Smart Contracts - Um novo paradigma e definiçāo de justiça
Os contratos inteligentes são programas de computador que podem ser executados automaticamente e verificados de forma independente, sem a necessidade de intermediários. Esses contratos são geralmente baseados em blockchain, que é uma tecnologia de registro distribuído que permite a criação de registros imutáveis e seguros.
Geralmente, contratos escritos no mundo real, seguem a lei implementada pelo estado, que podem ser interpretadas de varias formas diferentes, ou ate mesmo, alterada sem aviso previo pelo governo em questao. Ou seja, o estado é a lei.
As leis de um contrato inteligente funcionam de forma parecida com as leis matematicas, onde 1 + 1 = 2, e nāo abre espaço para dupla interpretaçāo, o que é fantástico.
Code is Law
"Code is Law" é uma expressão que se refere à idéia de que os contratos inteligentes são governados pelo código, e não pelas leis tradicionais. Isso significa que, uma vez que um contrato inteligente é criado e implantado em uma blockchain, ele é executado de acordo com as regras estabelecidas no código, e não pode ser modificado ou interrompido por qualquer outra entidade, como um juiz ou governo.
Isso quer dizer que temos um novo paradigma de justiça, onde O CÓDIGO É A LEI!
Exemplificando no mundo real...
Um shopping center precisa contratar pessoas para trabalhar na limpeza. Atravez de um contrato inteligente, o shopping pode deixar valores trancados e gerenciar a contratacao dessas pessoas por meio de um Dapp, e gerenciar a liberaçāo dos pagamentos mediante checkin e checkout diario feito pelos funcionarios na plataforma. Esse pagamento é enviado automaticamente, do contrato, para o funcionario, e os impostos, enviados automaticamente para as entidades competentes. Tudo isso foi pré-programado no contrato, e evita várias entidades terceirizadas, como o contratante e contador por exemplo.
Outra forma mais intensa de resolver um problema no mundo real, seria usar contratos inteligentes para intermediar pagamentos em um pais onde existe muita corrupcao, estorsao, e cobranca injusta de impostos, como na Venezuela e paises Africanos.
O Futuro dos Contratos
Ninguem pode dizer com certeza qual será, mas a tendência é que os contratos tradicionais e os smart contracts co-existam. Mas com certeza fica claro para mim que haverá um aumento de demanda significativo à adoçāo desta tecnologia, por atender de forma global e descentralizada, problemas do mundo real. Sempre vai existir má-fé em ambos os mundos, mas a certeza de que vc esta lendo e assinando um contrato imutavel, com regras pré-determinadas e automatizadas, farão com que os Smart Contracs ganhem cada vez mais espaço na humanidade...
Forte abraço a todos que leram esse artigo até o fim.
Anderson Campolina,
Sigam-me em meu Linkedin!