Executando verificação de segurança...
1

PARTE 2 / 3: Entenda o Bitcoin de uma vez por todas! (Vale a pena ler tudo...)

A quantidade finita de bitcoins não será uma limitação?

O Bitcoin é único, pois apenas 21 milhões de bitcoins serão criados. No entanto, isso nunca será uma limitação porque as transações podem ser denominadas em subunidades menores de um bitcoin, como bits - existem 1.000.000 de bits em 1 bitcoin. Bitcoins podem ser divididos em até 8 casas decimais (0,000 000 01) e unidades potencialmente ainda menores, se isso for necessário no futuro, à medida que o tamanho médio da transação diminui.

O Bitcoin não cairá em uma espiral deflacionária?

A teoria da espiral deflacionária diz que, se os preços caírem, as pessoas farão compras no futuro para se beneficiar dos preços mais baixos. Essa queda na demanda, por sua vez, fará com que os comerciantes reduzam seus preços para tentar estimular a demanda, agravando o problema e levando a uma depressão econômica.

Embora essa teoria seja uma forma popular de justificar a inflação entre os banqueiros centrais, ela nem sempre parece ser verdadeira e é considerada controversa entre os economistas. A eletrônica de consumo é um exemplo de um mercado em que os preços caem constantemente, mas que não está em depressão. Da mesma forma, o valor dos bitcoins aumentou com o tempo e, no entanto, o tamanho da economia Bitcoin também cresceu dramaticamente junto com ele. Como o valor da moeda e o tamanho de sua economia começaram em zero em 2009, o Bitcoin é um contra-exemplo à teoria que mostra que às vezes deve estar errado.

Apesar disso, o Bitcoin não foi projetado para ser uma moeda deflacionária. É mais preciso dizer que o Bitcoin deve inflar nos primeiros anos e se tornar estável nos últimos anos. A única vez que a quantidade de bitcoins em circulação cairá é se as pessoas perderem suas carteiras por descuido ao não fazer backups. Com uma base monetária estável e uma economia estável, o valor da moeda deve permanecer o mesmo.

A especulação e a volatilidade não são um problema para o Bitcoin?

Esta é uma situação do ovo e da galinha. Para que o preço do bitcoin se estabilize, uma economia de grande escala precisa se desenvolver com mais empresas e usuários. Para que uma economia de grande escala se desenvolva, empresas e usuários buscarão estabilidade de preços.

Felizmente, a volatilidade não afeta os principais benefícios do Bitcoin como sistema de pagamento para transferir dinheiro do ponto A para o ponto B. É possível que as empresas convertam os pagamentos em bitcoin para sua moeda local instantaneamente, permitindo-lhes lucrar com as vantagens do Bitcoin sem estar sujeito a flutuações de preços. Como o Bitcoin oferece muitos recursos e propriedades úteis e exclusivos, muitos usuários optam por usar o Bitcoin. Com tais soluções e incentivos, é possível que o Bitcoin amadureça e se desenvolva até um ponto em que a volatilidade dos preços se torne limitada.

E se alguém comprasse todos os bitcoins existentes?

Apenas uma fração dos bitcoins emitidos até o momento são encontrados nos mercados de câmbio para venda. Os mercados de bitcoin são competitivos, o que significa que o preço de um bitcoin aumentará ou diminuirá dependendo da oferta e da demanda. Além disso, novos bitcoins continuarão a ser emitidos nas próximas décadas. Portanto, mesmo o comprador mais determinado não poderia comprar todos os bitcoins existentes. Essa situação não sugere, no entanto, que os mercados não sejam vulneráveis ​​à manipulação de preços; ainda não são necessárias quantias significativas de dinheiro para mover o preço de mercado para cima ou para baixo e, portanto, o Bitcoin continua sendo um ativo volátil até agora.

E se alguém criar uma moeda digital melhor?

Isso pode acontecer. Por enquanto, o Bitcoin continua sendo de longe a moeda virtual descentralizada mais popular, mas não há garantia de que manterá essa posição. Já existe um conjunto de moedas alternativas inspiradas no Bitcoin. No entanto, é provavelmente correto supor que melhorias significativas seriam necessárias para uma nova moeda ultrapassar o Bitcoin em termos de mercado estabelecido, mesmo que isso permaneça imprevisível. O Bitcoin também poderia adotar melhorias de uma moeda concorrente, desde que não altere partes fundamentais do protocolo.

Por que tenho que esperar pela confirmação?

Receber uma notificação de pagamento é quase instantâneo com o Bitcoin. No entanto, há um atraso antes que a rede comece a confirmar sua transação incluindo-a em um bloco. Uma confirmação significa que há um consenso na rede de que os bitcoins que você recebeu não foram enviados para mais ninguém e são considerados sua propriedade. Depois que sua transação for incluída em um bloco, ela continuará enterrada em todos os blocos seguintes, o que consolidará exponencialmente esse consenso e diminuirá o risco de uma transação revertida. Cada confirmação leva entre alguns segundos e 90 minutos, sendo 10 minutos a média. Se a transação pagar uma taxa muito baixa ou for atípica, obter a primeira confirmação pode demorar muito mais.Muitas vezes , 6 confirmações são consideradas tão seguras quanto esperar 6 meses em uma transação com cartão de crédito.

Quanto será a taxa de transação?

As transações podem ser processadas sem taxas, mas tentar enviar transações gratuitas pode exigir dias ou semanas de espera. Embora as taxas possam aumentar com o tempo, as taxas normais atualmente custam apenas uma pequena quantia. Por padrão, todas as carteiras Bitcoin listadas no Bitcoin.org adicionam o que acham ser uma taxa apropriada para suas transações; a maioria dessas carteiras também lhe dará a chance de revisar a taxa antes de enviar a transação.

As taxas de transação são usadas como proteção contra usuários que enviam transações para sobrecarregar a rede e como forma de pagar aos mineradores por seu trabalho ajudando a proteger a rede. A maneira exata como as taxas funcionam ainda está sendo desenvolvida e mudará com o tempo. Como a taxa não está relacionada à quantidade de bitcoins enviados, pode parecer extremamente baixa ou injustamente alta. Em vez disso, a taxa é relativa ao número de bytes na transação, portanto, usar multisig ou gastar vários valores recebidos anteriormente pode custar mais do que transações mais simples. Se a sua atividade seguir o padrão das transações convencionais, você não terá que pagar taxas extraordinariamente altas.

E se eu receber um bitcoin quando meu computador estiver desligado?

Isso funciona bem. Os bitcoins aparecerão na próxima vez que você iniciar seu aplicativo de carteira. Bitcoins não são realmente recebidos pelo software em seu computador, eles são anexados a um registro público que é compartilhado entre todos os dispositivos na rede. Se você receber bitcoins quando seu programa cliente de carteira não estiver em execução e você iniciá-lo posteriormente, ele baixará blocos e acompanhará todas as transações que ainda não conhecia, e os bitcoins eventualmente aparecerão como se tivessem acabado de ser recebidos em reais. Tempo. Sua carteira só é necessária quando você deseja gastar bitcoins.

O que significa "sincronizar" e por que demora tanto?

O longo tempo de sincronização só é necessário com clientes de nó completo, como o Bitcoin Core. Tecnicamente falando, a sincronização é o processo de baixar e verificar todas as transações Bitcoin anteriores na rede. Para alguns clientes Bitcoin calcularem o saldo gastável de sua carteira Bitcoin e fazerem novas transações, ele precisa estar ciente de todas as transações anteriores. Essa etapa pode consumir muitos recursos e requer largura de banda e armazenamento suficientes para acomodar o tamanho total da cadeia de blocos. Para que o Bitcoin permaneça seguro, um número suficiente de pessoas deve continuar usando clientes de nó completo porque eles executam a tarefa de validar e retransmitir transações.

O que é mineração de Bitcoin?

A mineração é o processo de gastar poder de computação para processar transações, proteger a rede e manter todos no sistema sincronizados. Pode ser percebido como o data center do Bitcoin, exceto pelo fato de ter sido projetado para ser totalmente descentralizado, com mineradores operando em todos os países e nenhum indivíduo tendo controle sobre a rede. Este processo é referido como "mineração" como uma analogia à mineração de ouro porque também é um mecanismo temporário usado para emitir novos bitcoins. Ao contrário da mineração de ouro, no entanto, a mineração de Bitcoin oferece uma recompensa em troca de serviços úteis necessários para operar uma rede de pagamento segura. A mineração ainda será necessária após a emissão do último bitcoin.

Como funciona a mineração de Bitcoin?

Qualquer pessoa pode se tornar um minerador de Bitcoin executando software com hardware especializado. O software de mineração escuta as transações transmitidas pela rede peer-to-peer e executa as tarefas apropriadas para processar e confirmar essas transações. Os mineradores de Bitcoin executam esse trabalho porque podem ganhar taxas de transação pagas pelos usuários para processamento de transações mais rápido e bitcoins recém-criados emitidos de acordo com uma fórmula fixa.

Para que novas transações sejam confirmadas, elas precisam ser incluídas em um bloco junto com uma prova matemática de trabalho. Tais provas são muito difíceis de gerar porque não há como criá-las a não ser tentando bilhões de cálculos por segundo. Isso exige que os mineradores realizem esses cálculos antes que seus blocos sejam aceitos pela rede e antes de serem recompensados. À medida que mais pessoas começam a minerar, a dificuldade de encontrar blocos válidos é aumentada automaticamente pela rede para garantir que o tempo médio para encontrar um bloco permaneça igual a 10 minutos. Como resultado, a mineração é um negócio muito competitivo, onde nenhum minerador individual pode controlar o que está incluído na cadeia de blocos.

A prova de trabalho também foi projetada para depender do bloco anterior para forçar uma ordem cronológica na cadeia de blocos. Isso torna exponencialmente difícil reverter transações anteriores porque isso requer o recálculo das provas de trabalho de todos os blocos subsequentes. Quando dois blocos são encontrados ao mesmo tempo, os mineradores trabalham no primeiro bloco que recebem e mudam para a cadeia de blocos mais longa assim que o próximo bloco é encontrado. Isso permite que a mineração proteja e mantenha um consenso global com base no poder de processamento.

Os mineradores de Bitcoin não são capazes de trapacear aumentando sua própria recompensa nem processar transações fraudulentas que possam corromper a rede Bitcoin porque todos os nós Bitcoin rejeitariam qualquer bloco que contenha dados inválidos de acordo com as regras do protocolo Bitcoin. Consequentemente, a rede permanece segura mesmo que nem todos os mineradores de Bitcoin sejam confiáveis.

A mineração de Bitcoin não é um desperdício de energia?

Gastar energia para proteger e operar um sistema de pagamento dificilmente é um desperdício. Como qualquer outro serviço de pagamento, o uso do Bitcoin envolve custos de processamento. Os serviços necessários para o funcionamento dos sistemas monetários atualmente difundidos, como bancos, cartões de crédito e veículos blindados, também consomem muita energia. Embora, ao contrário do Bitcoin, seu consumo total de energia não seja transparente e não possa ser medido com tanta facilidade.

A mineração de Bitcoin foi projetada para se tornar mais otimizada ao longo do tempo, com hardware especializado consumindo menos energia, e os custos operacionais da mineração devem continuar a ser proporcionais à demanda. Quando a mineração de Bitcoin se torna muito competitiva e menos lucrativa, alguns mineradores optam por interromper suas atividades. Além disso, toda a energia gasta na mineração é eventualmente transformada em calor, e os mineradores mais lucrativos serão aqueles que fizerem bom uso desse calor. Uma rede de mineração com eficiência ideal é aquela que não consome nenhuma energia extra. Embora este seja um ideal, a economia da mineração é tal que os mineradores se esforçam individualmente para alcançá-lo.

Como a mineração ajuda a proteger o Bitcoin?

A mineração cria o equivalente a uma loteria competitiva que torna muito difícil para qualquer pessoa adicionar consecutivamente novos blocos de transações à cadeia de blocos. Isso protege a neutralidade da rede, impedindo que qualquer indivíduo obtenha o poder de bloquear determinadas transações. Isso também evita que qualquer indivíduo substitua partes da cadeia de blocos para reverter seus próprios gastos, que podem ser usados para fraudar outros usuários. A mineração torna exponencialmente mais difícil reverter uma transação passada, exigindo a reescrita de todos os blocos após essa transação.

O que preciso para começar a minerar?

Nos primórdios do Bitcoin, qualquer um podia encontrar um novo bloco usando a CPU de seu computador. À medida que mais e mais pessoas começaram a minerar, a dificuldade de encontrar novos blocos aumentou muito a ponto de o único método econômico de mineração hoje ser o uso de hardware especializado. Você pode visitar BitcoinMining.com para mais informações.

Bitcoin é seguro?

A tecnologia Bitcoin - o protocolo e a criptografia - tem um forte histórico de segurança, e a rede Bitcoin é provavelmente o maior projeto de computação distribuída do mundo. A vulnerabilidade mais comum do Bitcoin está no erro do usuário. Os arquivos da carteira Bitcoin que armazenam as chaves privadas necessárias podem ser acidentalmente excluídos, perdidos ou roubados. Isso é bastante semelhante ao dinheiro físico armazenado em um formato digital. Felizmente, os usuários podem empregar boas práticas de segurança para proteger seu dinheiro ou usar provedores de serviços que ofereçam bons níveis de segurança e seguro contra roubo ou perda.

O Bitcoin não foi hackeado no passado?

As regras do protocolo e da criptografia usadas para o Bitcoin ainda estão funcionando anos após sua criação, o que é uma boa indicação de que o conceito está bem desenhado. No entanto, falhas de segurança foram encontradas e corrigidas ao longo do tempo em várias implementações de software. Como qualquer outra forma de software, a segurança do software Bitcoin depende da velocidade com que os problemas são encontrados e corrigidos. Quanto mais esses problemas são descobertos, mais o Bitcoin está ganhando maturidade.

Muitas vezes, há equívocos sobre roubos e violações de segurança que ocorreram em diversas bolsas e negócios. Embora esses eventos sejam infelizes, nenhum deles envolve o próprio Bitcoin sendo hackeado, nem implica em falhas inerentes ao Bitcoin; assim como um assalto a banco não significa que o dólar esteja comprometido. No entanto, é correto dizer que é necessário um conjunto completo de boas práticas e soluções de segurança intuitivas para oferecer aos usuários uma melhor proteção de seu dinheiro e reduzir o risco geral de roubo e perda. Ao longo dos últimos anos, esses recursos de segurança se desenvolveram rapidamente, como criptografia de carteira, carteiras offline, carteiras de hardware e transações com várias assinaturas.

Os usuários poderiam conspirar contra o Bitcoin?

Não é possível alterar o protocolo Bitcoin tão facilmente. Qualquer cliente Bitcoin que não cumpra as mesmas regras não pode impor suas próprias regras a outros usuários. De acordo com a especificação atual, não é possível gastar duas vezes na mesma cadeia de blocos, nem gastar bitcoins sem uma assinatura válida. Portanto, não é possível gerar quantidades descontroladas de bitcoins do nada, gastar fundos de outros usuários, corromper a rede ou algo semelhante.

No entanto, mineradores poderosos podem optar arbitrariamente por bloquear ou reverter transações recentes. A maioria dos usuários também pode pressionar para que algumas mudanças sejam adotadas. Como o Bitcoin só funciona corretamente com um consenso completo entre todos os usuários, alterar o protocolo pode ser muito difícil e requer que a esmagadora maioria dos usuários adote as alterações de forma que os usuários restantes quase não tenham escolha a não ser seguir. Como regra geral, é difícil imaginar por que qualquer usuário de Bitcoin optaria por adotar qualquer alteração que pudesse comprometer seu próprio dinheiro.

O Bitcoin é vulnerável à computação quântica?

Sim, a maioria dos sistemas que dependem de criptografia em geral, incluindo sistemas bancários tradicionais. No entanto, os computadores quânticos ainda não existem e provavelmente não existirão por um tempo. Caso a computação quântica possa ser uma ameaça iminente ao Bitcoin, o protocolo pode ser atualizado para usar algoritmos pós-quânticos. Dada a importância que essa atualização teria, pode-se esperar com segurança que ela seja altamente revisada pelos desenvolvedores e adotada por todos os usuários do Bitcoin.

Carregando publicação patrocinada...