Executando verificação de segurança...
1

Respondendo a sua última pergunta: sim, acredito que muita gente passa por isso. Você não está sozinho nessa!

Eu passei e ainda passo por isso atualmente. Estou no meu último ano de Engenharia da Computação e volta e meia me deparo com esse sentimento de que passei 5 anos na faculdade e sei muito pouco, mesmo tendo boas notas. Uma coisa que tem me ajudado com isso são alguns projetos pessoais que tenho feito em conjunto com as disciplinas que mais gosto. É algo similar a aprendizagem baseada em projetos.

Vou explicar melhor. Basicamente, consiste em pegar o que você está aprendendo e dar um propósito pra isso. Muitas vezes eu tinha a mesma dificuldade que você citou no segundo ponto por não ver como eu poderia aplicar o que estava vendo em sala de aula. Mas, depois que começava a pensar em algum projeto prático pra esse conhecimento, as aulas ficavam mais interessantes.

Vou dar um exemplo: na minha primeira disciplina de programação, após a aula em que aprendi arrays, eu montei um projetinho bem simples em C que imprimia um tabuleiro de jogo da velha no prompt e permitia jogar em turnos, fornecendo as coordenadas da jogada. Na aula seguinte eu aprendi o básico de como manipular arquivos em C, eu acrescentei um sistema de pontuação, que salvava no nome do jogador que ganhava as partidas. E assim, a cada aula, eu tentava achar um propósito para o conhecimento que estava recebendo nas aulas no meu projetinho. Eu ficava a aula inteira pensando como implementar aquilo e chegava em casa doido pra colocar a mão na massa e implementar.

É claro que muitas vezes eu me deparei com coisas que eu não sabia fazer, mas faz parte correr atrás do conhecimento em fóruns, documentação, videos no youtube, ou até mesmo perguntando ao seu professor (não tenha vergonha de perguntar). A questão é que o projeto me dava motivação pra isso. Ter um propósito para aplicar o que eu aprendia permitiu que eu me concentrasse melhor nas aulas e tivesse a motivação pra correr atrás do conhecimento que precisava, além de fixar muito melhor na minha cabeça o que eu estava aprendendo.

Resumindo e algumas dicas finais: Comece com coisas simples e vá incrementando aos poucos. Procure se divirtir com os desafios. E use o gepeto (ChatGPT) somente quando muito necessário, quebrar a cabeça pensando em algo é bom e faz parte do processo de aprendizado.

Espero ter ajudado! (:

Carregando publicação patrocinada...