Executando verificação de segurança...
5

Fui promovido para Sênior a pouco tempo e uma dica valiosa que eu dou em relação a esse assunto é trabalhe e pense como Sênior antes de virar um que é isso que meu lider técnico me informava, que eu já estavam empenhando um papel de Sênior e por isso minha promoção acabou sendo mais simples. Concordo também como o autor do post informou, isso vai variar de empresa pra empresa ou até mesmo de acordo como cada lider de squad dentro da empresa, aqui mesmo tem lider técnico que aplica um certo desafio (prova) para avaliar se a pessoa estará pronta ou não para mudar de cargo.

E esse ponto aqui é 100% verdade Ser um engenheiro sênior é, principalmente, sobre soft skills. não adianta querer alcançar novas posições e não saber se comunicar com seu time, explicar uma situação, simplificar um problema, você realmente precisa aprender a trazer problemas/soluções da melhor maneira possível ou até mesmo como foi informado para poder lidar com outras equipes.

Parabéns pelo artigo!! 👏🏻

Carregando publicação patrocinada...
3

Oi Andre!!

Concordo com a sua do seu LT :) a promoção não vai vir se você faz seu trabalho muito bem como pleno, mas quando você redefine o que é esperado de você e vai além.

Essa questão das soft skills veio de um Staff Eng aqui da minha empresa. Foi quando eu estava discutindo com ele que eu queria me afastar mais do front, e fazer mais trabalho de backend. E perguntei pra ele se isso iria potencialmente atrapalhar na minha promo pra senior.

E o que ele me disse é que tanto faz no que vc programa, já que sênior é principalmente sobre saber se comunicar bem, elevar o seu time e levá-los na direção que vc acha que é correta. Então, tanto faz a linguagem ou a tarefa que você faz, isso é de menos. Porque o que conta mais é a capacidade de pegar problemas difíceis, encontrar soluções e convencer as outras pessoas de que a sua solução é correta.

E, para problemas maiores, a linguagem/stack é um detalhe de implementação. Não vai influenciar muito na arquitetura ou no modelo de comunicação.

Muito obrigado pela contribuição!! Abraços