jogo como a Realidade Virtual pode proporcionar.
Imagine a cena: um monstro gigante aparece no Resident Evil. Na sua TV, ele é apenas do tamanho da sua mão e está a um metro de distância. Agora, na Realidade Virtual, você precisa olhar para o teto da sua sala para ver apenas a barriga do gigante. As coisas têm tamanho real e você pode perceber a profundidade da cena. Você se sente imerso no jogo, de forma que é apenas você e o jogo.
Vamos responder algumas dúvidas mais comuns:
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E sobre o Metaverso então, ele já falhou?
Na verdade, acontece o contrário: Minecraft, Fortnite e Roblox são exemplos de um sucesso retumbante e são considerados "metaversos". Esses jogos geram lucros muito maiores do que qualquer outro jogo que você possa ter jogado na vida. Além disso, é importante ressaltar que eles não requerem Realidade Virtual, podendo ser acessados por meio de celular, console ou computador. -
A Realidade Virtual é apenas um protótipo caro que oferece experiências limitadas?
Não, a Realidade Virtual é, na verdade, a forma mais imersiva de jogar videogame. É como jogar Gran Turismo com um controle normal em comparação com um volante. A segunda opção, obviamente, é mais imersiva, embora mais cara. A Realidade Virtual é semelhante: ela pode ser mais cara e menos acessível, mas oferece o melhor dos melhores. -
A Realidade Virtual é um sucesso comercial?
O Meta Quest 2 vendeu tanto quanto um console Xbox, e isso é apenas o começo.
Destaques do ano
Cuidando da sua saúde jogando vídeo game
Infelizmente, meu hobby favorito, que é jogar videogame, me deixa mais sedentário. Se eu tivesse um hobby como esportes ou academia, tenho certeza que minha qualidade de vida seria melhor. Apesar de ser um hobby mais divertido, ele não é tão saudável. No entanto, a Realidade Virtual têm uma solução perfeita para isso: o jogo Thrill of the Fight.
O jogo é tão intenso que em apenas cinco minutos seu corpo já não aguenta mais. É como ter um dia pesado na academia, mas ainda mais intenso. Além disso, é um simulador incrível. Um lutador profissional de boxe disse que usa o jogo para treinar, já que você realmente precisa de habilidade. Em jogos de luta que não são de Realidade Virtual, você não movimenta seu braço, está apenas apertando botões.
Além disso, temos jogos como Beat Saber, que é o jogo mais popular de Realidade Virtual e é excelente para queimar calorias. Com esses jogos, jogar videogame pode ser uma maneira divertida e saudável de cuidar da sua saúde.
Outros exemplos: Pistol Whip, Supernatural, FitXR, Holoball e The Climb 2.
Visitando outro mundo
Half-Life: Alyx é, sem dúvida, o melhor jogo de Realidade Virtual já feito. É um jogo totalmente obrigatório, que mostrou a diferença entre imaginar-se em outro mundo - como lendo livros, assistindo filmes ou séries, ou jogando jogos que não são de Realidade Virtual - e realmente estar imerso em outro mundo, pelo menos enganando o cérebro a acreditar nisso.
Se você procura a máxima imersão que a tecnologia pode oferecer e tem dinheiro para investir, não existe nada melhor do que Half-Life: Alyx. Este jogo é o máximo que a humanidade já alcançou em escapismo, permitindo que você escape da realidade e se envolva completamente em outro mundo.
A Realidade Virtual tem o poder de transportar os jogadores para lugares que nunca imaginaram ser possível, oferecendo experiências únicas e emocionantes que vão além do que qualquer outro meio de entretenimento pode oferecer.
Outros exemplos: The Elder Scrolls V: Skyrim VR, No Man's Sky, Moss & Moss 2, Boneworks, Marvel's Iron Man VR, Elite: Dangerous, Vertigo 2 e Resident Evil Village.
Jogando FPS de verdade
Sempre joguei jogos de tiro em primeira pessoa, mas nunca nesses jogos realmente mirei uma arma ou carreguei uma, mirar uma arma é apenas apontar a seta do mouse no ponto da tela, isso é inferior a quando você era criança e fingia que seu cabo de vassoura é um rifle, você realmente nem esta fingindo que esta mirando, e pior pra carregar a arma é apenas um botão, pra jogar a granada é apenas um botão.
No Contractors, cada arma precisa ser carregada de uma forma específica e você precisa saber como fazê-lo corretamente. Ao mirar a arma, você precisa segurá-la com as duas mãos, alinhá-la com a visão, fechar um dos olhos para melhorar a precisão, e apontar na direção desejada. Nada é automático no jogo, e você precisa realizar os movimentos necessários na vida real, tornando a experiência muito mais imersiva e realista. Lançar uma granada, por exemplo, é uma sensação muito mais satisfatória.
Outros exemplos: Onward, Population: One, Sniper Elite VR e Pavlov VR.
Nunca senti tanto medo
A experiência de jogar Phasmophobia em Realidade Virtual foi incrível, mas ao mesmo tempo assustadora. Como um grande fã do gênero de terror, achei que já tinha visto de tudo, mas esse jogo me surpreendeu. Jogando com meus amigos, me peguei gritando de medo e tive que tirar o VR do meu rosto para acalmar meu coração acelerado. Foi tão intenso que precisei fazer uma pausa para me recuperar.
Depois disso qualquer jogo de terror que não seja em Realidade Virtual tenho que me esforçar para não dormir enquanto jogo.
Outros exemplos: The Walking Dead: Saints & Sinners, Resident Evil 7: Biohazard, Resident Evil: Village, Resident Evil 4 VR, Five Nights At Freddy’s VR, The Exorcist: Legion VR e Half-Life: Alyx (Jeff).
Conclusão
Sempre que um jogo tiver suporte nativo para VR ou um modo VR, eu optarei por jogá-lo dessa forma, pois a experiência é muito mais imersiva do que jogar em uma tela plana. Jogos não-VR se tornaram apenas um passatempo menos envolvente e inferior em comparação com a imersão oferecida pela realidade virtual.
Apesar de atualmente ainda jogar mais jogos não-VR, isso se deve em grande parte à disponibilidade de jogos nesse formato, uma vez que o mercado de jogos VR ainda é menor. Mas acredito que, com o tempo, a tecnologia VR evoluirá e se tornará cada vez mais popular, sou muito privilegiado em poder experimentar essa tecnologia enquanto ela ainda não é mainstream.