Executando verificação de segurança...
0

PARTE 1 / 3: Entenda o Bitcoin de uma vez por todas! (Vale a pena ler tudo...)

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma rede de consenso que permite um novo sistema de pagamento e um dinheiro totalmente digital. É a primeira rede de pagamento ponto a ponto descentralizada que é alimentada por seus usuários sem autoridade central ou intermediários. Do ponto de vista do usuário, o Bitcoin é muito parecido com dinheiro para a Internet. Bitcoin também pode ser visto como o mais proeminente sistema de contabilidade de entrada tripla existente.

Quem criou o Bitcoin?

Bitcoin é a primeira implementação de um conceito chamado "criptomoeda", que foi descrito pela primeira vez em 1998 por Wei Dai na lista de discussão cypherpunks, sugerindo a ideia de uma nova forma de dinheiro que usa criptografia para controlar sua criação e transações, ao invés de um Autoridade central. A primeira especificação e prova de conceito do Bitcoin foi publicada em 2009 em uma lista de discussão de criptografia por Satoshi Nakamoto. Satoshi deixou o projeto no final de 2010 sem revelar muito sobre si mesmo. Desde então, a comunidade cresceu exponencialmente com muitos desenvolvedores trabalhando no Bitcoin.

O anonimato de Satoshi muitas vezes levantava preocupações injustificadas, muitas das quais estão ligadas ao mal-entendido sobre a natureza de código aberto do Bitcoin. O protocolo e software Bitcoin são publicados abertamente e qualquer desenvolvedor em todo o mundo pode revisar o código ou fazer sua própria versão modificada do software Bitcoin. Assim como os desenvolvedores atuais, a influência de Satoshi se limitava às mudanças que ele fazia sendo adotadas por outros e, portanto, ele não controlava o Bitcoin. Como tal, a identidade do inventor do Bitcoin é provavelmente tão relevante hoje quanto a identidade da pessoa que inventou o papel.

Quem controla a rede Bitcoin?

Ninguém é dono da rede Bitcoin, assim como ninguém é dono da tecnologia por trás do e-mail. Bitcoin é controlado por todos os usuários Bitcoin em todo o mundo. Enquanto os desenvolvedores estão melhorando o software, eles não podem forçar uma mudança no protocolo Bitcoin porque todos os usuários são livres para escolher qual software e versão usar. Para permanecerem compatíveis entre si, todos os usuários precisam usar um software que cumpra as mesmas regras. Bitcoin só pode funcionar corretamente com um consenso completo entre todos os usuários. Portanto, todos os usuários e desenvolvedores têm um forte incentivo para proteger esse consenso.

Como funciona o bitcoin?

Do ponto de vista do usuário, o Bitcoin nada mais é do que um aplicativo móvel ou programa de computador que fornece uma carteira Bitcoin pessoal e permite ao usuário enviar e receber bitcoins com eles. É assim que o Bitcoin funciona para a maioria dos usuários.

Nos bastidores, a rede Bitcoin está compartilhando um livro-razão público chamado de "cadeia de blocos". Este registro contém todas as transações já processadas, permitindo que o computador do usuário verifique a validade de cada transação. A autenticidade de cada transação é protegida por assinaturas digitais correspondentes aos endereços de envio, permitindo que todos os usuários tenham controle total sobre o envio de bitcoins de seus próprios endereços Bitcoin. Além disso, qualquer pessoa pode processar transações usando o poder de computação de hardware especializado e ganhar uma recompensa em bitcoins por esse serviço. Isso geralmente é chamado de "mineração". Para saber mais sobre o Bitcoin, você pode consultar a página dedicada e o artigo original .

Bitcoin é realmente usado por pessoas?

Sim. Há um número crescente de empresas e indivíduos usando Bitcoin. Isso inclui empresas físicas, como restaurantes, apartamentos e escritórios de advocacia, bem como serviços online populares, como Namecheap e Overstock.com. Embora o Bitcoin continue sendo um fenômeno relativamente novo, ele está crescendo rapidamente. Em maio de 2018, o valor total de todos os bitcoins existentes ultrapassou 100 bilhões de dólares americanos, com milhões de dólares em bitcoins trocados diariamente.

Como alguém adquire bitcoins?

  1. Como pagamento por bens ou serviços.
  2. Compre bitcoins em uma troca de Bitcoin .
  3. Troque bitcoins com alguém perto de você .
  4. Ganhe bitcoins através da mineração competitiva .

Embora seja possível encontrar indivíduos que desejam vender bitcoins em troca de um cartão de crédito ou pagamento do PayPal, a maioria das trocas não permite o financiamento por meio desses métodos de pagamento. Isso ocorre devido a casos em que alguém compra bitcoins com o PayPal e depois reverte sua metade da transação. Isso é comumente chamado de chargeback.

Quão difícil é fazer um pagamento Bitcoin?

Os pagamentos em Bitcoin são mais fáceis de fazer do que as compras com cartão de crédito ou débito e podem ser recebidos sem uma conta de comerciante. Os pagamentos são feitos a partir de um aplicativo de carteira, no seu computador ou smartphone, inserindo o endereço do destinatário, o valor do pagamento e pressionando enviar. Para facilitar a inserção do endereço de um destinatário, muitas carteiras podem obter o endereço digitalizando um código QR ou tocando em dois telefones juntos com a tecnologia NFC.

Quais são as vantagens do Bitcoin?

  • Liberdade de pagamento - É possível enviar e receber bitcoins em qualquer lugar do mundo a qualquer hora. Sem feriados. Sem Fronteiras. Sem burocracia. Bitcoin permite que seus usuários tenham controle total de seu dinheiro.
  • Escolha suas próprias taxas - Não há taxa para receber bitcoins, e muitas carteiras permitem que você controle o valor da taxa a pagar ao gastar. Taxas mais altas podem encorajar uma confirmação mais rápida de suas transações. As taxas não estão relacionadas ao valor transferido, então é possível enviar 100.000 bitcoins pela mesma taxa que custa enviar 1 bitcoin. Além disso, existem processadores comerciais para auxiliar os comerciantes no processamento de transações, convertendo bitcoins em moeda fiduciária e depositando fundos diretamente nas contas bancárias dos comerciantes diariamente. Como esses serviços são baseados em Bitcoin, eles podem ser oferecidos por taxas muito mais baixas do que com PayPal ou redes de cartão de crédito.
  • Menos riscos para os comerciantes - as transações de Bitcoin são seguras, irreversíveis e não contêm informações confidenciais ou pessoais dos clientes. Isso protege os comerciantes de perdas causadas por fraude ou estornos fraudulentos, e não há necessidade de conformidade com o PCI. Os comerciantes podem facilmente expandir para novos mercados onde os cartões de crédito não estão disponíveis ou as taxas de fraude são inaceitavelmente altas. Os resultados líquidos são taxas mais baixas, mercados maiores e menos custos administrativos.
  • Segurança e controle - Os usuários de Bitcoin têm total controle de suas transações; é impossível para os comerciantes forçar cobranças indesejadas ou despercebidas, como pode acontecer com outros métodos de pagamento. Os pagamentos em Bitcoin podem ser feitos sem informações pessoais vinculadas à transação. Isso oferece forte proteção contra roubo de identidade. Os usuários de Bitcoin também podem proteger seu dinheiro com backup e criptografia.
  • Transparente e neutro - Todas as informações sobre o próprio suprimento de dinheiro do Bitcoin estão prontamente disponíveis na cadeia de blocos para qualquer pessoa verificar e usar em tempo real. Nenhum indivíduo ou organização pode controlar ou manipular o protocolo Bitcoin porque é criptograficamente seguro. Isso permite que o núcleo do Bitcoin seja confiável por ser completamente neutro, transparente e previsível.

Quais são as desvantagens do Bitcoin?

  • Grau de aceitação - Muitas pessoas ainda desconhecem o Bitcoin. Todos os dias, mais empresas aceitam bitcoins porque querem as vantagens de fazê-lo, mas a lista continua pequena e ainda precisa crescer para se beneficiar dos efeitos de rede .
  • Volatilidade - O valor total de bitcoins em circulação e o número de empresas que usam Bitcoin ainda são muito pequenos em comparação com o que poderiam ser. Portanto, eventos, negociações ou atividades comerciais relativamente pequenas podem afetar significativamente o preço. Em teoria, essa volatilidade diminuirá à medida que os mercados de Bitcoin e a tecnologia amadurecerem. Nunca antes o mundo viu uma moeda de start-up, por isso é realmente difícil (e emocionante) imaginar como isso vai acontecer.
  • Desenvolvimento contínuo - o software Bitcoin ainda está em versão beta com muitos recursos incompletos em desenvolvimento ativo. Novas ferramentas, recursos e serviços estão sendo desenvolvidos para tornar o Bitcoin mais seguro e acessível às massas. Alguns deles ainda não estão prontos para todos. A maioria dos negócios Bitcoin é nova e ainda não oferece seguro. Em geral, o Bitcoin ainda está em processo de amadurecimento.
  • Por que as pessoas confiam no Bitcoin?
  • Grande parte da confiança no Bitcoin vem do fato de que não requer confiança alguma. O Bitcoin é totalmente de código aberto e descentralizado. Isso significa que qualquer pessoa tem acesso a todo o código-fonte a qualquer momento. Qualquer desenvolvedor no mundo pode, portanto, verificar exatamente como o Bitcoin funciona. Todas as transações e bitcoins emitidos podem ser consultados de forma transparente em tempo real por qualquer pessoa. Todos os pagamentos podem ser feitos sem depender de terceiros e todo o sistema é protegido por algoritmos criptográficos altamente revisados ​​por pares, como os usados para serviços bancários online. Nenhuma organização ou indivíduo pode controlar o Bitcoin, e a rede permanece segura mesmo que nem todos os seus usuários sejam confiáveis.

Posso ganhar dinheiro com Bitcoin?

Você nunca deve esperar ficar rico com Bitcoin ou qualquer tecnologia emergente. É sempre importante ter cuidado com qualquer coisa que pareça boa demais para ser verdade ou que desobedeça as regras econômicas básicas.

Bitcoin é um espaço crescente de inovação e há oportunidades de negócios que também incluem riscos. Não há garantia de que o Bitcoin continuará a crescer, embora tenha se desenvolvido em um ritmo muito rápido até agora. Investir tempo e recursos em qualquer coisa relacionada ao Bitcoin requer empreendedorismo. Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com Bitcoin, como mineração, especulação ou administração de novos negócios. Todos esses métodos são competitivos e não há garantia de lucro. Cabe a cada um fazer uma avaliação adequada dos custos e dos riscos envolvidos em qualquer projeto desse tipo.

Bitcoin é totalmente virtual e imaterial?

O Bitcoin é tão virtual quanto os cartões de crédito e as redes bancárias online que as pessoas usam todos os dias. Bitcoin pode ser usado para pagar online e em lojas físicas como qualquer outra forma de dinheiro. Bitcoins também podem ser trocados em forma física, como as moedas Denarium , mas pagar com um telefone celular geralmente é mais conveniente. Os saldos de Bitcoin são armazenados em uma grande rede distribuída e não podem ser alterados de forma fraudulenta por ninguém. Em outras palavras, os usuários do Bitcoin têm controle exclusivo sobre seus fundos e os bitcoins não podem desaparecer apenas porque são virtuais.

Bitcoin é anônimo?

O Bitcoin foi projetado para permitir que seus usuários enviem e recebam pagamentos com um nível aceitável de privacidade, bem como qualquer outra forma de dinheiro. No entanto, o Bitcoin não é anônimo e não pode oferecer o mesmo nível de privacidade que o dinheiro. O uso de Bitcoin deixa extensos registros públicos. Existem vários mecanismos para proteger a privacidade dos usuários e outros estão em desenvolvimento. No entanto, ainda há trabalho a ser feito antes que esses recursos sejam usados ​​corretamente pela maioria dos usuários do Bitcoin.

Algumas preocupações foram levantadas de que transações privadas poderiam ser usadas para fins ilegais com o Bitcoin. No entanto, vale a pena notar que o Bitcoin, sem dúvida, estará sujeito a regulamentações semelhantes que já existem nos sistemas financeiros existentes. Bitcoin não pode ser mais anônimo do que dinheiro e não é provável que impeça a realização de investigações criminais. Além disso, o Bitcoin também foi projetado para evitar uma grande variedade de crimes financeiros.

O que acontece quando os bitcoins são perdidos?

Quando um usuário perde sua carteira, isso tem o efeito de retirar dinheiro de circulação. Os bitcoins perdidos ainda permanecem na cadeia de blocos como qualquer outro bitcoin. No entanto, os bitcoins perdidos permanecem inativos para sempre porque não há como alguém encontrar a(s) chave(s) privada(s) que permitiria que eles fossem gastos novamente. Por causa da lei da oferta e da demanda, quando menos bitcoins estiverem disponíveis, os que sobrarem terão maior demanda e aumentarão de valor para compensar.

O Bitcoin pode escalar para se tornar uma grande rede de pagamento?

A rede Bitcoin já pode processar um número muito maior de transações por segundo do que hoje. No entanto, não está totalmente pronto para escalar ao nível das principais redes de cartões de crédito. O trabalho está em andamento para eliminar as limitações atuais e os requisitos futuros são bem conhecidos. Desde o início, todos os aspectos da rede Bitcoin estão em um processo contínuo de maturação, otimização e especialização, e deve-se esperar que continue assim por alguns anos. À medida que o tráfego cresce, mais usuários de Bitcoin podem usar clientes leves e nós de rede completos podem se tornar um serviço mais especializado. Para obter mais detalhes, consulte a página Escalabilidade no Wiki.

Jurídico

Bitcoin é legal?
Até onde sabemos, o Bitcoin não foi considerado ilegal pela legislação na maioria das jurisdições. No entanto, algumas jurisdições (como Argentina e Rússia) restringem ou proíbem severamente moedas estrangeiras. Outras jurisdições (como a Tailândia) podem limitar o licenciamento de certas entidades, como bolsas de Bitcoin.

Reguladores de várias jurisdições estão tomando medidas para fornecer aos indivíduos e empresas regras sobre como integrar essa nova tecnologia ao sistema financeiro formal e regulamentado. Por exemplo, a Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), uma agência do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, emitiu orientações não vinculativas sobre como caracteriza certas atividades envolvendo moedas virtuais.

O Bitcoin é útil para atividades ilegais?

Bitcoin é dinheiro, e o dinheiro sempre foi usado para fins legais e ilegais. Dinheiro, cartões de crédito e sistemas bancários atuais superam amplamente o Bitcoin em termos de uso para financiar o crime. O Bitcoin pode trazer inovações significativas em sistemas de pagamento e os benefícios de tal inovação são frequentemente considerados muito além de suas possíveis desvantagens.

O Bitcoin foi projetado para ser um grande passo para tornar o dinheiro mais seguro e também pode atuar como uma proteção significativa contra muitas formas de crime financeiro. Por exemplo, bitcoins são completamente impossíveis de falsificar. Os usuários têm controle total de seus pagamentos e não podem receber cobranças não aprovadas, como fraudes de cartão de crédito. As transações de Bitcoin são irreversíveis e imunes a estornos fraudulentos. O Bitcoin permite que o dinheiro seja protegido contra roubo e perda usando mecanismos muito fortes e úteis, como backups, criptografia e assinaturas múltiplas.

Algumas preocupações foram levantadas de que o Bitcoin poderia ser mais atraente para os criminosos porque pode ser usado para fazer pagamentos privados e irreversíveis. No entanto, esses recursos já existem com dinheiro e transferência eletrônica, que são amplamente utilizados e bem estabelecidos. O uso do Bitcoin, sem dúvida, estará sujeito a regulamentos semelhantes que já estão em vigor nos sistemas financeiros existentes, e o Bitcoin provavelmente não impedirá a realização de investigações criminais. Em geral, é comum que descobertas importantes sejam percebidas como controversas antes que seus benefícios sejam bem compreendidos. A Internet é um bom exemplo entre muitos outros para ilustrar isso.

O Bitcoin pode ser regulamentado?

O próprio protocolo Bitcoin não pode ser modificado sem a cooperação de quase todos os seus usuários, que escolhem o software que usam. Tentar atribuir direitos especiais a uma autoridade local nas regras da rede global Bitcoin não é uma possibilidade prática. Qualquer organização rica poderia optar por investir em hardware de mineração para controlar metade do poder de computação da rede e tornar-se capaz de bloquear ou reverter transações recentes. No entanto, não há garantia de que eles possam manter esse poder, pois isso exige investir tanto quanto todos os outros mineradores do mundo.

No entanto, é possível regular o uso do Bitcoin de maneira semelhante a qualquer outro instrumento. Assim como o dólar, o Bitcoin pode ser usado para uma ampla variedade de propósitos, alguns dos quais podem ser considerados legítimos ou não de acordo com as leis de cada jurisdição. Nesse sentido, o Bitcoin não é diferente de qualquer outra ferramenta ou recurso e pode estar sujeito a diferentes regulamentações em cada país. O uso do Bitcoin também pode ser dificultado por regulamentações restritivas, caso em que é difícil determinar qual porcentagem de usuários continuaria usando a tecnologia. Um governo que opte por banir o Bitcoin impediria o desenvolvimento de negócios e mercados domésticos, transferindo a inovação para outros países. O desafio para os reguladores, como sempre, é desenvolver soluções eficientes sem prejudicar o crescimento de novos mercados e negócios emergentes.

E quanto ao Bitcoin e impostos?

O Bitcoin não é uma moeda fiduciária com curso legal em qualquer jurisdição, mas muitas vezes a responsabilidade fiscal se acumula independentemente do meio usado. Existe uma grande variedade de legislações em muitas jurisdições diferentes que podem causar receita, vendas, folha de pagamento, ganhos de capital ou alguma outra forma de responsabilidade fiscal com o Bitcoin.

E o Bitcoin e a proteção ao consumidor?

Bitcoin está liberando as pessoas para fazer transações em seus próprios termos. Cada usuário pode enviar e receber pagamentos de forma semelhante ao dinheiro, mas também pode participar de contratos mais complexos. Assinaturas múltiplas permitem que uma transação seja aceita pela rede apenas se um certo número de um grupo definido de pessoas concordar em assinar a transação. Isso permite que serviços inovadores de mediação de disputas sejam desenvolvidos no futuro. Esses serviços podem permitir que um terceiro aprove ou rejeite uma transação em caso de desacordo entre as outras partes sem ter controle sobre seu dinheiro. Ao contrário de dinheiro e outros métodos de pagamento, o Bitcoin sempre deixa uma prova pública de que uma transação ocorreu, o que pode ser usado em um recurso contra empresas com práticas fraudulentas.

Também é importante notar que, embora os comerciantes geralmente dependam de sua reputação pública para permanecer no negócio e pagar seus funcionários, eles não têm acesso ao mesmo nível de informação ao lidar com novos consumidores. A maneira como o Bitcoin funciona permite que indivíduos e empresas sejam protegidos contra estornos fraudulentos, ao mesmo tempo em que oferece ao consumidor a opção de solicitar mais proteção quando não estiver disposto a confiar em um determinado comerciante.

Carregando publicação patrocinada...